domingo, 5 de abril de 2020

A desindustrialização também Mata.




Ter política industrial e um parque industrial forte e diversificado não gera apenas emprego, vai muito além disso, fortalece nossa soberania e o mais importante, salva vidas. 


Sobretudo em período de crises econômicas, pandemias, epidemias, guerras e catástrofes naturais ou ambientais, faz muita  diferença a capacidade industrial de massa e Centros tecnológicos avançados.

Nesse momento, era para o Brasil estar liderando os esforços de combate ao coronavírus na América latina e na África. Se tivéssemos mantidos nosso parque industrial,estaríamos importando e doando máquinas respiratórias, máscaras luvas e outros equipamentos médicos.

Não termos insumos básicos como máscaras cirúrgicas, num país que já produziu e ainda produz  um dos  jatos particulares mais modernos do mundo, (como os da Embraer abocanhados pela Boeing a preço de banana), plataforma de petróleo, bases de lançamentos  de foguetes, indústria bélica como uma Imbel e seus tanques vendidos mundo afora e outros tantos exemplos, gerando dependência a outros países que pode redundar, entre o direito de viver ou a condenação sumária a morre.

Hoje, o Brasil do golpe e de Bolsonaro é humilhado pelos EUA onde retém  cargas de máscaras cirúrgicas e respiradores  que seriam enviadas ao Brasil.

Aprendemos uma lição com o Coronavírus, ou seja, a desindustrialização também  mata.Até nisso o coronavírus desmascara  para o mundo, para  brasileiros ou quem quiser entender o papel estratégico da industrialização de um país e de uma economia.

João C. Novaes Luz
APEOESP
Intersindical

Um comentário:

  1. nós Brasileiros de esquerda precisamos fazer alguma coisa urgente contra esses direitistas corruptos que vem na contra mão passando em sima de tudo e todos para eles não importa a vida e sim o capital temos que ir a luta em quanto da tempo um abraço a todos lutar e preciso

    ResponderExcluir