CONTEÚDO
PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
Algumas sugestões de conteúdo para o ensino de Filosofia no
ensino médio brasileiro. Defendemos a elaboração de
um novo conteúdo escrito a partir dos educadores que estão no chão da
escola. Enquanto isso não acontece, apresentamos essa
contribuição que deverá
ser adequada pelo professor junto ao corpo docente
e discente,
que difere de comunidade para comunidade. Sugerimos também alguns tópicos do
material didático disponível, bem como
outras referências bibliográficas.
O objetivo dessa contribuição é
abrir o debate sobre o currículo escolar a partir da realidade filosófica em que vivemos.
Conteúdo de filosofia para o
primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio.
1º BIMESTRE
Apresentação
pessoal e pedagógica do professor aos alunos e dos alunos entre si. Após esse
importante momento discutir com os educandos o planejamento coletivo do ano
letivo. Devemos sempre considerar as demandas e expectativas dos alunos em
relação a Filosofia. Devemos sugerir
conteúdo a partir do mundo do trabalho, da evolução humana e da manifestação econômica e cultural na
história universal da filosofia.
Como parte
do processo educacional, no início do ano
letivo é fundamental a organização e eleição do conselho de Escola e do Grêmio
livre Estudantil. Uma aula prática de
educação participativa e de democracia representativa na unidade escolar.
- Introdução
e a importância da Filosofia em nosso cotidiano;
- Introdução
e aprofundamento da Filosofia Antiga e contato com os Filósofos e textos
clássicos;
- Contraponto: O Modo de produção escravista e outros ;
- Introdução
e aprofundamento a Filosofia Medieval, contato com os Filósofos e textos clássicos;
Contraponto sobre a Transição do Escravismo ao Feudalismo;
- Os
mitos universais e a mitologia Africana.
-A filosofia presente e ausente no –
calendário:
Proposta de trabalho e pesquisa
sobre o dia internacional das mulheres, com conteúdo correspondente a cada ano
letivo;
-Jornada de lutas dos Estudantes,
tendo como referência o dia 28 de março, com exposições e debates sobre o papel
da juventude na transformação da sociedade;
-Dia de luta pela reforma agrária,
17 de abril cada ano, (Debates sobre a reforma agrária, as
ocupações urbanas e os conflitos sociais concernentes);
-19 de Abril
(Dia do índio) Texto e contexto;
-21 de março, dia internacional de
denunciar o racismo e a xenofobia.
Vídeos e contexto:
-A guerra do Fogo, o processo evolutivo e o espanto
diante conhecimento produzido;
-Sociedade dos poetas mortos e a
contestação da formalidade institucional;
-Kirikú e a feiticeira e a mitologia
das comunidades africanas;
-Diários de Motocicleta e o
necessário desafio que a juventude deve experimentar;
-Olga e a luta por um mundo novo;
-1492, A conquista do Paraíso, ou a
destruição e a imposição do inferno pré-capitalista;
- Alexandria- diante da transição
cultural e religiosa e compromisso radical com a filosofia;
-Spartacus e a luta histórica dos
escravizados.
2° Bimestre
Devemos
sempre considerar as demandas e expectativas dos alunos em relação a Filosofia.
Devemos sugerir conteúdo a partir do mundo do trabalho, da evolução
humana e da manifestação econômica e
cultural na história universal da filosofia.
-
Introdução
e aprofundamento da Filosofia Moderna e contato com os Filósofos e textos
clássicos;
-
Introdução
da Filosofia contemporânea e contato com os Filósofos e textos clássicos;
-
Contraponto
: modo de produção Feudal;
A filosofia presente e ausente no
calendário:
-1°de maio, Texto e contexto;
-13 de maio, dia de denunciar
a tragédia da escravidão e a farsa da abolição;
- Filosofia e poesia: O analfabeto
Político de Bertold Brecht;
-O operário em Construção de
Vinicius de morais;
- Vídeos e contexto:
- A missão e o contexto filosófico;
-O nome da rosa e o domínio do
conhecimento;
-Tempos modernos e o questionamento
da revolução industrial;
-A revolução dos Bichos no contexto
de grandes transformações.
3° Bimestre
Devemos
sempre considerar as demandas e expectativas dos alunos em relação a Filosofia. Devemos sugerir conteúdo a
partir do mundo do trabalho da evolução humana e da manifestação econômica e cultural na
história universal da filosofia.
Introdução e
aprofundamento da Filosofia contemporânea com introdução a lógica, a ética e a
política; contato com os Filósofos e textos clássicos;
Conhecimento das correntes
filosóficas e o embate entre o Positivismo, o Marxismo, o anarquismo, o Nazismo
e o fascismo e suas influências pelo mundo. A guerra das ideias e as ideias das
guerras.
-
Contraponto
:modo de produção capitalista e a
ruptura socialista-comunista;
A filosofia presente e ausente no
calendário:
-11 de agosto, dia dos
estudantes e a relação entre o passado, a construção do presente e o
futuro ;
-7 de setembro, A independência das
elites e o grito dos excluídos; Relação entre País e Nação;
- Vídeos e contexto:
-Germinal e o nascente
conflito de classe;
-Os dez dias que abalaram o mundo x
história real do socialismo;
-A arquitetura da destruição;
o caráter destrutivo do nazismo;
-Capitão Lamarca e as tentativas
libertárias;
-Coração valente e a radicalidade
ética;
Tiros em Columbine e as
consequências de uma sociedade neurotizada.
4° Bimestre
Devemos
sempre considerar as demandas e expectativas dos alunos em relação a Filosofia. Devemos sugerir um conteúdo a partir do
mundo do trabalho da evolução humana e da manifestação econômica e
cultural na história universal da filosofia
A Introdução
e aprofundamento da Filosofia contemporânea, onde o conhecimento filosófico e a
práxis como critério da verdade;
Introdução a
filosofia da libertação no contexto histórico latino americano tendo como
sujeito histórico o nativo
Introdução a
filosofia Brasileira a tendo como sujeito histórico o nativo e o escravidão
negra;
A
colonização econômica pelo mundo e ideias de colonização;
- O imperialismo como fase superior
do capitalismo e o contraponto com as experiências da comuna de paris, a
revolução Russa, Chinesa, Cubana e o socialismo do século XXI.
A filosofia
presente e ausente no calendário
-O conteúdo filosófico dos partidos
políticos e as eleições
-15 de outubro, e a
temática do educador-educando no contexto de lutas e conquistas;
-15 de novembro e a
proclamação da república diante de novos desafios das ruas e desnaturalização
das atuais formas de representações;
-Novembro e o mês da
consciência negra, tendo como referência o dia 20, 22 e 25 de novembro, em
memória as lutas históricas histórica de Zumbi dos Palmares, João Cândido, o
Almirante negro, e a luta libertaria da mulher negra,
- Vídeos e contexto:
-Os panteras Negras e a politização
partidária contra o racismo;
-Os doze anos de escravidão e a
tragédia da sujeição humana;
-Malcom X e a militância radical;
-Quanto vale ou é por kilo, os
desserviços das ONGs e a contextualização da escravidão ontem e hoje;
-Amistad e a luta jurídica e
política pela libertação humana;
-Preciosa e as várias vertentes e
possibilidades de leituras.
Trabalho conclusivo no final do ano.
Síntese coletiva ou pessoal por escrito e oral sobre o conteúdo estudado
durante o ano, num conselho de professores (as) especificamente
constituído para essa finalidade.
LEITURA COMPLEMENTAR:
ALDO JOSIAS DOS SANTOS
PROFESSOR DE FILOSOFIA
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