quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Artigo de opinião : Pré sal

Investimento na população brasileira


Com a descoberta de novas reservas de petróleo no território brasileiro, aumentam-se as possibilidades do Brasil se tornar um grande exportador de petróleo no mercado mundial.


Diante da descoberta, o governo brasileiro já começa articular ações sobre a exploração, com um projeto de criar uma empresa estatal especifica na exploração da camada de pré sal. De contrapartida a PETROBRAS diz que a tecnologia que ela possui é suficiente para a exploração da mesma.
O lucro proporcionado pela a exploração da camada de pré sal será favorável ao país, se aplicado para resolver os problemas que faz do Brasil um país subdesenvolvido, como (a falta de saneamento básico, falta de investimento na educação, reforma agrária, etc). A mídia está focando no lucro que será obtido com a exploração dessa reserva, mas já está confirmado que esse lucro aqui referido só será efetivado em 2016.
Explorada de maneira correta a camada de pré sal do Brasil trará muitos benefícios a população brasileira, pois o governo se comprometeu a investir nos problemas sociais do nosso país.



As propostas apresentadas pelo governo Lula;
Que na exploração do petróleo do pré-sal, as empresas privadas terão que ter contratos com a Petrobrás, garantindo no mínimo 30% do petróleo para a mesma. Isso quer dizer que 70% do petróleo do pré-sal será explorado por empresas privadas.
Que nas bacias fora do pré-sal as empresas privadas podem continuar a explorar 100% do Petróleo, como o ocorrido em sucessivos leilões autorizados pela Agência Nacional de Petróleo.
Os lucros da Petrobrás tem apenas 32,2% endereçado aos cofres públicos, como também tem 38,8% para estrangeiros. A Petrobrás é uma empresa estatal, porém com a maioria das suas ações nas mão da multinacionais.
É possível acreditar que com apenas 30% do pré-sal nas mãos do estado sobrará dinheiro para a educação? A única forma de garantir investimento em educação e setores sociais é a Petrobrás e o pré-sal 100% estatal.


Notas bibliográficas: sua pesquisa.com(figura); www.wikipédia.com.br; boletim oposição alternativa(setembro de 2009) .
De:Paulo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário