quinta-feira, 5 de maio de 2016

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, JOSÉ RENATO NALINI É FAVORÁVEL A FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL.

ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA E FILÓSOFOS DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Reunião de diretores da aproffesp com o Secretário Estadual de Educação,José Renato Nalini


FATOS URGENTES: boletim maio de 2016.






REUNIÃO DA APROFFESP COM SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO JOSÉ RENATO NALINI – 02/05/2016

Local: Secretaria da Educação – Praça da República – São Paulo – Capital.

Presentes: 
Pela APROFFESP: o Presidente Chico Gretter, o Vice-presidente Aldo Santos, o Secretário Geral José Jesus Costa e o Diretor de Relações Sociais e Sindicais Tarcísio Ramos.

Pela Secretaria de Educação: o Secretário de Educação José Renato Nalini, a Chefe de Gabinete Marília e a Assessora Carolina.

Pauta e Resoluções:

1 – Histórico da APROFFESP: 

Por conta do novo secretário de educação, o Presidente da APROFFESP, Chico Gretter, apresentou o histórico da entidade, histórico da luta pela volta da Filosofia no Ensino Médio, construção da entidade, e organização dos professores de Filosofia em nosso Estado. A Secretaria de Educação solicitou cópia do registro da entidade e irá verificar as atas das últimas reuniões que teve com a APROFFESP para tomar pé das conversas havidas.

2. Comissão para elaboração de uma nova Proposta Curricular de Filosofia:

Reivindicamos a participação da APROFFESP na elaboração de uma nova proposta curricular de Filosofia para o ensino médio, já que a atual, expressa nos “Cadernos de Filosofia”, possui algumas deficiências didático-metodológicas e não contemplam algumas temáticas de muita importância na atualidade, como a Filosofia Africana, as questões de gênero, a Filosofia da Libertação e outras vertentes que vão além da matriz teórica greco-ocidental!

3 – Liberação de dois diretores:

O Vice-Presidente Aldo Santos apresentou o pedido com base na necessidade da APROFFESP de ter ao menos dois diretores liberados para realizar as tarefas mais urgentes da entidade. A secretaria ficou de avaliar a reivindicação.

4– Colégio Objetivo de Pirassununga:

A APROFFESP apresentou a denúncia referente ao Colégio Objetivo da citada cidade que não coloca a disciplina de Filosofia no quadro curricular, como previsto em lei. A secretaria informou que ira investigar a denúncia. Informamos que já protocolamos a denúncia no Ministério Público da capital! Não podemos aceitar que escolas particulares descumpram a lei ao menosprezar com alegações legais disciplinas fundamentais na formação de nossos jovens!

5– Questão salarial:

A APROFFESP indagou sobre a questão do ajuste salarial ao que o Secretário de Educação respondeu sem vacilar que “ajuste salarial só por milagre”! Lembrou também que há oito estados que estão com atrasos no pagamento dos servidores, o que também poderá ocorrer no Estado de São Saulo se a arrecadação continuar a cair...

6 – Bônus salarial:

A APROFFESP comunicou que é, em princípio, contra o pagamento do bônus de aos professores, que não é justo devido aos critérios de avaliação das escolas e dos servidores; deixamos claro que a nossa posição é por reposição salarial, plano de carreira atrativo, etc. O secretário de educação concordou com isso, mas respeitou a decisão da consulta que a SE fez junto à rede estadual, em que os professores optaram pelo bônus....

7 – Convocatória do concurso PEB II:

A APROFFESP questionou por que ainda não foram convocados os professores aprovados no último concurso para PEB II. A secretaria de educação informou que está em contenção de custos e que só poderá convocar professores no fim do ano; momentaneamente abrirão inscrições para contratação de professores categoria “O”.
A Secretaria também foi questionada quanto ao fato de que o último concurso havido irá caducar no final deste ano (quatro anos de prazo legal); caso isso ocorra, nos informaram que então os professores aprovados naquele concurso não serão mais chamados, tendo que haver novo concurso. 

8 – Vacinação contra o vírus da gripe H1N1:

A APROFFESP fez um pedido à Secretaria de Educação para adiantar o quanto antes a vacinação de todos os professores e também todos os estudantes. A secretaria informou que já está acelerando o processo para os professores; quanto aos alunos, é uma medida a ser estudada...

9– Implementação da filosofia no Ensino Fundamental:

A APROFFESP abriu novamente o debate com a Secretaria de Educação sobre esta temática, informando que já há um Projeto de Lei No. 194/15, do deputado Carlos Giannazi – PSOL/SP, tramitando na ALESP; informou também que o antigo secretário de educação iria montar projetos pilotos nas escolas estaduais. Por solicitação de professores da rede estadual, solicitamos também a inclusão da sociologia no ensino fundamental. O secretário de educação José Renato Nalini afirmou que é totalmente favorável quanto a este ponto, pois considera a Filosofia muito importante no contexto da educação escolar! Lembrou, inclusive, que já publicou livro a respeito: “Por que Filosofia?”...

10 - Base Nacional Curricular Comum:

A APROFFESP questionou o método de consulta sobre a Base Nacional Comum promovido pelo MEC. Solicitamos a prorrogação do prazo e ampliação do debate junto aos interessados. A secretaria informou que depende do governo federal, mas ficou de verificar.

11 - Plano Estadual de Educação.

A entidade apresentou interesse em ampliar o debate sobre a realidade da Educação no Estado de São Paulo. A secretaria apresentou a impossibilidade tendo em vista que já está em tramitação na Assembleia legislativa do Estado de São Paulo e será votado no próximo período.

12 – Plataforma Freire.
Foi apresentado pela entidade que a plataforma freire não vem oferecendo graduação de filosofia e sociologia. A secretaria de educação ficou de averiguar a situação.

13 – Lista de e-mails dos professores de filosofia:

A APROFFESP solicitou a lista de e-mail dos professores de filosofia do Estado de São Paulo. A Secretaria informou que está com a lista desatualizada, mas assim que houver atualização, ira entregar à entidade, mesmo porque o governo é a favor da transparência...

14 – Número de aulas por classe no noturno:

A APROFFESP lembrou mais uma vez que as escolas oferecem apenas uma aula por semana no período noturno, o que impossibilita o professor de filosofia desempenhar seu trabalho com um mínimo de resultado quanto aos conteúdos e objetivos da Filosofia. A secretaria informou que irá verificar e estudar o caso.

15 – Abono para as plenárias e encontros da APROFFESP:

O Presidente da APROFFESP solicitou que os abonos de ponto para os professores de Filosofia participarem das plenárias e encontros estaduais fossem confirmados, sendo uma conquista e um direito da entidade, ao que o Secretário informou que o abono será mantido pela Secretaria da Educação!

São Paulo, 02 de maio de 2016.

Tarcísio Ramos - Relator

Diretor de Relações Sociais e Sindicais APROFFESP.




Nenhum comentário:

Postar um comentário