sábado, 12 de outubro de 2013

PREPARANDO O MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA :EIXO TEMÁTICO: VEM PRA RUA VEM; VEM PRA LUTA VEM.

PREPARANDO O MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

EIXO TEMÁTICO: VEM PRA RUA VEM; VEM PRA LUTA VEM.

Conforme aprovado pela APEOESP-SBC em comum acordo com  os professores e gestão da Escola Estadual Maria Osório Teixeira, no dia 9 de novembro abriremos as atividades da Consciência Negra no município. As atividades serão desenvolvidas pelo corpo docente e discente, bem como, contará ainda com exposição de Máscaras, pinturas e outras atividades culturais que o sindicato viabilizará.


EIXO TEMÁTICO: VEM PRA RUA VEM; VEM PRA LUTA VEM.

Esse eixo está dentro do contexto dos movimentos e da juventude que foram as ruas a partir do mês de junho/julho com desdobramentos ainda presentes nos dias atuais.
As atividades terão início com abertura das 12 às 13 horas na unidade escolar, seguido de outras manifestações culturais e debates sobre, a diáspora, os interesses econômicos  em torno da escravidão, a matriz religiosa africana ainda hoje vítima de  preconceito nos dias atuais, além de outras atividades como congada, sambas e pagodes.

Sugestão de Filmes:Amistad, Zumbi,Panteras negras,Quanto vale ou é por quilo,Navio Negreiro,A preciosa,A cor púrpura e outros.

Livros: Livros de Alfredo Buollos; Dom Obá ll,Capitão Mouro;Casa Grande e Senzala, No coração da África,Almílcar Cabral e a crítica ao Colonialismo, Mato, Palhoça e Pilão e outros.
Sugestão de atividades: sugerimos que outras unidades escolares também organizem atividades alusivas ao Mês da Consciência negra. O sindicato disponibilizara o apoio necessário, bem como professores  disponíveis para  fazer debates  nas unidades escolares, filmes e livros.

Comissão Antirracismo da APEOESP-SBC


Nenhum comentário:

Postar um comentário