sexta-feira, 22 de novembro de 2013

ATO CONTRA O PRECONCEITO RACIAL, POR COTAS NA FACULDADE DE DIREITO SÃO BERNARDO E PELO FERIADO NACIONAL NO DIA 20 DE NOVEMBRO, NA PRAÇA DA MATRIZ-SBCAMPO.

ATO CONTRA O PRECONCEITO RACIAL, POR COTAS NA FACULDADE DE DIREITO SÃO BERNARDO E PELO FERIADO NACIONAL NO DIA 20 DE NOVEMBRO,  NA PRAÇA DA MATRIZ-SBCAMPO.



Mês da Consciência Negra: Lutando por nossos direitos!

        Você percebeu que os alimentos aumentaram de preço? E o aluguel então? Nós trabalhadores produzimos a riqueza do mundo, mas nós que sofremos com a exploração no sistema capitalista.
 E o pior: Alguns trabalhadores são mais explorados que outros. São os trabalhadores negros e negras.
Não é injusto que trabalhadores negros e negras tenham salários menores? Pois é, recebem 40% menos. E a mulher negra, então? Menos ainda.  
Além disso, os empresários tiram os direitos trabalhistas e terceiriza os serviços. Conclusão: Lucram mais e os trabalhadores negros ganham menos.
Desemprego? Negros e negras são maioria. Observe no comércio: Uma parte dos comerciantes é racista e não contrata negras e negros para trabalharem nas lojas (e as do shoppings, nem se fala!)
Nas favelas e periferias, negros e negras também é a maioria. Não é à toa que nas manifestações se diz para parar de pagar banqueiro e construir moradia, é justo!
Inventaram que "cidadão" é branco e impuseram que ser negro é para ser humilhado ou considerado "suspeito". Aí vem a polícia, nem quer saber se é trabalhador ou não, bate, atira. Lembra do Amarildo, do Douglas e de tantos outros que você ficou sabendo que a polícia matou? Então, a cada três pessoas assassinadas, duas são negras.
Tem toda uma violência psicológica e física contra a população negra. É uma violência generalizada que passa por várias esferas do Estado até chegar à violência física (via PM). Vem desde o período da escravidão. Antes era o capitão do mato, agora são os policiais. Os governos e empresários se beneficiam com isso. Mas, nós não aceitamos isso!

Unindo todos os trabalhadores
Essa situação tem explicação: a exploração capitalista. Também é resultado de 350 anos de escravidão. E o discurso de que somos todos iguais, você acredita? Enquanto alguns acreditam, um punhado continua enriquecimento. É tão desigual em tudo, que nem os governos aplicam a lei (10639) que exige o ensino da história negra nas escolas.
Somos uma só classe: a classe trabalhadora. A luta contra as desigualdades e contra o racismo é de negros e não negros! Explorado luta ao lado de outro explorado para transformar essa sociedade!

Vem pra rua!
Dos governos – Federal (PT) e estaduais (PSDB) nenhuma medida para acabar com os problemas dos trabalhadores, mesmo depois de tantas manifestações esse ano.
Nada muda sem muita luta! O Dia 20 de Novembro é para protestarmos contra tudo isso e para que se transforme em Feriado Nacional, pela contribuição que a população negra deu e dá para a produção da riqueza no país.

Por cotas raciais proporcionais na Faculdade de Direito São Bernardo já!
A Faculdade de Direito de São Bernardo é pública (autarquia), mas não tem cotas raciais. Cotas não resolvem os problemas de exclusão dos negros, queremos o fim do vestibular, mas é um passo para reparar as décadas de exclusão, num país em que menos de 5% dos negros estão nos cursos superiores.

23 DE NOVEMBRO (sábado)  São Bernardo, 16 horas Em frente à Igreja Matriz

Convocam você pra luta: Oposição Servidores de Santo André, APEOESP Santo André e São Bernardo, CSP-Conlutas ABC, SINTUFABC, Intersindical ABC, Ocupação Novo Pinheirinho, TLS ABC, MPL ABC, LERQI, Comitê Regional Unificado Contra o Aumento da Passagem, PSOL SBC e Santo André, Espaço Socialista.

Contato SBCampo: coordenacaosbc@terra.com.br    Santo André:    subsedeapeoesp@yahoo.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário