domingo, 5 de agosto de 2012

PSol lança plano de governo regional e critica Consórcio


PSol lança plano de governo regional e critica Consórcio

Sáb, 04 de Agosto de 2012 14:30
- Por: Nayara de Deus
SÃO BERNARDO – Os candidatos do PSol às prefeituras da região lançaram na noite de ontem (3) plano de governo regional com propostas de ações integradas para os cinco municípios onde o partido tem postulantes majoritários. O grupo destacou ações para a mobilidade urbana e condenou as atividades desenvolvidas pelo Consórcio Intermunicipal do ABC
– que, segundo os socialistas, “está mais para clube de prefeitos da região, local em que os chefes de Executivo se encontram para trocar figurinhas”. O evento foi realizado na subsede do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado (Apeoesp), em São Bernardo.
Para o prefeiturável de Santo André, Marcelo Reina, o ABC não comporta mais transporte de superfície, como a construção de corredores ou mesmo o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que será inaugurado em 2015. “A necessidade é de investimento no transporte subterrâneo. Não podemos falar em melhorias definitivas para os problemas de mobilidade, sem falar na construção de metrô”, disse.
Reina é favorável à integração do transporte coletivo nos sete municípios. “Os trabalhadores certamente ganharão, enquanto as empresas vão falar que sairão perdendo. Existe dinheiro para a integração, mas para isso é preciso brigar contra os interesses do Estado e das empresas, que financiam a campanha política dos governistas. O PSol está pronto para encarar essa briga”, disse.
Além de Santo André, quatro cidades do ABC têm candidaturas a prefeito pelo PSol: São Caetano (Fernando Turco), Mauá (José Silva), São Bernardo (Aldo Santos) e Ribeirão Pires (Alberto Ticianelli). Os últimos três são professores da rede pública. “Na educação teremos de rachar o comando do Estado com a progressão continuada, que passa o aluno de ano sem ter aprendido nada e, quando chega no ensino médio, não sabe sequer fazer operações matemáticas simples, como soma”, disse Ticianelli.
Similaridades
O PSol acredita que os sete municípios têm similaridades e, por isso, os problemas precisam ser atacados conjuntamente. “É um erro pensar o ABC isoladamente, porque os problemas da classe trabalhadora não têm caráter apenas municipal, estadual ou nacional, mas universal”, disse Aldo Santos. O prefeiturável criticou seu oponente, o prefeito e candidato à reeleição Luiz Marinho (PT), que nesta semana disse que vai propor, caso seja reeleito, a construção de ponte ligando a zona rural de São Bernardo ao bairro do Riacho Grande, a fim de melhorar a mobilidade no local. “É vergonhoso propagandear, apenas para aparecer, projetos inviáveis como esse”, afirmou.
Outras propostas conjuntas para o ABC incluídas no documento, assinado por lideranças das executivas estadual e nacional do PSol presentes no evento, envolvem as áreas de Habitação, geração de emprego e renda, coleta seletiva, combate à poluição e defesa de mananciais, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário