quinta-feira, 10 de setembro de 2020

CHAPA COLETIVA DO PSOL, PREFEITURA/SBC

 



O Partido Socialismo e Liberdade – PSOL de São Bernardo do Campo, homologou em convenção municipal virtual, com a participação de quase cem pessoas - entre filiados e convidados, a chapa majoritária e proporcional para as eleições no próximo dia 15 de novembro. A chapa majoritária será composta por cinco membros e, para efeito de formalização junto à justiça eleitoral, será encabeçada pela Dra Lourdes Souza e a Professora Sônia Almeida (Soninha)  e contará ainda com Aldo Santos, Prof Paulo Neves e Dianilton Gomes (Nilton DG). Para o legislativo municipal, foram homologadas, por enquanto, 11 pré-candidatos/as.

Conheça os integrantes da chapa coletiva:

Dra Lourdes: nasceu em Floresta, Pernambuco. É advogada há 30 anos, formada pela Faculdade de Direito de São Bernardo e é também professora da rede estadual e militante da APEOESP SBC.Filha de ex-metalúrgico e dona de casa,  já morou  em São Caetano, Santo André e reside em São Bernardo há mais de 40 anos.

Contato: (11) 99537-0995


Sônia Maria de Almeida (Profª Soninha): nasceu na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais. Filha de Antônio Beatriz, trabalhador da construção civil e de Iraci Gonçalves, dona de casa, é moradora de São Bernardo há 48 anos e reside na região do Alvarenga. Mulher negra e periférica, orgulhosa das conquistas obtidas, é oriunda da escola pública e é a primeira da família a ter uma profissão expressa em diploma e também a primeira a ter um diploma universitário.

É graduada em letras, possui curso de extensão cultural em africanidades e complementação pedagógica em gestão escolar. Professora da rede estadual de São Paulo, onde atuou de 1988 à 2017. Militante da APEOESP SBC e membro da diretoria da APROFFESP (Associação de Professores/as de Filosofia  e Filósofos/as do Estado de São Paulo)

Contato: (11) 97258-3159


Aldo Santos: nasceu em Brejo Santo – Ceará. Filho de Josias Raimundo dos Santos e Maria Bevenuta de Jesus, é formado em filosofia, estudos sociais, bacharel em teologia e mestre em história e cultura.Escritor, militante da APEOESP SBC,  ativista histórico das entidades de Filosofia (Aproffesp/Aproffib) e leciona filosofia no Cursinho Popular Passo a Frente. Foi  vereador por 16 anos e autor de vários projetos importantes, como o passe livre estudantil, instituição do dia da consciência negra e do feriado no dia 20 de novembro, dentre dezenas de outros. Além da participação do movimento estudantil, da educação, movimento negro e outros movimentos, teve destacada atuação na luta por moradia, apoiando os Sem Teto, os Sem Terra e várias ocupações na cidade, como  Vila  Lulaldo, Vila Natanael, Vila Zilda e outras ações. Foi condenado injustamente pela justiça burguesa, por apoiar a ocupação de 2003 do Acampamento Santo Dias, em SBC. Foi candidato a prefeito e a vice governador, em 2010, pelo Psol-SP.Atualmente coordena a Subsede da APEOESP SBC e é presidente do Psol na cidade.

  Contato: (11)98250-538


 Prof Paulo Neves: Formado em Ciências Sociais e em Geografia, trabalha na rede estadual de ensino há mais de 20 anos, dando aulas de Sociologia e Geografia. Lecionou nas escolas: Palmira, Pedra de Carvalho, João Batista, Maria Auxiliadora, Kennedy, Maria Iracema, Célio L. Negrini, Carlos Pezzolo e atualmente é professor da EE Nail, na Vila Esperança. Natural da Paraíba, casado  e pai de três filhos, chegou em SBC na metade da década de 1980. É apaixonado pela cidade, da qual obteve o título de cidadão são-bernardense outorgado pela Câmara Municipal em dezembro de 2004, por propositura do então vereador ALDO SANTOS. Morou no Jd. Independência, na Vila Comunitária e atualmente mora no Novo Horizonte, Região do Bairro Ferrazópolis. É diretor da APEOESP - Sindicato Estadual dos Professores da rede pública estadual e membro da Executiva Regional da Subsede de SBC.

Contato: (11) 95612-6525


Dianilton Gomes (Nilton DG):  Nasceu na cidade de Mundo Novo, Bahia. Aos 5 anos de idade chegou em São Bernardo do Campo, logo começou a estudar,  passando por diversas escolas (Maria Rosa Barbosa, Santa Olímpia, Maria Luíza Ferrari e Maria Auxiliadora). Por enfrentar a dura realidade do aluguel, morou em vários bairros, como  Parque Havaí, Baeta Neves, Vila Marlene, Independência e atualmente reside no Taboão. Aos 15 anos, por motivos de força maior, teve que retornar à Bahia, onde enfrentou o duro e pesado trabalho da roça, além da triste realidade do trabalho escravo da carvoaria. Mesmo assim, continuou estudando e aos 18 anos retornou para São Bernardo, onde começou a trabalhar como marreteiro nos trens de São Paulo e lavador de carros, ainda foi frentista no bairro Santo Ignácio. Atualmente, trabalha no ramo da construção civil, fez técnico em edificações na Uninove, soldador e desenho mecânico no Senai e trabalha como construtor. Fez parte da coordenação da Ocupação Povo Sem Medo  de SBC em 2017 e é militante do MEL (Movimento Estudantil Livre).

Contato: (11) 98707-4280


Com a chapa coletiva para o executivo municipal, o PSOL de São Bernardo do Campo está fazendo história, no sentido de questionar o individualismo, o personalismo e a concentração do poder em uma única pessoa - pilares de dogmas do liberalismo, além de indicar duas mulheres negras para formalizar o registro junto à justiça eleitoral,  uma resposta ao machismo, ao racismo e a todo tipo de preconceito que envolvem o tradicionalismo dos poderes institucionais em todas as suas esferas.

Participe desse sonho e das mudanças necessárias no campo da política, rumo a uma sociedade socialista.

4 comentários: