quinta-feira, 30 de julho de 2020

Denúncia contra a ação dos Fascistas!

Vimos através desta denunciar a ameaça que o nosso  companheiro da Subsede da Lapa, Chico Gretter sofreu no início da Carreata da APEOESP, da qual participava, rumo ao Palácio dos Bandeirantes, cuja concentração se deu em frente ao Estádio do Morumbi no dia 29/07/2020. 
A carreata, que por acaso foi impedida pela PM, assim como também a passeata posterior, tinha como objetivo chamar a atenção do governador do Estado, João Dória - PSDB, bem como a população para a gravidade do retorno às aulas no início de setembro, como querem os governos municipal de Bruno Covas - PSDB e estadual, dado que ainda estamos em plena pandemia com números altíssimos de casos e mortes pelo coronavírus que ocorrem todos os dias. Somos contra esse retorno precipitado! Reivindicamos também que o governo aprove um auxílio emergencial para os professores Categoria “O” e outros que ficaram sem salário com a pandemia. Da mesma forma repudiamos veementemente a taxação absurda de 12, 14 de 16% sobre os salários dos aposentados/as que o mesmo governo João Dória decretou com base na sua “reforma da Previdência” aprovada em março passado.
Mas, sobre a denúncia, vamos ao relato do professor Chico Gretter, que é Conselheiro Estadual da APEOESP pela Subsede Oeste-Lapa:
“Quando nos preparávamos para a carreata da APEOESP rumo ao Palácio dos Bandeirantes, dois homens mal encarados passaram num Gol, Av. Jorge João Saad, em frente ao Estádio do Morumbi, no qual estava escrito EMBRAVI, e um deles gritou "vagabundos"! O trânsito parou próximo e quando tentei explicar os motivos do movimento, o homem que estava ao lado do motorista mostrou uma pistola tipo 380 que empunhava e me ameaçou; depois disse: ‘Faz o que Bolsonaro diz, vai trabalhar....quer falar? Então fala – mostrando a pistola - professor de merda’! Bem, depois desse ‘argumento’, me afastei assustado, mas calmo, sem dar as costas e voltei para o carro; o homem continuou a me encarar com ar ameaçador até seguir no trânsito. Foi um clima de terror, mas conseguiu manter a calma, evitando o pior; por um momento temi que seria alvejado com um tiro, pois o olhar do sujeito era de ódio!”.
Registramos aqui o nosso repúdio a essa atitude violenta contra alguém que se manifestava democraticamente e chamamos a atenção de todos os militantes que, com o incentivo ao porte de armas pelo próprio presidente Jair Bolsonaro, com as polícias matando cada vez mais e o surgimento de milícias armadas, devemos tomar muito cuidado durante as nossas manifestações, evitando enfrentamentos isolados. O fascismo aumenta e nossa ação deve ser conjunta, coletiva e organizada! 

São Paulo, 30 de julho de 2020.

E N F R E N T E!

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Minjha amiga, nem deu para anotar a placa, pois o cara estava com a arma na mão e me encarando....Nem deu para chamar ninguém.

      Excluir
  2. Nossa solidariedade ao histórico companheiro Chico Gretter, tempos de terror este que estamos vivendo. Chico eu também estava lá e de vários carros saíram xingamentos contra nós. Não vejo a hora da classe trabalhadora poder voltar as ruas em peso para botar estes fascistas para correr.

    ResponderExcluir
  3. Aldo te admiro muito por você ser uma pessoa que se preocupa com todos muito gentil e coração grande. Muito obrigada por tudo. Deus abençoe você e sua família.

    ResponderExcluir