sábado, 11 de abril de 2020

Os deputados do PSOL que votaram na PEC

Orçamento de Guerra.

Guerra contra quem?


A PEC 10/2020, também chamada de PEC do Orçamento de Guerra, elaborada e apresentada pelo Rodrigo Maia, foi aprovada em regime de urgência na sexta feira (3), com apenas 5h10min de discussão. Foram 505 votos a favor e apenas 2 votos contra no primeiro turno.

Já no segundo turno, teve 423 votos a favor e 1 contra. Com algumas ausências e abstenções.

Como essa votação  ocorreu em plenário virtual não cabe veto do presidente da República. Ou seja e uma medida parlamentar, como ocorre em países com regime parlamentarista.

E também não precisa passar pelas comissões , principalmente na comissão de justiça para vê se e constiticional ou não. Também não foi feito estudos e os debates. 

Os deputados podem votar sem esclarecimentos. Podendo ser votado e aprovado nesse caso com o argumento que a PEC injeta mais recursos na economia .
Alguns deputados votaram sem perceber que esses recursos irá ficar com os bancos privados . 

Essa PEC permite que o Banco Central compre Títulos de crédito de empresas privadas que se encontram em dificuldades financeiras, usando os bancos privados como os  intermediários para realizarem está fraudulenta operação e legitimada por um projeto de emenda constitucional.

Os bancos privados negociarao esses títulos de crédito, (títulos podres), com empresas privadas que estejam dificuldades, por um valor muito baixo, em seguida revende esses títulos para o BC por um valor muito maior.
O dinheiro do BC acaba ficando com o banco privado e não chegara a empresa com a tal dificuldade. Acaba fechando e não garantindo os empregos.
Essa operação é ilegal e corrupta, porque transfere  recursos públicos para a banca privada. Essa operação, tambem atende pelo nome de Balcão de negocio. Sendo feita por telefone entre BC e o banco privado, sem nenhuma fiscalização e  supervisão. Os operadores do BC e do banco privado, ficam a vontade para conseguirem valores elevados para esses títulos.

Segundo a economista Maria Lúcia Fatorelli, existem trilhões de Reais de Títulos de crédito podres, emitidos por empresas em dificuldade que seriam resgatados pelo BC com recursos do Tesouro, que acabarão indo para os bancos privados.
Com essa engenharia financeira corrupta e amparada por está PEC chamada de orçamento de guerra, o BC estatiza os prejuizos dos bancos privados, através da compra destes titulos podres em poder da banca privada.  em vez de estatizar o banco inteiro ou passar a ser acionista destes bancos. 

Operação como está deixara o estado brasileiro com muita dificuldade para investimentos, principalmente nos serviços públicos, ficando com poucos recursos, sendo que o orcamento de 2021 serao ainda muito menores.

Será muito  provável que política econômica como essa operação, entre o banco central e banco privado,  os funcionários públicos terão muita dificuldade para receber seus vencimentos o ano que vem.

Ou ainda se receberem verão seus salários diminuídos por outra PEC, a186 que está tramitando no congresso.
A PEC 10/2020, como já mencionado anteriormente, foi  elaborada pelo presidente da câmara Rodrigo Maia.

Estranho foi constatar que as lideranças de todos os partidos da pseudo esquerda e daqueles que se acham progressistas orientar seus parlamentares para votarem nessa PEC, que a economista Maria Lúcia Fatorelli chamou de aberração.
Os economistas, os entendidos que se consideram de esquerda e progressistas devem cobrar de suas bancadas sobre os seus votos nesta PEC absurda. E exigir  reflexão de seus senadores para que possa debater melhor essa PEC e consiga reverter ou amenizar os prejuízos quando for para votação no senado.

Pelo comportamento da esquerda liberal, que vem tendo no congresso. Inclusive votando no Rodrigo Maia (que foi autor desta PEC) para presidente da Câmera, as bancadas do PT, PCdoB, PDT e PSB, não surpreendem todos seus votos para aprovar essa PEC.

Agora a bancada do PSOL acompanhar os partidos desta pseudo esquerda liberal foi muito grave.

Claro que temos que reconhecer que a Deputada Áurea Carolina (MG) está de licença maternidade e o Deputado Glauber Braga RJ, que até aqui tem tido atuacoes brilhante, votou corretamente contra essa PEC .

Mas a base e militância do PSOL, que não pauta os debates baseados no senso comum precisam cobrar para que os deputados e deputadas a tenham um melhores  entendimentos sobre a matérias como essa que venha tramitar no congresso, e não tenham comportamentos como esses que tiveram, em relação a essa transferência de recursos públicos para o setor financeiro privado, como foi está PEC proposta pelo presidente do congresso e aprovada.

Aqui estão os deputados e deputadas do PSOL que votaram a favor dessa PEC que só beneficia banqueiros. E que seus eleitores precisam cobrar deles e delas de forma muito dura. Os deputados do PSOL que votaram na PEC que transfere recursos público para o privados foram: 
Ivan Valente (SP), Sâmia Bonfim SP, Luiza Erundina SP Edmilson Rodrigues PA, Marcelo Freixo RJ  David Miranda RJ, Taliria Perrone RJ e Fernanda Melchionna RS.

Esses deputados terão que explicar para suas bases, que não se pauta um debate através do senso comum nesse momento de gravidade e desespero do povo brasileiro, que passa por essa pandemia.

O PSOL foi criado para superar os partidos que se colocaram a favor do modelo primário exportador financista, como foi o caso do PT e seus aliados.
Quando esses Deputados e partidos de esquerda liberal, que ficam somente pautando o debates em questões identitárias ,  saírem em defesa de serviços públicos, entrarão em grande contradição entre seus discursos e seus votos na câmera.

Quando Maria Lúcia Fatorelli faz um debate inclusive para alguns Deputados que votaram a favor dessa PEC, está pregando no deserto, já que ela sempre quer esclarecer os deputados e sua base de forma técnica, mas parece que esses Deputados preferem não fazer um trabalho mais crítico na sua base, assim eles podem votar com mais tranquilidade matérias a favor do sistema financeiro, como ocorreu nessa PEC.

Esse comportamento mostra que esses Deputados poderão fazer parte de uma futura aliança entre partidos de pseudo esquerda e os partidos que representam sistema financeiro.

O que é desesperador para alguns militantes que ainda conseguem fazer uma análise crítica.

Como essa PEC foi proposta por Rodrigo Maia, que até agradeceu os partidos de oposição pelos votos, isso mostra total incapacidade do governo Bolsonaro de elaborar, implementar e articular projetos  no congresso e até mesmo executar orçamento, coisa que o Primeiro Ministro Maia já faz através do orçamento impositivo.

Resta apenas a Bolsonaro o papel de figura decorativa, encarnando o personagem inimigo da militância e dos partidos de pseudo esquerda.

Por isso o Maia não encaminha a saída de Bolsonaro, pois vouele governa como primeiro ministro com a oposição e o miliciano recebe as críticas.

Autores : Altair Lourenço e João torricilas

3 comentários:

  1. Precisamos debater no partido posições como está que tomaram os parlamentares perante essa PEC 10 que possibilita transferência de recursos públicos para a banca privada
    Os militantes precisam voltar mais para a análise geopolítica e macroeconômica para entremos o aprofundamento da dependência rumo ao fechamento do ciclo da recolonização . Projeto político primário Exportador que não cabe política voltada para saúde, educação e todos os serviços públicos. Estado sem papel para organizar o sistema produtivo, desenvolvimento e soberania brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Se esses deputados que votaram numa mudança constitucional que passa 1,3tri do tesouro nacional para bancos privados, não forem expulsos o PSOL vai se tornar apenas mais um partido que faz discurso de esquerda mas tem prática de direita, como PT, PCfoB, PDT, PSB...
    Assim não teria razão de existir!!!

    ResponderExcluir