domingo, 21 de outubro de 2018

Moção de Apoio e Solidariedade a Aldo Santos


Moção de Apoio e Solidariedade a Aldo Santos

"Resistindo na boca da noite um gosto de sol"
(Ronaldo Bastos)
O silêncio é algo inaceitável entre aqueles que lutam por um mundo mais justo, pois emprestamos nossas vozes todos os dias para denunciar as injustiças e a opressão.
Aldo Santos, ex - vereador por 16 anos em São Bernardo do Campo, Presidente da Aproffib, membro da Aproffesp, militante sindical da Apeoesp - dentre tantas outras atribuições - é reconhecidamente um exemplo de coragem personificado na presença ativa e ativista em todos os movimentos políticos do qual tomou parte.
Em tempos tão incertos a respeito de nossas liberdades individuais e coletivas, a condenação de Aldo Santos a perder seus direitos políticos durante os próximos cinco anos, vem de encontro às piores práticas que este país já conheceu ao longo de sua História.
Aldo jamais se calou diante das injustiças, sem medo das represálias que viesse a sofrer. E não foi diferente na Ocupação Santo Dias, em São Bernardo do Campo, no ano de 2003. Não poupou forças e nem esforços para prestar toda a solidariedade possível às milhares de famílias sem teto que compunham a ocupação de um terreno improdutivo, preservado como propriedade intocada até então, pela especulação imobiliária. Naquela ocasião, colocou - se a disposição de todos aqueles que estavam em meio àquela situação de precariedade, inclusive crianças, idosos, doentes e desnutridos.
A partir desta atitude, - humanitária, no mínimo - passou a ser perseguido implacavelmente pelos poderes que rejeitam a integridade da vida, que não aceitam a plenitude do povo, que desprezam a luta por direitos básicos e, quando não se omitem, ainda criminalizam aqueles que "dão a cara a tapa" a frente destas lutas.
É importante lembrar que este tipo de perseguição política não afeta apenas um indivíduo, mas a todos e todas que, organizados ou individualmente, movem as suas vidas em prol de um bem comum e uma sociedade igualitária.
Não nos calaremos. Não ficaremos parados. Nossa luta continua, assim como a luta de nosso tão valoroso companheiro Aldo Santos, incansável por toda a vida.
Para finalizar, lembrando que o professor Aldo dedicou muitos anos de sua vida levando a filosofia ao chão da escola pública, reflitamos a respeito de uma frase de outro filósofo: "O dia em que ninguém acordar pensando ser eu, com minhas memórias, planos e personalidade, será o dia em que terei morrido" - Julian Baggini
PSOL de Caieiras - Outubro de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário