quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Pré-sal a Realidade

Ultimamente está sendo falado muito sobre a camada do Pré–sal, onde foi achada uma grande reserva de petróleo.
Nas propagandas e comerciais de TV,falam que agora o Brasil se tornara uma grande potência,que vamos ter lucros altos e os mesmos serão investidos em educação,saúde,áreas sociais em geral.
Resumidamente, a proposta é de que será criada uma nova estatal chamada pétrosal, teoricamente o Brasil teria mais uma boa fonte de capital.
Mas na verdade, com um pouco de informações percebe-se que não é tão simples assim, não é essa maravilha.
Esse petróleo encontrado abaixo dessa camada de sal, claro que poderia deixar o Brasil mais “rico”, injetar dinheiro na saúde, educação... Porém há uma grande discussão, de como esse petróleo vai ser distribuído.
A extração mal começou, e já é possível ver em noticiários que a distribuição do petróleo não agrada a todos internamente.
E pelo visto, será muito mal distribuída, a maioria do percentual vai para fora, para empresas privadas, sobrará apenas cerca de 30% do lucro para ser investidos nas nossas necessidades.
E isso não tem coerência do ponto de vista daqueles que defendem o povo, afinal, não adianta ser encontrado uma riqueza desse valor em nossas terras, e não poder usufruir dos benefícios que ela proporcionará aonde a maioria do percentual vai para fora.
Então o que eu retiro de entendimento desta situação, é que no mínimo a muito que mudar, deve-se discutir reavaliar essa distribuição para não ficarmos de mãos abanando, sem saber para onde realmente nossa “riqueza” esta sendo aplicada.


E.E. Professora Pedra de Carvalho
Rodrigo Moscardo Marciano
N° 35
1°C

Nenhum comentário:

Postar um comentário