segunda-feira, 31 de março de 2014

Conteúdo de filosofia para o primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio.

CONTEÚDO PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
Algumas  sugestões  de conteúdo para o ensino de Filosofia no ensino médio brasileiro. Defendemos a elaboração de um novo conteúdo escrito a partir dos educadores que estão no chão da escola. Enquanto isso não acontece, apresentamos  essa contribuição    que deverá ser adequada pelo professor junto ao corpo  docente e discente, que difere de comunidade para comunidade. Sugerimos também alguns tópicos do material  didático disponível, bem como outras referências bibliográficas.
O objetivo dessa contribuição é abrir o debate sobre o currículo escolar a partir da realidade filosófica  em que vivemos.


Conteúdo de filosofia para o primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio.

1º BIMESTRE


Apresentação pessoal e pedagógica do professor aos alunos e dos alunos entre si. Após esse importante momento discutir com os educandos o planejamento coletivo do ano letivo. Devemos sempre considerar as demandas e expectativas dos alunos em relação a Filosofia. Devemos sugerir conteúdo a partir do mundo do trabalho, da evolução humana  e da  manifestação econômica e cultural  na história  universal da filosofia.
Como parte do processo educacional, no início do ano letivo é fundamental a organização e eleição do conselho de Escola e do Grêmio livre Estudantil. Uma aula prática  de educação participativa e de democracia representativa na unidade escolar.

- Introdução e a importância da Filosofia em nosso cotidiano;
- Introdução e aprofundamento da Filosofia Antiga e contato com os Filósofos e textos clássicos;

- Contraponto: O Modo de produção escravista e outros ;
- Introdução e aprofundamento a Filosofia Medieval, contato com os Filósofos e textos clássicos; Contraponto sobre a Transição do Escravismo ao Feudalismo;
- Os mitos universais e a mitologia Africana.

-A filosofia presente e ausente no – calendário:

Proposta de trabalho e pesquisa sobre o dia internacional das mulheres, com conteúdo correspondente a cada ano letivo;
-Jornada de lutas dos Estudantes, tendo como referência o dia 28 de março, com exposições e debates sobre o papel da juventude na transformação da sociedade;
-Dia de luta pela reforma agrária, 17 de abril  cada ano, (Debates sobre a reforma  agrária, as ocupações urbanas  e os conflitos sociais  concernentes);
-19 de Abril (Dia do índio) Texto e contexto;
-21 de março, dia internacional de denunciar o racismo e a xenofobia.

Vídeos e contexto:

-A guerra do Fogo, o processo evolutivo e o espanto diante conhecimento produzido;
-Sociedade dos poetas mortos e a contestação da formalidade institucional; 
-Kirikú e a feiticeira e a mitologia das comunidades africanas;
-Diários de Motocicleta e o necessário desafio que a juventude deve  experimentar;
-Olga e a luta por um mundo novo;
-1492, A conquista do Paraíso, ou a destruição e a imposição do inferno pré-capitalista;
- Alexandria- diante da transição cultural e religiosa e compromisso radical com a filosofia;
-Spartacus e a luta histórica dos escravizados.

2° Bimestre

Devemos sempre considerar as demandas e expectativas dos alunos em relação a Filosofia. Devemos sugerir conteúdo a partir do mundo do trabalho, da evolução humana  e da manifestação econômica e cultural  na história  universal da filosofia.
- Introdução e aprofundamento da Filosofia Moderna e contato com os Filósofos e textos clássicos;

- Introdução da Filosofia contemporânea e contato com os Filósofos e textos clássicos;
- Contraponto : modo de produção Feudal;


A filosofia presente e ausente no calendário:

-1°de maio, Texto e contexto;
-13 de maio, dia de denunciar  a tragédia da escravidão e a farsa da abolição;
- Filosofia e poesia: O analfabeto Político de Bertold Brecht;
-O operário em Construção de Vinicius de morais;

- Vídeos e contexto:

- A missão e o contexto filosófico;
-O nome da rosa e o domínio do conhecimento;
-Tempos modernos e o questionamento da revolução industrial;
-A revolução dos Bichos no contexto de grandes transformações.

3° Bimestre

Devemos sempre considerar as demandas e expectativas dos alunos em relação a Filosofia. Devemos sugerir  conteúdo  a partir  do mundo do trabalho  da evolução humana  e da manifestação econômica e cultural  na história  universal da filosofia.
Introdução e aprofundamento da Filosofia contemporânea com introdução a lógica, a ética e a política; contato com os Filósofos e textos clássicos;
Conhecimento das correntes filosóficas e o embate entre o Positivismo, o Marxismo, o anarquismo, o Nazismo e o fascismo e suas influências pelo mundo. A guerra das ideias e as ideias das guerras.
- Contraponto :modo de produção capitalista e a ruptura socialista-comunista;


A filosofia presente e ausente no calendário:

-11 de agosto, dia dos estudantes  e a relação entre o passado, a construção do presente e o futuro  ;
-7 de setembro, A independência das elites e o grito dos excluídos; Relação entre País e Nação;

- Vídeos e contexto:

-Germinal e o  nascente conflito de classe;
-Os dez dias que abalaram o mundo x história real do socialismo;
-A arquitetura  da destruição; o caráter destrutivo do nazismo;
-Capitão Lamarca e as tentativas libertárias;
-Coração valente e a radicalidade ética;
Tiros em Columbine e as consequências de uma sociedade neurotizada.



4° Bimestre

Devemos sempre considerar as demandas e expectativas dos alunos em relação a Filosofia. Devemos sugerir  um conteúdo a partir do mundo do trabalho da evolução humana  e da manifestação econômica e cultural  na história  universal da filosofia
A Introdução e aprofundamento da Filosofia contemporânea, onde o conhecimento filosófico e a práxis como critério da verdade;
Introdução a filosofia da libertação no contexto histórico latino americano tendo como sujeito histórico o nativo
Introdução a filosofia Brasileira a tendo como sujeito histórico o nativo e o escravidão negra;
A colonização econômica pelo mundo e ideias de colonização;
- O imperialismo como fase superior do capitalismo e o contraponto com as experiências da comuna de paris, a revolução Russa, Chinesa, Cubana e o socialismo do século XXI.


A filosofia presente e ausente no calendário

-O conteúdo filosófico dos partidos políticos e as eleições

-15 de outubro, e a temática do educador-educando no contexto de lutas e conquistas;
-15 de novembro e a proclamação da república diante de novos desafios das ruas e desnaturalização das atuais formas de representações;
-Novembro e o mês da consciência negra, tendo como referência o dia 20, 22 e 25 de novembro, em memória as lutas históricas histórica de Zumbi dos Palmares, João Cândido, o Almirante negro, e a luta libertaria da mulher negra,
 
- Vídeos e contexto:

-Os panteras Negras e a politização partidária contra o racismo;
-Os doze anos de escravidão e a tragédia da sujeição humana;
-Malcom X e a militância radical;
-Quanto vale ou é por kilo, os desserviços das ONGs e a contextualização da escravidão ontem e hoje;
-Amistad e a luta jurídica e política pela libertação humana;
-Preciosa e as várias vertentes e possibilidades de leituras.

Trabalho conclusivo no final do ano. Síntese coletiva ou pessoal por escrito e oral sobre o conteúdo estudado durante o ano, num conselho de professores (as)  especificamente  constituído para essa finalidade.

LEITURA COMPLEMENTAR:











ALDO JOSIAS DOS SANTOS
PROFESSOR DE FILOSOFIA





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