quarta-feira, 15 de julho de 2020

É POSSÍVEL TRATAR DE LÓGICA COM OS BRASILEIROS?

 Vejamos a Falácia de Conclusão Irrelevante ou "desvio da questão": um bolsonarista ao ser questionado sobre a corrupção das "rachadinhas" na ALERJ e no gabinete do então deputado Flávio Bolsonaro - em que o Queiroz foi o operador, responde, geralmente, de forma agressiva: "Tá bom, seus esquerdopatas, mas o PT e o Lula também roubaram o Brasil, olha só a Lava-Jato! Bolsonaro nunca se corrompeu!" Há duas afirmações gratuitas nesta frase, mas vamos ficar somente na falácia de "desvio da questão". 
Estamos tratando da corrupção na ALERJ, o caso da rachadinha em que mais de 20 deputados estão envolvidos, inclusive o então deputado e agora senador, Flávio Bolsonaro, PSL, com fortes evidências! Quando o bolsonarista cita o caso da Lava-Jato, em que houve o envolvimento de centenas de empresários, executivos, parlamentares de vários partidos, donos de grandes empresas, mas que no imaginários da população, devido à cobertura da grande mídia e principalmente da Rede Globo, só lembram do PT e do Lula, também envolvidos, o bolsonarista comete a "Falácia de CONCLUSÃO IRRELEVANTE, ou DESVIO DA QUESTÃO.

 Esta falácia ou raciocínio incorreto, falso (sofisma) é muito comum em discussões de todos os tipos, especialmente dos políticos-politiqueiros e nos programas diários da TV aberta, como "Brasil Urgente" (Datena), "Cidade Alerta", programas das "celebridades", sermões de pastores e padres midiáticos de todas as denominações religiosas, um verdadeiro desfile de falácias, bobagens e superficialidades! Sem desviar a atenção e cometer uma falácia aqui também, vemos que não são apenas os "políticos" que cometem falácias e enganam a população diuturnamente. Depois dessa exposição lógica sobre uma das falácias mais comuns, vocês acham que os "brasileiros" (Falácia de generalização apressada) poderão entender uma argumentação lógica em suas conversas do cotidiano? Difícil, né! E concluo com duas falácias: "Falácia do argumento contra o homem - ad hominem" e "Fala´cia de generalização apressada ou de acidente": "Brasileiro não nasceu para a Lógica, é burro mesmo"! 

 São Paulo, 12/07/2020 -

Prof. Ms. Chico Gretter - filósofo

Nenhum comentário:

Postar um comentário