terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Parabéns vila lulaldo pelos 24 anos de existência

parabéns vila lulaldo pelos 24 anos de existência


VILA LULALDO, UMA conquista  DO MOVIMENTO ORGANIZADO.

No dia 3 de dezembro de 2013, completa 24 a ocupação vitoriosa denominada pelos moradores de Vila Lulaldo. Essa ocupação aconteceu no dia 03 de dezembro de 1989, num domingo a tarde, por decisão dos moradores, mediante descaso e  omissão do Prefeito à época, Maurício soares e  seus antecessores.
Esses ocupantes moravam na vila jurubeba, e  temendo morrerem soterrados, diante de uma forte  tempestade, foram  obrigados a tomarem uma decisão radical ao ocuparem  essa área  para não morrerem nos escombros .
Parte das famílias sem alternativas  ficaram na sede social do jardim Jussara. Indiferente a dor dos moradores e sem política habitacional, os moradores decidiram em assembleia ocuparem  uma área particular do especulador Sérgio Canastrelli.
Foi uma queda de braço com a gestão do PT á época. Indubitavelmente, foi a força do movimento que garantiu a ocupação, que construiu os barracos e posteriormente as casas de alvenaria e hoje estão no processo de  regularização fundiária.
Foi inesquecível a valentia do Barba,  a determinação do Taná, a generosidade da Emília, o acolhimento do Agenor e dilma,  a coragem do subprefeito Chicão,  a sinergia  da luta pela esquerda que contou com a solidariedade  de lideranças da própria cidade e região.
Resistimos a várias tentativas de reintegração de posse pela policia militar, pressionamos a prefeitura e conseguimos melhorias, ainda insuficientes depois de 24 anos de existência.
Além da primeira leva de lideranças destemidas, outras se somam a essa importante conquista, como o Arimatéia,  A mariazinha, o Geraldo, o Cabelo, o Ivo e tantos outros e outras que incansavelmente  deram e continuam dando significativa contribuição a essa importe  luta  política na cidade.
Na ocasião, outras lideranças e assessores políticos, como o Rissi, e demais assessores do nosso gabinete foram fundamentais na manutenção da luta e da conquista.
Esperamos que a atual administrão avance nas conquistas e melhorias necessárias para melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Parabéns moradores e moradoras que  com muita garra e valentia  confirmam o ditado popular que afirma:   quem luta conquista. Esse exemplo deve ser seguido por outros movimentos e trabalhadores sem teto e sem casa  que ainda pagam aluguel.
  Estamos organizando novamente os sem tetos e as famílias que pagam aluguel para  que assumam o protagonismo  da resolutividade dos problemas sociais da moradia, diante da omissão e falta de política   habitacional inclusiva do poder público municipal.
Brevemente será lançado um livro contando   em detalhes essa magnífica luta  e história vencedora.

Lutar, resistir e conquistar é preciso!


Aldo Santos-Ex-vereador, Coordenador da apeoesp-sbc, `residente da Aproffesp e Aproffib, Militante do Psol 

Nenhum comentário:

Postar um comentário