quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Documentos históricos sobre o Movimento Negro.

Documentos históricos sobre o Movimento Negro .

O movimento negro está em luto.
O Professor, pesquisador e poeta Oliveira Ferreira da Silveira faleceu em 01/01/2009 em Porto alegre, Rio grande do Sul. A sua contribuição foi marcante para o movimento negro, destacando-se como proponente da data e do grande movimento que se espalhou pelo Brasil inteiro que é o Dia Nacional da Consciência Negra.
Não convencido com o conteúdo histórico da abolição da escravatura que ocorreu em 13 de maio de 1888, assinada pela princesa Isabel, juntamente com outros militantes, instituíram o dia 20 de novembro como um contraponto ao dia 13 de maio, resgatando assim os verdadeiros protagonistas da luta contra a escravidão no Brasil.
 Sem muitos dados para dar consistência a sua busca, ele começa a pesquisar e transforma a história do Quilombo dos Palmares num fato com  conteúdo real contrário à lei áurea do império.
A referência histórica é o dia em que assassinaram Zumbi dos Palmares em 20/11/1695.
Com os dados históricos em mãos ele batizou o movimento de Palmares, organizando e registrando, e, em 20/11/1971, no clube Marcilio Dias, institui pela primeira vez o DIA NACIONAL DA CONSCIENCIA NEGRA.
A luta e o movimento negro ganharam visibilidade, com base nesta referencia histórica e em outras bandeiras de luta, ganham corações e mentes e a história é recolocada no seu devido lugar.
Hodiernamente, o dia 20 de novembro já é feriado em dezenas de cidades brasileiras.
O Presidente Lula deveria mandar para o congresso uma PEC denominada “Lei Oliveira Silveira”, instituindo o Feriado Nacional de 20 de Novembro como o dia NACIONAL DA CONSCIENCIA NEGRA, em reconhecimento a sua contribuição e a do movimento negro no Brasil inteiro.           Com essa medida, daria um tratamento uniforme aos municípios brasileiros, sem a discriminação que existe hoje.
Um exemplo clássico dessa discriminação é o município de SBC, que se transformou numa verdadeira ilha de preconceito na região, pois é a única cidade que não comemora o referido  feriado.
Em 1989, através do nosso mandato, a Câmara Municipal aprovou a Semana da Consciência Negra e posteriormente apresentei o projeto de lei do Feriado Municipal com a seguinte justificativa:“Entendemos plenamente justificada mais essa homenagem a Zumbi dos Palmares, para que o povo do município de São Bernardo do Campo, comemore o Dia Nacional da Consciência Negra. A tramitação do projeto de Lei nº 104/2001, de autoria do edil Aldo Santos, protocolada na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, está amparada no art. 106, § 2º, do Regimento Interno. Uma vez demonstrada a relevância do nosso projeto, esperamos contar com o apoio dos N. Vereadores quanto a sua apreciação”.
Os prefeitos são contra a nossa luta e nada fazem para viabilizar essa tão importante reivindicação.
Espero que o Prefeito Luiz Marinho institua ainda esse ano o feriado de 20 de novembro, uma vez que consta no seu plano de governo referido feriado. A luta e a poesia de Oliveira Silveira estão em perfeita sintonia com pensamento Bertolt Brecht: “Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis"
Lutar é preciso!
Aldo Santos: Ex-vereador de SBC e membro da direção nacional do P-sol.
(documento escrito em 2009)



Nenhum comentário:

Postar um comentário