quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Relatório:
Pré-Sal
Pré-sal é a denominação das reservas petrolíferas encontradas abaixo de uma profunda camada de sal no subsolo marítimo, também chamada de subsal. As rochas reservatório deste tipo de região normalmente são encontradas em regiões muito profundas, de difícil localização e de acesso mais complexo. A maior parte das reservas petrolíferas "pré-sal" ou "subsal" atualmente conhecidas no mundo está em áreas marítimas profundas e ultra-profundas.
A primeira reserva petrolífera em área pré-sal no mundo ocorreu no litoral brasileiro, onde passaram a ser conhecidas simplesmente como "petróleo do pré-sal" ou "pré-sal". Estas também são as maiores reservas conhecidas em zonas da faixa pré-sal.
Depois do anúncio da descoberta de reservas na escala de vários bilhões de barris, o mundo inteiro começou a explorar nosso subsolo marinho em busca de nosso petróelo.Atualmente as principais áreas de exploração petrolífera com reservas potenciais ou prováveis já identificadas na faixa pré-sal estão no litoral do Atlântico Sul.
O pré- sal brasileiro é uma faixa que estende 800 quilômetros entre os Estados do Espirito Santo e Santa Catarina, abaixo do leitor do leitor do mar, o petróleo ali encontrado é considerado de média a alta qualidade que superam os sete mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal, segundo os geólogos isso conserva a qualidade do petróleo.
Apenas com a descoberta dos três primeiros campos do pré-sal, Tupi, Iara e Parque das Baleias as reservas brasileiras comprovadas, que eram de 14 bilhões de barris, aumentaram para 33 bilhões de barris. Além destas existem reservas possíveis e prováveis de 50 a 100 bilhões de barris. Se essas expectativas estiverem certas o Brasil será um dos maiores expostadores de petróleo do mundo, fazendo com que os outros paises “crescam o olho” em nossos bens.Em todo o país a descoberta desse petróleo virou debate. Desde sua descoberta, muitos passaram a defender novos modelos de regulação para preservar uma parte maior desta riqueza para o país, envolvendo mudanças no atual marco legal, da atual Lei do Petróleo (lei nº 9.478 de 1997).
Agora é esperar pra ver o quão rico nosso país pode estar, e quantos comentário e debates irão surgir em todo o mundo sobre o mais novo foco no mundo econômico o Pré-Sal.

Carolinne Thais Ramos Claudino, 3°A ( Manhã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário