Aldo,
Bom dia.
Publicada hoje no DO do
Legislativo a indicação sobre Filosofia no currículo.
Abraço
Edson Gabriel
Gab. Dep. Giannazi
INDICAÇÃO Nº 3973/2013
INDICO, nos termos do artigo 159 da XIV Consolidação do Regimento Interno, ao Excelentíssimo
Senhor Governador do Estado que determine à Secretaria de Educação estudos com a finalidade de se
incluir FILOSOFIA como matéria obrigatória no currículo oficial em todos os
níveis do ensino fundamental e médio das escolas da Rede de Ensino do Estado de
São Paulo.
Justificativa
Há 2.500 anos a
filosofia vem navegando no universo do conhecimento e da sabedoria humana. Com
a sistematização do pensamento a partir do mundo grego ela vem definindo o jogo
político, instituindo e derrubando governos, questionando os modos de produção
e instituindo novos poderes. Questiona conceitos morais e éticos, desvenda
fenômenos religiosos, provoca revoluções e justificativas processuais, numa
cronologia ascendente, ora a partir de eixos cronológicos, ora a partir dos
modos de produção existentes, buscando esclarecer e enaltecer a vida do homem
no planeta e a sua finitude ou não, ao mesmo tempo em que se renova a cada
instante para estabelecer as diretrizes do pensamento educacional e das
transformações e revoluções necessárias e urgentes.
Do ponto de vista econômico e das
relações de produção devemos rever nossas afinidades filosóficas diante do
mundo do trabalho, estabelecer a reflexão a partir do seu caráter ontológico e
fundante que o mesmo representa.
As observações do pensamento a
partir da evolução humana estabelecem momentos de superações como no filme a
guerra do fogo, como na expressão do pensamento de Engels: “a transformação do
macaco em homem”, os modos de produção vêm definindo e delineando os embates de
classe, as teorias de Marx fundamentando e combatendo o positivismo ainda
militante, assim como o capitalismo em sua profundidade, nos remete a
necessidade de darmos um passo a frente do ponto de vista conceitual e da
práxis humana, revolucionando as aspirações pedagógicas rumo a edificação do homem
e do mundo novo que devemos revolucionariamente construir.
No manual do professor do livro
“Iniciação à filosofia”, da filósofa Marilena Chauí, primeira edição de 2011,
publicado pela Editora Ática, na pagina três, ela define e afirma que a
filosofia “Está presente na vida de todos nós. No mundo ocidental, costuma-se
dizer que remonta aos gregos. De uma perspectiva mais ampla, podemos dizer que
ela está presente na vida do ser humano desde um tempo imemorial, anterior às
primeiras civilizações. Dos primórdios do Homo sapiens até as primeiras
organizações humanas, cada atitude individual ou coletiva, cada fenômeno físico
ou avanço técnico, cada nova percepção dos meandros da alma humana foi
entremeada por ações passíveis de analise filosófica”.
A presença da Filosofia no currículo
escolar é uma luta de longo tempo, mas contínua e efetiva, pela volta e
inclusão definitiva dessa área do conhecimento na escola. Retomando o que
escreveu a professora Marilena Chauí, uma das estudiosas, professoras e
intelectuais mais respeitadas no país, “a Filosofia está presente na vida de
todos nós.”, cabe acrescentar: presente na vida de todos nós cotidianamente.
Neste sentido, tanto quanto qualquer
uma das disciplinas já escaladas para compor o currículo da escola fundamental,
a Filosofia deve ter o seu lugar de direito. E com isso, contribuir para dar
mais sentido ao mundo contemporâneo. Pressuposto já reconhecido pela rede
privada que adota a Filosofia no currículo de séries/anos do ensino
fundamental.
A proposta ora encaminhada
através desta INDICAÇÃO foi apresentada e sustentada pelos educadores membros
da Associação de Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo –
APROFFESP e também serviu de base para a elaboração de um Projeto de Lei sobre
o mesmo tema que tramita nesta casa.
Sala das Sessões,
em outubro de 2013.
a) Carlos Giannazi
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