quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Hospício é Deus

HOSPÍCIO É DEUS

 Aldo  Mundo  02/01/2019 

Por ocasião do meu aniversário, ganhei  da professora  e escritora Elaine Rhiannon e das educadoras (Soninha, Abigail, Maria Irene e Verinha) os livros HOSPÍCIO É DEUS   e  O sofredor do ver, da escritora Maura Lopes Cançado,  da Autentica  editora, de 2016.
O livro HOSPÍCIO É DEUS - (Diário I) é um diário com narrativas fortes de um mundo emblemático com as contradições inerentes à vida humana, nas suas grandezas e fragilidades.
Reynaldo Jardim escreve na contracapa: ”Este é um livro perigoso, feito para comprometer irremediavelmente sua consciência. A tranquilidade dos que se julgam impunes e lúcidos, dos que ainda não sabem, porque ainda não olharam para dentro de si mesmos, que Deus também pode ser o inferno, ou o Hospício.”
Segundo a própria autora: “...Eu ousaria afirmar, para  não desapontar os neuróticos e psiquiatras, que adquiri uma nova neurose: a neurose  da neurose. Não suporto a fraqueza, não tenho tempo a perder. Busco fortalecer a cada instante minha vontade e não estou atrás de onde repousar a cabeça. Descobri também que, apesar da aparência contrária, fui sempre forte.”
Está polêmica autora, Maura Lopes Cançado, nasceu em 27 de janeiro de 1929, em Abaeté, cidade do interior de Minas Gerais. Reconhecida como uma grande  revelação na literatura brasileira com mais  capilaridade nos dias atuais, dada a importância do conteúdo filosófico, psicológico e literário  dos seus relatos vividos. O Hospício é Deus foi escrito em  1965 e   O sofredor do ver em 1968.
Em 1974 foi interditada pela justiça, após cometer crime numa clinica psiquiátrica, vindo a morrer  em 19 de dezembro de 1993 no Rio de Janeiro.
Uma leitura que denuncia a situação  do cotidiano dos hospitais psiquiátricos a partir de uma paciente que retrata a realidade observada e vivida nestes hospícios em meados do século passado.
Agradeço os presentes  que  certamente serão úteis nas minhas reflexões sobre a vida e a não vida vivida em muitos nosocômios por este mundo afora.
Não tire conclusão precipitada sem antes ler o inteiro teor do livro.
Aldo Santos- Professor de Filosofia no Cursinho Passo a Frente, membro da diretoria da  APROFFESP, presidente da APROFFIB, militante sindical e partidário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário