segunda-feira, 13 de abril de 2020

Reflexão sobre a finitude da vida: tudo passa...



Hoje recebi a notícia da morte do pai de amigo meu; Sartre disse que a morte revela o absurdo da vida; então me lembrei das pessoas que já perdi: pais, irmãos, amigos, amores...e fiz esta "poesia" para suportar a dor da perda e celebrar o amor dos que ainda caminham comigo:

O rio nunca é o mesmo ou Para Heráclito

"O tempo passa, a vida passa, tudo passa!
Sou passageiro sem passagem de um mundo efêmero
Que sempre passa sem parar:
Passam  as horas, os dias, os meses, os anos...
Passam os segundos...
Os que pensam que ficam pra sempre
Iludem-se na dança do tempo que não para de passar.
Até o amor passa,
Pois se imaginando eterno,
Acaba passando pela eternidade que nunca passou,
Já que é eterna passagem.
O rio nunca é o mesmo
A passar por debaixo da ponte,
Que também passará!
Por onde passamos todos os dias
E anos passados apressados ou sem pressa.
Passaremos todos, negros e brancos,
Mulheres e homens, pobres e ricos;
Só algo nunca passará, já que nunca passou:
O silêncio do nada
E o compromisso da luta de quem amou!"

Ofereço a todos os que caminham ao meu lado, me suportam e até me amam! Feliz  ano novo de velhas e renovadas lutas!

São Paulo, dezembro/2015.
Chico Gretter

Um comentário: