quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Reservas Petrolíferas Encontradas.

Pré-sal é a denominação das reservas petrolíferas encontradas abaixo de uma profunda camada de sal no subsolo marítimo, também chamada de subsal. As rochas reservatórias deste tipo de região normalmente são encontradas em regiões muitas profundas, de difícil localização e de acesso mais complexo. A maior parte das reservas petrolíferas "pré-sal" ou "subsal" atualmente conhecidas no mundo está em áreas marítimas profundas e ultraprofundas.
camadas rochas da camada pré-sal existentes no mundo, a primeira descoberta de reserva petrolífera ocorreu no litoral brasileiro, que passaram a ser conhecidas simplesmente como "petróleo do pré-sal" ou "pré-sal". Estas também são as maiores reservas conhecidas em zonas da faixa pré-sal até o momento identificado.
O petróleo do pré-sal está em uma rocha reservatório localizada abaixo de uma camada de sal nas profundezas do leito marinho.
Entre 300 e 200 milhões de anos atrás a África e a América do Sul formavam um único continente, a Pangeia, que a cerca de 200 milhões de anos se subdividiu em Laurásia e Gondwana. A aproximadamente 140 milhões de anos teve inicio o processo de separação entre duas as placas tectônicas sobre as quais estão os continentes que formavam o Gondwana, os atuais continentes da África e América do Sul. No local em que ocorreu o afastamento da África e América do Sul, formou-se o que é hoje o Atlântico Sul.
Os nomes que se anunciam das áreas do Pré-Sal, possivelmente não poderão ser os mesmos, pois se receberem o status de "campo de produção", os mesmos deverão ser batizados, segundo o artigo 3° da Portaria ANP nº 90, com nomes ligados à fauna marinha.
O pré-sal brasileiro
reservas de petróleo encontradas na camada pré-sal do litoral brasileiro estão dentro da área marítima considerada zona econômica exclusiva do Brasil. São reservas com petróleo considerado de média a alta qualidade, segundo a escala API.O conjunto de campos petrolíferos do pré-sal se estende entre o litoral dos estados do Espírito Santo até Santa Catarina, com profundidades que variam de 1000 a 2000 metros de lâmina d'água e entre quatro e seis mil metros de profundidade no subsolo, chegando portanto a até 8000m da superfície do mar, incluindo uma camada que varia de 200 a 2000m de sal[5] [6] [7] .
O geólogo e ex-funcionário da Petrobras Márcio Rocha Mello, acredita que o pré-sal poderia ser bem maior do que os 800 quilômetros já identificados, se estendendo de Santa Catarina até o Ceará.[8].
Apenas com a descoberta dos três primeiros campos do pré-sal, Tupi, Iara e Parque das Baleias as reservas brasileiras comprovadas, que eram de 14 bilhões de barris, aumentaram para 33 bilhões de barris. Além destas existem reservas possíveis e prováveis de 50 a 100 bilhões de barris.
A descoberta do petróleo nas camadas de rochas localizadas abaixo das camadas de sal só foi possível devido ao desenvolvimento de novas tecnologias como a sísmica 3D e sísmica 4D, de exploração oceanográfica, mas também de técnicas avançadas de perfuração do leito marinho, sob até 2km de lâmina d'agua.
O pré-sal está localizado além da área considerada como mar territorial brasileiro, no Atlântico Sul, mas dentro da região considerada Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Brasil. É possível que novas reservas do pré-sal sejam encontradas ainda mais distantes do litoral brasileiro, fora da ZEE, mas ainda na área da plataforma continental, o que permitiria ao Brasil reinvidicar exclusividade sobre futuras novas áreas próximas. Vale lembrar que alguns países nunca assinaram a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar e alguns dos que o fizeram, não ratificaram o tratado.
Conclusão
Como vimos, as jazidas de gás natural são associadas às de petróleo encontradas a centenas de metros de profundidade. Quando falamos do pré-sal brasileiro, falamos a respeito de reservas de bilhões de barris de petróleo que se situam a 8 mil metros – oito quilômetros – de profundidade na faixa litorânea desde o Estado do Espírito Santo até Santa Catarina, numa extenção de mais de 800 quilômetros. Não sou especialista em fontes energéticas, mas vejo nisto perpectivas bem promissoras na produção de derivados de petróleo e na animadora possibilidade de se encontrar um volume significativo de jazidas de gás natural. Assim, cresce a possibilidade dos brasileiros serem beneficiados por duas importantes fontes energéticas ao mesmo tempo.
Entretanto, ao mesmo tempo em que visualizo um futuro tecnicamente animador, me lembro de fatos passados e presentes que contrastam com essa visão. Lamentavelmente temos que reconhecer que o Brasil tem um longo histórico de péssimas condições de ensino. Autoridades do próprio governo reconhecem com frequência que, quando ocorrem ofertas de emprego em diversas áreas de atividade, faltam pessoas com qualificação ou capacitação suficientes para ocupar as vagas.
Carla Regiane , 3ºB-Turma: manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário