sábado, 16 de janeiro de 2021

O currículo do NOVOTEC esconde um “cavalo de Tróia”!

 Não à redução das aulas de Filosofia, Sociologia e Artes

O currículo do NOVOTEC esconde um “cavalo de Tróia”!



A APROFFESP e a APROFFIB, entidades estadual e nacional que lutam há anos em defesa dos professores de Filosofia e das disciplinas afins, vêm acompanhando as manifestações de professores/as através de  vários abaixo-assinados em vários Estados que denunciam a redução das aulas de Filosofia, Sociologia e Arte nos currículos do Ensino Médio, tendo como eixo as orientações curriculares da BNCC, do norteamento político neotecnicista dos governos Federal e Estadual os quais perseguem nossas disciplinas há muito tempo, certamente devido ao papel relevante que as mesmas desempenham no processo da formação crítica de nossos/as alunos/as. 

No Estado de São Paulo, também já recebemos documentos sobre essa realidade e entendemos que devemos reagir diante de mais esse ataque à Filosofia, as artes e às disciplinas de Ciências Humanas, cujo objetivo é a implementação do tecnicismo para atender as exigências neoliberais da educação profissionalizante e às empresas privadas de educação que têm como ponta de lança “pedagógica” o movimento “Todos pela Educação”. 

Porém, esse movimento não representa todos, mas apenas aquela parcela que atende ao mercado educacional e as necessidades imediatistas das empresas, tanto no que tange às verbas públicas como à formação dos jovens. E para que consigam seu intento privatista, governos neoliberais-conservadores e empresários da educação atacam em todas as frentes a educação progressista e crítica como velho discurso que foi usado pela ditadura militar que nossas disciplinas “doutrinam” os jovens com seu discurso esquerdista, que impõem a tal “ideologia de gênero”, etc. Durante anos o movimento “escola sem partido” atacou os professores progressistas e tentou aprovar “leis da mordaça”, atacando frontalmente a nossa liberdade de cátedra. Resistimos a esses movimentos reacionários r e vencemos no campo legal! 

Mas a sanha neoliberal-tecnicista avança desde o governo Temer quando fizeram aprovar a reforma do ensino médio, o que possibilitou a criação no Estado de São Paulo do “NOVOTEC”, que é uma imitação fajuta dos cursos oferecidos pelo SESC, SENAI e da Fundação Paulo Souza. Como se retirar disciplinas das Ciências Humanas e oferecer cursos técnicos aligeirados vai possibilitar a formação de bons profissionais para o “mercado de trabalho”! Esse é o grande engodo deste governo que nos presenteia com um “Cavalo de Tróia” que irá “formar” mão de obra de segunda categoria deixará de formar cidadãos críticos e participativos, mas apenas indivíduos obedientes e alienados! Este é o objetivo desses cursos que colocará o Brasil na rabeira da tecnologia mundial neste mundo cada vez mais globalizado!  

Indiretamente as reformas de ensino dos governos federal e estadual que são realizadas a partir do governo Temer são um ataque à Democracia participativa e à nossa independência como Nação no contexto mundial. Ficaremos à mercê das tecnologias desenvolvidas nos países centrais do sistema capitalista mundial e politicamente já estamos à mercê de governos entreguistas, neoliberais-conservadores e reacionários, que é caso dos governos João Dória e Jair Bolsonaro/Guedes.

  Em uma conversa virtual que tivemos recentemente com professores/as da área, sugerimos que deveríamos realizar uma “Live” com especialistas nesta área sobre mais este ataque às Ciências Humanas, e solicitar reuniões com os secretários de educação dos estados, denunciar junto ao Congresso Nacional, bem como encaminharmos imediatamente um abaixo-assinado contra essa política de desmonte da educação propedêutica e formativa.

Solicitamos aos colegas que lecionam essas disciplinas fiquem atentos ao desenrolar dos acontecimentos e nos ajudem nesta luta, uma vez que a redução na oferta de aulas significa o rebaixamento do nível de criticidade dos/as estudantes e resistência aos governantes reacionários, bem como aumento do desemprego em nossa categoria com a diminuição das aulas. Com certeza profissionais com “notório saber” serão contratos no regime intermitente (“professor Uber”) para substituir os professores licenciados nas disciplinas específicas; não haverá mais concursos e nossa carreira estará definitivamente destruída! Não podemos aceitar esse desastre para a escola pública; precisamos nos organizar e reagir! 


*Visando a organização do nosso movimento, entre em contato com APROFFIB: 11-982505385 (Aldo Santos) & APROFFESP: 11-993869074 (Chico Gretter)



São Paulo, 04 de janeiro de 2021.

Diretorias da APROFFESP E APROFFIB.


DIRETORIA DA APROFFESP  


- Presidente: Anísio Batista de Oliveira, Capital, Zona Sul:

- Secretário: Valmir João Schmitt, Capital, Oeste-Lapa;

- 1ª Secretária: Alvira Soares Reis, Capital, Santana – Zona Norte;

- Tesoureira: Sônia Almeida, S. Bernardo do Campo, SP;

- 1° Tesoureiro: José de Jesus Costa, Osasco, SP;

- Diretor de Comunicação e Propaganda: Jadir Antônio da Silva, Capital, Centro-Sul;

- Diretor Adjunto de Comunicação e Propaganda: Marcos Rubens Ferreira, Capital, Noroeste;

- Diretor de Políticas Pedagógicas: Francisco Paulo Greter, Capital, Centro;

- Diretor Adjunto de Políticas Pedagógicas: Ivo Lima dos Santos, Capital, Zona Norte;

- Diretor Articulador das Ciências Humanas e Currículo: Ronaldo Gomes Neves, Diadema, SP;

- Diretor de Relações Sociais e Movimento Sindical: Aldo Josias dos Santos, São Bernardo, SP;

- Diretor Organizativo da Capital: Ocimar Freitas, Capital, Zona Sul;

- Diretora Organizativa da Grande São Paulo: Lúcia Denardi, São Bernardo do Campo, SP;

- Diretor Organizativo do Interior: Ademir Alves de Lima, São José dos Campos, SP;

- Diretor Adjunto Organizativo do Interior: Odair Salomão, São José do Rio Preto, SP;

- Diretor de Relações Acadêmicas: Marcos da Silva e Silva, Santo André, SP;

- Diretora Adjunta de Relações Acadêmicas: Luanda Gomes dos Santos Julião, Capital, Centro-Sul, SP

Um comentário:

  1. Os/as professores/as têm de reagir a essa política nefasta do governo Dória/Rossieli!

    ResponderExcluir