quarta-feira, 28 de outubro de 2009

COMENTANDO A HISTÓRIA DO MOVIMENTO NEGRO

"Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito".Martin Luther King. Jr.

Convidamos você para nossa
atividade cultural da Semana da Consciência Negra. Participe!


“Zumbi vive em todo ato de liberdade e luta em defesa dos oprimidos.”



Escola e personalidades que serão homenageados pela APEOESP subsede de São Bernardo do Campo no dia 22 de novembro de 2008. Participe da nossa atividade da Consciência Negra.
· Escola Estadual Antônio Caputo:pelo trabalho desenvolvido pelos educadores e educadoras nos últimos anos na semana da consciência negra.
· Dr. Horácio Raineri Neto: advogado e vereador de São Caetano de Sul, homenageado pela ação judicial que foi vitoriosa ao condenar o jornalista Célio Franco por ofensa e preconceito racial contra o professor Aldo Santos e o movimento negro em 2004.
· Profª Eliana Santos Camargo Castro: vice-diretora da Escola Estadual São Pedro que juntamente com os demais educadores tem desenvolvido um amplo processo de reflexão em defesa da classe trabalhadora contra o Preconceito Racial.
PROGRAMAÇÃO DA NOSSA ATIVIDADE
15 h – Atividades culturais
Abertura com o tema: A história do movimento negro e a luta pelo feriado 20 de novembro
Palestrantes: Prof. Aldo Santos e Prof. Aparecido Alexandre
· Exposições de trabalhos dos alunos das escolas de São Bernardo do Campo;
· Capoeira
· Músicas
· Teatro às 17h
Ø Apresentação da peça Dom Casmurro / Cia Empírica
Ø Apresentação da peça Vidas Secas / alunos da EE Profª Maria Osório Teixeira
· Homenagem as pessoas / entidades que tem prestado relevantes serviços à luta em defesa da conscientização do movimento negro.
· Comida típica
A Luta faz a História.
As desigualdades na distribuição de renda e no acesso ao ensino ainda persistem, apesar da escravidão ter sido oficialmente extinta há mais de 120 anos.
Embora os órgãos governamentais estabeleçam o fim da escravidão a partir da assinatura da Lei Áurea em 13 maio de 1888, entendemos, que o marco de luta, resistência e referência para os escravizados é fundamentalmente, a luta do Quilombo dos Palmares, data na qual foi assassinado Zumbi dos Palmares em 20 de novembro de 1695.
Outros exemplos concretos de luta do povo negro foram: a “Revolta dos Malês” em 25/01/1835, Salvador - Bahia, liderado dentre outros por Licutan; No Rio de Janeiro, em 22 de novembro ,no ano de 1910, João Cândido, o Almirante Negro, comandou a luta que ficou conhecida na história como “A Revolta da Chibata”.Em 1931 foi fundada a Frente negra Brasileira, que se transforma num Partido Político .Em 1944 surge o Teatro Experimental do Negro, bem como, fundam também o Teatro Popular brasileiro, onde se destaca o poeta Solano Trindade . Posteriormente, outros personagens vão contribuir enormemente com o nosso movimento. Enfim, tantos outros, que no silêncio e anonimato resistem contra toda forma de escravidão, opressão racial e de classe.
Em 1971 o poeta Edson Carneiro da o pontapé sobre a data de 20 de novembro, culminando com a atuação do MNU (movimento Negro Unificado), que no dia 7 de Julho de 1978 propôs o 20 de novembro como dia Nacional da Consciência negra.
No dia 20 de novembro de 1989, a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo por força de uma propositura do ex-vereador Aldo Santos, realizara pela primeira vez o debate oficial sobre o significado histórico da luta de Zumbi dos Palmares e a necessária contextualização nos dias atuais.
Com o debate institucional posto, todos os anos, várias entidades e partidos políticos têm se dedicado a esse tema, vez que até mesmo no calendário oficial da diretoria de ensino, consta oficialmente o tema que deve estar contido no planejamento escolar da cidade.
Em 2001, apresentamos o projeto que institui o feriado na cidade, a exemplo de outras cidades no Brasil. A cada ano aumenta nossa ação consciente no combate as mais variadas fórmulas de expressão de ações preconceituosas, brincadeiras racistas e politização política como ocorreu com a eleição do Atual Presidente Americano Barack Obama.
Contextualizando esse debate, os dados da realidade que compõe o quadro da disparidade sócio-econômico e educacional expressam de forma contundente a emergência de nossa ação no cotidiano.
Dos 14 milhões de analfabetos brasileiros, cerca de 9 milhões são negros. Em termos relativos, a taxa de analfabetismo da população branca é de 6,1%, para as pessoas com 15 anos ou mais, e de 14% para os negros. Os indicadores apontam que 57,9% dos estudantes brancos de 18 a 24 anos estavam no nível superior, em 2007, contra 25,4% negros. Mesmo com a política de cotas em mais de 60 universidades públicas, a maioria dos jovens negros ainda estão fora do ensino superior.
De acordo com o IBGE, a população de “pretos e pardos” superou a de brancos em 2007: 49,7% dos brasileiros são afro-descendentes, enquanto os brancos representam 49,4% da população.
A distribuição de renda entre os 10% mais pobres e entre o 1% mais rico mostra que, em 2007, os brancos eram 25,5% do total entre os mais pobres, e 86,3% entre os mais ricos. Já os negros representavam 73,9% entre os mais pobres, e apenas 12% entre os mais ricos.
Em São Bernardo será feriado.
Como se não bastasse os dados acima, temos que amargar, com o cativeiro imposto a população de SBC, transformando-a numa ilha de preconceito na região do ABCDMRR.
Expressando o seu caráter discriminatório a atual administração sequer permite à população negra do município comemorar o seu dia com tranqüilidade, na medida em que vetou todas as iniciativas, no sentido de que o dia 20 de novembro haja o feriado de fato..
Nossa indignação se volta também contra o governo Serra e Lula que negam a grande maioria da população do Estado de São Paulo e do país, o direito de homenagear nossos heróis da resistência contra a escravidão e o genocídio cometido a população negra.
No Grande ABC, São Bernardo do Campo permanece como uma ilha de preconceito, pois na grande maioria das cidades do Estado, o feriado já é uma realidade, enquanto na nossa cidade, parece que o espírito dos capitães do mato permanece vivo naqueles que administram o município.
Nossa luta contra o racismo e a discriminação vai continuar,e esperamos que o 20 de novembro seja transformado num grande feriado nacional, para que possamos comemorar plenamente a luta e a resistência dos nossos bravos guerreiros que ousaram enfrentar o genocídio da tirania escravocrata.
As alegações do prefeito são de natureza comercial, justificada pelo lobby de alguns empresários, cujo lucro é a razão de sua existência. Algumas cidades pressionadas pelo movimento organizado e por prefeitos sensibilizados aprovaram em toda região o histórico feriado, em que pese, mais uma vez o lucro falar mais alto e também de forma desrespeitosa, burlam a lei, transferindo a data para um sábado ou domingo, pois segundo eles causaria menor impacto sobre a economia da cidade.
Entendemos que o prefeito Dib, poderia ainda numa atitude de grandeza, decretar o referido feriado, para não passar para a história do movimento negro e dos pobres da cidade como um prefeito insensível a população empobrecida do nosso município. Repudiamos ainda, esses prefeitos da região que numa manobra clássica tentam descaracterizar a nossa luta e nossa história transferindo o feriado da data marcante – o dia que assassinaram Zumbi dos Palmares, 20 de Novembro de 1695 – em detrimento do lucro, do comercio e do capital.
Deste modo, é fundamental que a classe trabalhadora, bem como o movimento negro possa avançar a luta contra os ataques patronal, governamental, e agora mais ainda em relação a crise do capitalismo – crise permanente , para os trabalhadores em geral.
Mais do que nunca se faz necessário retomarmos a luta pelo feriado municipal, rumo ao feriado nacional, bem como, agregar outra agenda em sintonia com a conjuntura nacional, tal como, a reestatização da Petrobrás, Vale do Rio Doce ,redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, sem redução de salários e conquistas e outras.
as bandeiras do movimento negro tremulam em todo o paÍs; em todos os cantos da terra; rumo ao reparo histórico, a condenação do preconceito ainda existente, com a dose de rebeldia necessária contra os opressores da classe.

Lutar é preciso
Aldo Santos
18/11/2008



Pesquisa realizada na biblioteca da Câmara Municipal de
São Bernardo do Campo
Por Paulo Ricardo de Jesus Pereira
Aluno da 2ª série do Ensino Médio
Escola Pedra de Carvalho

2 comentários:

  1. 1- PARTE .A GLOBO ditadura Vanda lista da comunicação, leviana ardilosa e racista inimiga do povo brasileiro. No Brasil os judeus monopolizam a TV discriminam e humilham as mulheres negras?A MeGaLOBO RACISMO? A violência do preconceito racial no Brasil personagem(Uma negra boçal degradada pedinte com imagem horrenda destorcida é a Adelaide http://globotv.zorra-total/v/adelaide-e-briti-pedem-dinheiro-no-metro/, do Programa Zorra Total, TV Globo do ator Rodrigo Sant’Anna? Ele para a Globo e aos judeus é engraçado, mas é desgraça para nós negros afros indígenas descendentes, se nossas crianças não tivessem sendo chamadas de Adelaidinha ou filha, neta e sobrinha da ADELAIDE no pior dos sentidos, é BULLIYING infeliz e cruel criado nos laboratórios racistas do PROJAC (abrev. de Projeto Jacarepaguá da Central Globo de Produção) da Rede Globo é dominado por judeus diretores,produtores e apresentadores ( OBS. alem destes judeus e judias citados existem centenas de outros e mais de 200 atores, atrizes, comediantes, artistas e apresentadores judeus e judias e milhares de empregados e colaboradores da " Rede Globo Judaica Midiática Brasileira" )como Arnaldo Jabor,Carlos Sanderberg ,Luciano Huck, Jairo Bouer,Luis Erlanger,Marcos Losekann,Marcius Melhem e Leandro Hassum,Vladimir Brichta,Tiago Leifert,Pedro Bassan, Pedro Bial,William Waack,William Bonner & Fátima Bernardes,Ernesto Paglial & Sandra Annenberg, Pedro Doria & Leila Sterenberg, Mateus Solano& Paula Braun,Mônica Waldvogel,Renata Malkes,Sandra Passarinho,Amora Mautner, Lillian W. Fibe,Esther Jablonski,Glenda Kozlowski, Leila Neubarth,Beatriz Thielmann,Gilberto Braga,Wolf Maya, Mauro Halfeld ,Mário Cohen,Ricardo Waddington,Max Gehringer ,Maurício Kubrusly,Mauro Molchansky,Maurício Sirotsky,Marcelo Rosenbaum,Michel Bercovitch,Fábio Steinberg,Carlos de Lannoy,Roberto Kovalick,Guilherme Weber, Régis Rösing,Caio Blinder,Daniel Filho,Gilberto Braga, Gilberto Leifert, Gilberto Dimenstein ,Walcyr Carrasco,Carlos H. Schroder e o poderoso Ali Kamel diretor chefe responsável e autor do livro Best seller o manual segregador (A Bíblia do racismo,que irônico tem por titulo NÃO SOMOS RACISTA baseado e num monte de inverdades e teses racistas contra os negros afrodescendentes brasileiros) E por Maurício Sherman Nisenbaum (que Grande Otelo, Jamelão , Luis Carlos da Vila e Geraldo Filme chamavam o de racista porque este e o Judeu sionista racista Adolfo Block dono Manchete discriminavam os negros)responsável dirige o humorístico Zorra Total Foi dono da criação de programas e dos programas infantis apresentados por Xuxa(Luciano Szafir)e Angélica(Luciano Hulk) ambas tendo seus filhos com judeus,apresentadoras descobertas e lançadas por ele no seu pré-conceitos de padrão de beleza e qualidade da Manchete TV dominada por judeus sionistas,este BULLIYING NEGLIGENTE PERVERSO da Globo.

    ResponderExcluir
  2. 2 PARTE- A GLOBO BULLIYING NEGLIGENTE PERVERSO da Globo. Humilhante absurdo e desumano que nem ADOLF HITLER fez aos judeus mas os judeu sionistas da TV GLOBO faz para a população negra afro-descendente brasileira isto ocorre em todo lugar do Brasil para nós não tem graça, esta desgraça de Humor racista criminoso, que humilha crianças é desumano para qualquer sexo, cor, raça, religião, nacionalidade etc. o pior de tudo esta degradação racista constrangedora cruel é patrocinada e apoiada por o Sr Ali KAMEL fascista sionista (marido da judia Patrícia Kogut jornalista do GLOBO que liderou dezenas de judeus artistas intelectuais e empresários dos 113 nomes(Manifesto Contra as contra raciais) defendida pela radical advogada Procuradora judia Roberta Kaufmann do DEM e PSDB e o Senador Demóstenes Torres que foi cassado por corrupção)TV Globo esta mesma que fez anuncio constante do programa (27ª C.E. arrecada mais de R$ 10,milhões reais de CENTARROS para esmola da farsa e iludir enganando escondendo a divida ao BNDES de mais de 3 bilhões dólares dinheiro publico do Brasil ) que tem com o título ‘A Esperança é o que nos Move’, show do “Criança Esperança”de 2012 celebrará a formação da identidade brasileira a partir da mistura de diferentes etnias) e comete o Genocídio racista imoral contra a maior parte do povo brasileiro é lamentável que os judeus se divirtam com humor e debochem do verdadeiro holocausto afro-indigena brasileiro o Judeu Sergio Groisman em seu Programa Altas Horas e assim no Programa Encontro com a judia Fátima Bernardes riem e se divertem.(A atriz judia Samantha Schmütz em papel de criança um estereótipo desleal e cruel se amedronta diante aquela mulher extremamente feia) para nós negros afros brasileiros a Rede GLOBO promove incentiva preconceitos raciais que humilha e choca o povo brasileiro. Organização Negra Nacional Quilombo ONNQ 20/11/1970 – REQBRA Revolução Quilombolivariana do Brasil - Organização Negra Nacional Quilombo ONNQ

    ResponderExcluir