terça-feira, 12 de novembro de 2013

Já entre os que aderiram a outros candidatos – Aldo Santos (Psol),..


Marinho cai e leva nota 5,6 em São Bernardo




Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
Publicado em domingo, 10 de novembro de 2013 às 11:20

A população de São Bernardo reduziu a nota dada ao prefeito Luiz Marinho (PT) na segunda avaliação de gestão municipal promovida pelo DGABC Pesquisas. Em junho, a atuação do petista recebeu nota 6,1. Agora, os dez meses do segundo mandato do chefe do Executivo são considerados nota 5,6.
Despencou também o índice de aprovação ao trabalho de Marinho. Há cinco meses, 44,1% dos moradores elogiaram a condução do segundo mandato do petista. Nesta sondagem, 34,7% classificaram como ótima (4%) ou boa (30,7%) a gestão – queda de 9,4 pontos percentuais.
O percentual de rejeição ao governo subiu 8,6 pontos, passando de 18% para 26,6%. O de regular variou dentro da margem de erro de 5%, subindo levemente de 34,9% para 36,9%.
A queda da popularidade de Marinho se explica muito na série de denúncias feitas pelo Diário desde o início do ano e pela pouca vontade do prefeito de apurar indícios de irregularidades em sua administração.
Entre os escândalos estão casos de nepotismo no Paço; contratação de empreiteira cujo sócio é laranja para construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador; duplicidade de atuação do secretário de Saúde, Arthur Chioro (PT), que tem empresa de consultoria prestando serviços a outras prefeituras; e compra com suspeita de superfaturamento de salsichas de peru congeladas. Todos os episódios são investigados pelo Ministério Público.
O governo Marinho é mais mal avaliado entre os munícipes com maior grau de escolaridade. Entrevistados que declararam ter Ensino Superior completo deram nota 4,9 ao trabalho do petista, sendo que, desta fatia, 35,5% reprovam a administração. Munícipes considerados analfabetos ou com Ensino Fundamental incompleto ofereceram nota 6,2 para o prefeito.
ELEITORADO RIVAL
Eleitores do deputado estadual Alex Manente (PPS), principal adversário do petista no pleito do ano passado, reduziram o conceito do governo Marinho. Em junho, a nota do prefeito entre os apoiadores do popular-socialista foi 4,9. Após cinco meses, o índice é de 4,7.
Apenas 9,8% desse eleitorado aprovaram os dez meses do segundo mandato do ex-ministro do Trabalho e da Previdência na Prefeitura (ninguém classificou o governo como ótimo). A atuação do petista foi reprovada por 45,1% dos eleitores de Alex.
Já entre os que aderiram a outros candidatos – Aldo Santos (Psol), Ademir Silvestre (PSC) ou Lígia Gomes (PSTU) – a nota de Marinho é 4,4. Mesmo conceito a quem anulou ou votou em branco.
O DGABC Pesquisas ouviu 400 pessoas no dia 6.
Trânsito e transporte coletivo são criticados pela população
A Mobilidade Urbana é a área mais criticada pelo eleitorado de São Bernardo, segundo o DGABC Pesquisas. A população deu nota 4 para o trânsito – índice menor, inclusive, ao oferecido em junho, quando os entrevistados classificaram com nota 4,2 o setor.
Além dos tradicionais congestionamentos na região central de São Bernardo e nas divisas com Diadema e São Paulo, o motorista teve de lidar com problemas numa das obras mais divulgadas pelo prefeito: a nova Avenida Lions, de ligação com Santo André.
O Diário contabilizou seis quebras das grades da avenida que consumiu R$ 39 milhões do Paço. A última medida adotada pela construtora OAS, responsável pela obra, foi soldar placas de concreto no lugar das antigas grades de ferro.
Outra área questionada pelos moradores foi o transporte coletivo, que conquistou nota 4,3. Está no planejamento do Paço a construção de 11 corredores exclusivos de ônibus na cidade, com recursos do governo federal e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O principal deles será o Leste/Oeste, que interligará a Avenida Tiradentes, no bairro Santa Terezinha, à Rodovia dos Imigrantes.
Os corredores Alvarenga, João Firmino e Rudge Ramos estão na primeira etapa de abertura de faixas exclusivas aos coletivos. As avenidas Faria Lima, Rotary, Capitão Casa, Castelo Branco e Ferrazópolis, Rua Jurubatuba e estradas do Montanhão e Galvão Bueno também têm previsão de obras de Mobilidade Urbana.
Atendimento em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e hospitais municipais, ambas com nota 4,5, foi outro setor com rejeição popular. Há, na rede pública, falta de médicos, o que prejudica o funcionamento dos equipamentos básicos de das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento 24 horas).
O setor mais bem avaliado pelo munícipe foi a limpeza e varrição de ruas, trabalho vinculado à Secretaria de Serviços Urbanos, comandada por Tarcísio Secoli (PT), cotado para sucessão de Marinho em 2016 ao lado do presidente do São Bernardo Futebol Clube, Luiz Fernando Teixeira (PT).
A atuação das Emeis (Escolas Municipais de Ensino Infantil), no período de pré-escola, está na segunda colocação da avaliação, com nota 6,5. Antes na vice-liderança do ranking, a manutenção de parques e praças despencou para quinta colocação, reduzindo a nota de 6,4 para 5,8.

Número de otimistas com governo regride para 41,9%
De acordo com o DGABC Pesquisas, reduziu o número de otimistas com o segundo mandato do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT). Se em junho 52,9% tinham expectativa de que a gestão iria melhorar, em outubro o índice é de 41,9% – retração de 11 pontos percentuais.
Em contrapartida, subiu a quantidade de moradores que acreditam que a administração irá piorar até 2016, de 12,4% há cinco meses para 15,2%. Entre os que avaliam que o governo ficará estagnado, o percentual cresceu de 28,8% para 38,1%.
O resultado é interpretado pela série de obras em atraso do governo Marinho, a despeito dos altos gastos com publicidade. O Hospital de Clínicas, por exemplo, mudou quatro vezes de data de inauguração – está previsto, agora, para o dia 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário