terça-feira, 20 de outubro de 2009

O MUNDO DE SOFIA

O Mundo de Sofia


Através de Sofia uma menina que vai completar quinze anos... A história começa quando Sofia encontra em sua caixa de correio uma carta anônima endereçada a ela, a partir daí passa a receber cartões postais, bilhetes de um Major do Líbano para ser entregue à sua filha uma menina chamada Hilde que também fará aniversario na mesma data que ela, porém da qual ela nada sabe.
Apesar de nunca ter ouvido falar nesse estranho Major Sofia vai percebendo que ele sabe tudo sobre ela. O autor parte dessa premissa para desenrolar todo o romance que envolve os leitores em um mundo de fantasia do qual todos mergulhará no fascinante mundo da filosofia ocidental. Pois um professor de filosofia vai explicando a Sofia de uma maneira muito especial os principais pensamentos filosóficos ocidentais, e o leitor voa junto com a heroína por um caminho vívido onde o autor desvenda o mais complexo da filosofia em formas de cartas ou de conversas amigáveis e bastante informais.
O autor usa todos os recursos que consegue para deixar a filosofia algo de fácil entendimento, usando brinquedos e até formas de bolo para explicar a teoria platônica das idéias. As lições de filosofia são tiradas do dia a dia de Sofia, e nesse contexto a presença de Hilde e seu pai que está distante o Major se torna muito presentes para Sofia, o desfecho da história promete ser no dia do aniversário de Sofia e Hilde, pois o Major promete a Hilde um presente que vai deixar claro para Sofia todo o mistério.
O professor continua presente todo o tempo, Sofia não compreende porque sonha com Hilde, a vê, fala com ela, mas a outra menina nunca responde ou dá sinal de estar vendo-a também. Tudo parece tão estranho até chegar o aniversário de Hilde e o pai lhe darem um livro chamado O Mundo de Sofia, livro esse que a própria Sofia também recebeu igual.
O mistério fora desvendado, Sofia, o professor e todos que faziam parte de sua vida não passavam de personagens do livro que o Major escreveu para que a filha Hilde soubesse tudo sobre Filosofia de uma maneira que nunca mais esquecesse. Apesar de Sofia de inicio ficar triste por não ser uma menina real, o professor lhe mostrou que ela como personagem seria eterna, e poderia ajudar muitas outras meninas a aprenderem sobre filosofia.
Cesar frança

Nenhum comentário:

Postar um comentário