Os materiais estão disponíveis no site da subsede de São Bernardo do Campo www.apeoespsbc.com.br, ou clique no link que está em azul para ter o acesso.
EDUCADOR / DOCENTE
·
(EDUCADOR)
BRASIL CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL – 1988. (Artigos 5º,
6º; 205 a 214)
·
(EDUCADOR)
BRASIL LEI Nº 8.069,
DE 13 DE JULHO DE 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança do Adolescente – ECA
(Artigos 1º a 6º; 15 a 18; 60 a 69)
·
(EDUCADOR)
BRASIL. LEI Nº 9.394,
DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação
Nacional – LDB
·
(EDUCADOR)
SÃO PAULO. DECRETO Nº 55.588, DE 17 DE MARÇO DE 2010. Dispõe sobre o
tratamento nominal das pessoas transexuais e travestis nos órgãos públicos do
Estado de São Paulo e dá providências correlatas
·
(EDUCADOR)
CORTELLA,
Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: Fundamentos epistemológicos e
políticos. 14. ed., São Paulo, Cortez, 2011.
·
(EDUCADOR)
LA TAILLE,
Yves. DANTAS, Heloisa e OLIVEIRA, Marta Kohl de, Piaget, Vygotsky, Wallon:
teorias psicogenéticas em discussão. 24. ed. São Paulo: Summus, 1992.
https://drive.google.com/?authuser=0#folders/0B_DVk_bTBB1AX3hLdHBreXdOeEE
·
(EDUCADOR)
MORIN,
Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro, UNESCO/Cortez Editora,
cap. III e IV, p. 47-78, e cp. VI, 93-104, 2000.
·
(EDUCADOR)
RIOS,
Terezinha Azerêdo. Ética e competência. 20. ed., São Paulo: Cortez, 2011.
·
(EDUCADOR)
SAVIANI,
Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas; Autores
Associados, 2010.
·
(EDUCADOR)
BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004. Institui Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o
Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (anexo o Parecer CNE/CP
nº 3/2004);
·
(DOCENTE)
MOREIRA,
Antonio Flavio Barbosa. Currículo, diferença cultural e diálogo. Revista
Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79. Agosto/2002, p. 15-38.
·
(EDUCADOR)
LUCKESI,
Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar, 22. ed., São Paulo: Cortez
Editora, 2011.
·
(EDUCADOR)
FREIRE,
Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011.
·
(EDUCADOR)
FREITAS,
Luiz Carlos de. Eliminação Adiada: o ocaso das classes populares no interior da
escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educação e Sociedade,
Campinas, vol. 28. n.100 – Especial, p.965-987, out. 2007.
·
(EDUCADOR)
BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 30 DE MAIO DE 2012. Estabelece
Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (anexo o Parecer
CNE/CP nº 8/2012)
·
(DOCENTE) SILVA, Tomaz Tadeu
da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. ed. Belo
Horizonte: Editora Autêntica, 2004.
·
(DOCENTE) FREURI, Reinaldo
Matias. Educação intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: Editora
DPA, 2003.
·
(EDUCADOR)
SÃO PAULO. DELIBERAÇÃO CEE Nº 9/97. Institui, no sistema de ensino do Estado de
São Paulo, o regime de progressão continuada no ensino fundamental. (Indicação
CEE nº 8/97 anexa)
·
(EDUCADOR)
SÃO PAULO
(Estado). Secretaria da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo
para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio: documento de apresentação.
São Paulo: SE, 2012, p. 7-20.
Disponível
em: \<http://www.rededosaber.
sp.gov.br/portais/EnsinoFundCicloII/Materiais/tabid/1044/
Default.aspx \> Acesso em: 18 jul.2013.
·
(EDUCADOR)
BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010. Define Diretrizes
Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (anexo o Parecer CNE/CEB
nº 7/2010)
·
(DOCENTE) TARDIF, Maurice; LESSARD,
Claude. O
trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de
interações humanas. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2005.
·
(DOCENTE) ABRAMOVAY, Miriam;
CASTRO, Mary Garcia; SILVA, Lorena Bernadete. Juventudes e sexualidade.
Brasília: UNESCO Brasil, 2004.
Disponível
em: \<http://unesdoc.unesco.org/
images/0013/001339/133977por.pdf\> Acesso em: 05 jul. 2013.
·
(EDUCADOR)
TEIXEIRA,
Anísio. A escola pública universal e gratuita. Revista Brasileira de Estudos
Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.26, n.64, out./dez. 1956. p.3-27.
·
(EDUCADOR)
GATTI,
Bernadete Angelina; BARRETO, Elba de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso.
Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2001.
·
(EDUCADOR)
BRASIL
Secretaria de Educação Especial. Politica Nacional de Educação Especial na
perpextiva da educação inclusiva. Brasilia, MEC/SEESP, 2008
TEXTO NA ÍNTEGRA -https://drive.google.com/?authuser=0#folders/0B_DVk_bTBB1AX3hLdHBreXdOeEE
·
(EDUCADOR)
CARVALHO,
Rosita Edler. Educação Inclusiva com os Pingos nos Is. 2. ed. Porto Alegre:
Mediação, 2005.
·
(EDUCADOR)
BRASIL.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas
transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
·
(EDUCADOR)
SACRISTÀN,
J. Gimeno; PÉREZ GOMES, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto
Alegre: ARTMED, 2000.
·
(DOCENTE)
ZABALA,
Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre:
Artmed, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário