segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Pré-Sal para fins sociais.

Pré-sal para fins sociais


As maiores descobertas de petróleo no Brasil foram feitas recentemente pela Petrobras na camada pré-sal localizada entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde se encontrou grandes volumes de óleo leve.
Pré-sal é um conjunto de rochas localizadas no litoral brasileiro abaixo das superfícies marítimas. Chama – se pré-sal porque tem uma extensa camada de sal entre as camadas de rocha. Esta camada, segundo a Petrobras, “esconde” uma quantidade imensa de petróleo, capaz de abastecer o Brasil e exportar com facilidade.
Alguns acreditam que a retirada deste petróleo vai fazer uma revolução econômica no Brasil. De fato haverá um crescimento, mas não solucionara todos os problemas esse faz necessário manter os pés no chão.
É discutível o Brasil ficar entre os 5 países do mundo, que mais tem petróleo.
É necessário ter cuidado com os olhos vindos do exterior, o Brasil tem que saber comercializar o petróleo, e seus derivados.
Já houve “burburinhos” e já há especulações sobre o assunto. É essencial que a comercialização seja justa e que o dinheiro seja revertido para o bem econômico e social no Brasil.
Logo, se o Petróleo existir e for bem comercializado tem tudo a beneficiar a economia do país.
Se o esquema proposto pela estatal buscar a comercialização e reverter parte do capital para benefícios e investimentos internos , redobra a responsabilidade dos governantes do país em administrar o lucro. Assim, podemos pensar em investimento concentrados na educação, na saúde e em setores problemáticos do país.
Ana Carolina Veras Werzel, 02 3º B

Nenhum comentário:

Postar um comentário