domingo, 26 de abril de 2020

O Brasil poderá ser um imenso Portugal?



Uma homenagem à Revolução dos Cravos – Portugal – 1974

              Em 25 de abril de 1974 as forças progressistas portuguesas se aliaram às forças armadas e derrubam a ditadura salazarista fascista que tinha imposto seu jogo por mais de 40 anos ao povo português. Portugal era o país mais pobre da Europa ocidental e de lá para cá veio superando seu atraso, a pobreza de seu povo, negando sempre a volta ao autoritarismo, e de lá para cá Portugal evoluiu econômica e socialmente, hoje praticamente não há pobreza por lá, é um dos países mais estáveis da Europa, e seus governos se alternaram entre o socialismo democrático e a socialdemocracia, sem golpes, com liberdade e com distribuição de renda!
              Chico Buarque, na canção composta por ele e Ruy Guerra – Fado tropical - canta a esperança que os brasileiros aprendam com os portugueses e, assim, o BRASIL se torne um IMENSO PORTUGAL. Que assim seja, sem volta ao passado!
              O futuro está à frente e nosso país é um dos mais ricos em recursos naturais e humanos do mundo e somos a oitava economia do mundo (chegamos a ser a sexta há dez anos...). Certamente com o nosso povo lindo, mestiço, multiétnico, nossa cultura rica e multifacetada, plural, maravilhosa, com certeza chegaremos a ser também um "imenso Portugal", que já foi um dos maiores impérios coloniais do mundo nos séculos XVI-XVII, sendo um dos menores países da Europa, o Brasil chegará a ser uma das cinco potências mundiais até a metade do século XXI.
              Mas para isso precisamos resolver alguns probleminhas básicos:
              1) O problema político: não podemos mais aceitar soluções autoritárias, ditatoriais, mas devemos fortalecer a DEMOCRACIA, e isto só se consegue com a participação democrática do povo; não há "salvadores da Pátria", não há os "verde-amarelos" de um lado e os "vermelhos do outro"; somos todos brasileiros e ninguém aqui quer transformar o Brasil em outro país, isto é uma grande "fake news"! Muitos usam isso para continuar mantendo a divisão de classe e a miséria do povo simples, empobrecido, alienado, enganado e explorado! Mas há grupos poderosos, econômicos e da grande mídia, que investem na negação da Política; sabe aquela frase batida e repetida um milhão de vezes: “Todo político é a mesma coisa”; “Sempre foi assim, nunca vai mudar”; “Só a Justiça divina...”??? Os velhos politiqueiros, as elites do atraso e os corruptos, os grandes ladrões como banqueiros e as máfias de grupos econômicos, para todos eles afastar o povo da Política é muito bom...prá eles, né?
              2) O problema da concentração de renda que é escandalosa, sendo o Brasil o segundo país com maior concentração de riquezas do mundo; é isto mesmo: O BRASIL É O SEGUNDO PAÍS COM MAIOR CONCENTRAÇÃO DE RENDA DO MUNDO, por isso mesmo mais de SESSENTA MILHÕES de brasileiros estão na miséria, (sobre) vivendo com menos de R$400,00! É um absurdo, é intolerável essa desigualdade infame! Os 5% mais ricos tem mais do que 50% das riquezas do país. Isso é inaceitável, temos de resolver isso, caso contrário nunca sairemos das sucessivas crises sócio-econômico-políticas!
              Como é possível aceitar que um país com tantas coisas para serem feitas no saneamento, na educação, na tecnologia, na saúde, na segurança, na infraestrutura, etc., possa ter mais de treze milhões de desempregados formais e mais de quarenta milhões no subemprego, no "empreendedorismo" distorcido, uma criminosa farsa? Isso também é inaceitável!
              3) O problema da educação: Ah, a educação, a sempre repetida questão e defendida por todos, inclusive a maioria hipócrita, ou aquelas empresas nacionais e multinacionais que são como abutres ou hienas (desculpem a minhas queridas hienas, pois no clã delas, quem manda é a fêmea Alfa...) sempre à espreita para se banquetear com o grande mercado da educação pública...
              Não me venham com as soluções neoliberais ligada ao "deus-mercado"; preparar para o mundo do trabalho, tudo bem, educação tecnológica, tudo bem! Mas não me venham com esse neotecnicismo barato, com o EAD mal estruturado e explicado, que pretende reduzir a educação à formação de mão de obra aligeirada para as empresas, o que jamais resolverá o problema da formação de profissionais especializados, mas também cidadãos conscientes e participativos que são fundamentais para resolver o problema da participação democrática na vida política.
              Não podemos negar a POLÍTICA e entregá-las aos "técnicos" e às confissões religiosas ou à moral familiar (importantes, mas...), muito menos aos militares; como sempre digo, nosso modelo deve ser Atenas e não Esparta! Olhem a História Antiga: quem ficou na História? A tentação autoritária está sempre presente, pois ela oferece uma solução mágica e irresponsável dos problemas que não se resolvem apenas com passeatas embandeiradas e coloridas, sejam de vermelho ou verde-amarelo. A Democracia não tem uma cor, ela tem TODAS AS CORES, metaforicamente, ela é um arco-íris, mas sem pote de ouro nas suas extremidades.
              Como pode alguém que se diz representante do povo brasileiro estar por aí espalhando o ódio e a desavença, dizendo "eu sou a Constituição" (Luís XIV???), dizendo: "O Brasil acima de tudo e Deus acima de todos", mas não aceita as diferenças, as ideias contrárias, e trata os adversários como inimigos? Um presidente que flerta com a ditadura. Assim nunca chegaremos a lugar nenhum. Poderemos, sim, chegar ao caos e lamentavelmente muita gente aposta nisso.
              Esses problemas graves só poderão ser resolvidos com EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS e com VALORIZAÇÃO DOS EDUCADORES! Todo mundo fala nisso há muito tempo, como os “todos pela educação", mas os últimos a serem chamados para discutir os problemas da educação são os próprios educadores, do ensino fundamental, médio e superior! Os professores/as, além de não terem voz, ainda são acusados agora de serem os responsáveis pela péssima qualidade da educação brasileira! Claro que todos temos nossa parte de culpa, mas se os educadores não forem levados em conta, os problemas da educação NUNCA SERÃO RESOLVIDOS e as soluções sempre serão paliativas ou falsas! As equipes técnicas dos governos, suas secretarias da educação e seus ministérios, os especialistas disso e daquilo, os medalhões das universidades NÃO RESOLVERÃO os problemas da educação se os educadores, desde o ensino fundamental, não forem incorporados na busca de soluções, a começar pela formação e o salário! E não escamoteiem o problema com essa tal "escola sem partido", esse negócio de "doutrinação".
              Infelizmente temos um ministro da educação deste governo desastroso que “acredita” nessas coisas e ataca os professores/as, investindo contra uma educação verdadeiramente cidadã, crítica, criativa e competente. Lamentamos e continuaremos a lutar contra esse atraso e obscurantismo fajuto, sem argumentos, a não ser os "argumentos" da mentira, da ameaça, do deboche. Não podemos aceitar esses farsantes que se apossaram do poder.
              Há muitos outros problemas que o nosso país enfrenta há muito tempo, agora acrescido com a pandemia do coronavírus, mas considero esses três que elenquei como os principais. Se começarmos de fato a resolvê-los, no contexto de uma profunda REFORMA POLÍTICA, FISCAL E TRIBUTÁRIA, jamais chegaremos a nos tornar um imenso Portugal, embora os portugueses/as tenham apenas o rio Tejo e nós os rios Amazonas, São Francisco, Paraná...
              Chico Buarque, não precisamos ser um "imenso império colonial" como foi Portugal; que sejamos apenas um Brasil de um coração imenso para o seu povo e para o mundo, para além da exploração colonial e capitalista que suga o nosso sangue desde que Cabral por terras atracou suas três caravelas Santa Maria, Pinta e Nina (e mais dez naus...num total de 13 embarcações!).
              Viva a Revolução dos Cravos em Portugal, viva a Revolução que ainda estamos por fazer na Terra de Santa Cruz - Brasil!

São Paulo, 26/04/2020 - Prof. Chico Gretter - trinta e cinco anos no magistério, mestre em Filosofia e História da Educação, membro da APROFFESP - www.aproffesp.blogspot.com - Colabore com o isolamento social!

Um comentário: