quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Guerra do Fogo

O filme trata de dois grupos de hominídeos pré-históricos: um que cultuava o fogo como algo sobrenatural e outro que dominava a tecnologia de fazer o fogo. Em termos de linguagem, o primeiro não está muito longe dos demais primatas, emitindo gritos e grunhidos. Esse tipo de comunicação parece ser a primeira manifestação de linguagem do homem, que é a expressão de suas paixões, como a dor e o prazer.
Já o segundo grupo parece ter uma comunicação mais complexa, com maior número de sons articulados. Há outros elementos culturais, como habitações e ritos, mostrando um grau de evolução maior que o do segundo grupo.
No que envolve apenas à questão da linguagem, uma possível interpretação seria a seguinte: em um determinado estágio de sua evolução, o homem, já se locomovendo como bípede e tendo suas mãos livres, aprendeu a manipular instrumentos, a interferir no seu meio e a fazer o fogo entre outras coisas.
A necessidade de preservação desse conhecimento fez com que se adaptassem e se sofisticassem a sua capacidade de comunicação. No começo seu meio de comunicação era por meio de gestos e sons, porém descobriu que os sons poderiam ter outra função e utilidade. Assim como, ao tornarem-se Homo Erectus viu-se com as mãos livres (antes usadas principalmente na locomoção) e descobriu que poderia usá-las para manipular as coisas; assim como, ao tornar-se Homo Sapiens descobriu que poderia usar essa capacidade de manipulação para interferir no seu meio; da mesma forma, descobriu que os órgãos utilizados para funções vitais como a respiração e a digestão, também serviam para emitir sons.
A partir do momento em que aprendeu a diversificar os sons através das articulações, conseguiu aumentar as possibilidades de combinação entre eles. Uma vez estabelecidas determinadas convenções entre os seus semelhantes, possibilitou-se a troca de informações (como a tecnologia de fazer o fogo) de um indivíduo para o outro. A sofisticação da linguagem serviu para facilitar a forma de comunicação entre eles, coisas que talvez apenas gestos e sons não fossem capazes de expressar.Resumo de Eric Eidy Hirose Haraguchi .

Nenhum comentário:

Postar um comentário