O III Encontro Municipal do psol de São Bernardo do Campo foi realizado no dia 27 de novembro de 2011, das 8 as 12:30, na Avenida Francisco Prestes Maia, nº 233, Centro, SBC.Cerca de 70 delegados (as) compareceram ao III Encontro Municipal para debater os rumos do partido no próximo Biênio 2012/2013.
Conjuntura
Estamos num momento de profunda crise econômica na Europa, no coração do Capitalismo, através do Movimento Occupy Wall Street e no Oriente médio, além de um belíssimo processo revolucionário que desafia a ordem e o poder no Egito, assim como em outros países do norte da áfrica.
Na América latina, o socialismo do século XXI na figura de Hugo Chávez apresenta algumas debilidades, assim como o modelo Cubano dos irmãos Castros buscam alternativas de viabilidade econômicas em desacordo com o socialismo cientifico, enquanto que no Brasil de Luiz Inácio Lula da Silva e companhia, a sociedade está fragilizada do ponto de vista moral e ético com os incessantes escândalos na cúpula palaciana. Semanalmente a imprensa divulga escândalos e mais escândalos, envolvendo o primeiro escalão do Governo da Presidenta Dilma, algo que se assemelha a uma “grande quadrilha” que dilapidam o poder público, ao mesmo tempo em que induz a cultura do país a naturalidade da corrupção e a impunidade como regra social.
Enquanto isso, a educação está a margem dos investimentos efetivos, a saúde está na UTI, o SUS, em estado falimentar, o agronegócio avança,os juros freios o desenvolvimento e apesar da propaganda, a metade da população segundo as pesquisas ganham o insuficiente para viver com dignidade.
Tudo isso acompanhado de verdadeira pirotecnia, como vem ocorrendo no Rio de janeiro.
Felizmente, e a resistência do povo está organizada em várias partes do como podemos observar no Chile, no Rio de janeiro, nas greves dos professores e tantas outras que vem ocorrendo.
No Estado de São Paulo, o governo tucano está mergulhado num posso de lama, com as emendas parlamentares e , em inúmeras prefeituras a corrupção anda solta com prisões de prefeitos, primeira damas, vereadores e laranjas de toda ordem.O governo Tucano de Geraldo Alquimim prejudica os educadores com a divisão das férias, manipula valores dos salários e impede apurações de corrupções claras a exemplo das últimas denúncias em sua gestão, assim como na gestão do prefeito Kassab na Capital_SP.
De outro lado, a esquerda continua fragmentada nas lutas sindicais e partidárias, comprometendo dessa forma uma ação mais contundente no cenário político nacional.
O Psol vem se credenciando como um partido de esquerda, ético, sério e comprometido com as lutas e as causas organizadas do nosso povo. No Rio de janeiro, o nosso candidato a prefeito Marcelo Freixo está ameaçado de morte pelas milícias organizadas, da mesma forma que inúmeros companheiros são vitimas da criminalização dos movimentos sociais, como é o caso do companheiro Aldo Santos, que por ter sido solidário com crianças, mulheres e idosos no acampamento Santo Dias, está sendo condenado publicamente pela contraditória lei da ficha limpa.
No ABCDMRR o Psol deve dar um passo a frente lançando chapas completas, com candidatos a prefeito e vereadores, lançando o maior número possível para que possamos eleger vereadores nas câmaras municipais, combater o abuso econômico, como vem ocorrendo na reforma da câmara municipal de SBCampo, gastando 28 milhões do erário publico para construindo o Castelo dos nobres Edís, enquanto a população se encontra abandonada a sua própria sorte nas periferias da cidade.
Em São Bernardo do Campo a direita está desorientada e sem um projeto nítido para disputar com o PT,até porque o mesmo ocupou esse lugar social e político na Cidade e no Brasil.
A Campanha de Luiz Marinho nas eleições passada foi uma das mais ricas do país e certamente não será diferente nesse pleito eleitoral. ÚNICA FORMA DE VENCER ESSA REALIDADE É COM A VERDADE, COM DIÁLOGO, TRANSPARÊNCIA E MUITA ORGANIZAÇÃO NOS BAIRROS ATRAVÉS DOS NÚCLEOS E DA NOSSA INSERÇÃO NOS MOVIMENTOS SOCIAIS.
NESSE SENTIDO, O PARTIDO DEVE AMPLIAR AINDA MAIS SUA OPOSIÇÃO A ATUAL ADMINISTRAÇÃO, ABRIR O DIÁLOGO COM OS PARTIDO QUE COMPUSERAM A FRENTE DE ESQUERDA EM 2008 EM BASES PROGRAMATICAS E ESTABELECER UMA ALIANÇA COM OS SETORES SOCIAIS COMPROMETIDOS COM A MUDANÇA POLÍTICA E COM A CONSTRUÇÃO DE UMA ALTERNATICA DE PODER NA CIDADE.
COMO NA ESCOLA DO FILME A PRECIOSA, “CADA UM ENSINA UM”, DEVEMOS BOTAR O BLOCO NA RUA URGENTEMENTE, ORGANIZANDO NÚCLEOS, AMPLIANDO NOSSA BASE DE DIÁLOGO, AVANÇAR NAS FILIAÇÕES NA CIDADE, E ATÉ O FINAL DO ANO POTENCIALIZAR 50 LIDERANÇAS NA CIDADE PARA O ENFRENTAMENTO NECESSÁRIO EM 2012.
REALIZAR UM SEMINARIO COM OS PRÉ-CANDIDATOS, PARA QUE POSSAMOS POLITIZAR O PROCESSO ELEITORAL URGENTEMENTE. REALIZAÇÃO DO ENCONTRO REGIONAL PARA ESTABELECER O PLENO FUNCIONAMENTO DAS CAMPANHAS COM CONTEÚDO REGIONAL. ELABORAR REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO SOBRE O CUSTO DE ALGUMAS OBRAS NO MUNICÍPIO, BEM COMO, RETOMARMOS O MOVIMENTO DE HABITAÇÃO NA CIDADE URGENTEMENTE. DEVEMOS TAMBÉM DESENVOLVER O PLENO FUNCIONAMENTO DA SEDE DO PARTIDO COM A TIVIDADES FINANCEIRAS E EDUCATIVAS, BEM COMO FAZERMOS PANFLETAGENS E POTENCIALIZAR AS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO HOJE DISPONÍVEIS.
EM RELAÇÃO AO PLANO DE LUTA, O PARTIDO DEVE REALIZAR UMA CONFERÊNCIA MUNICIPAL ELEITORAL PARA FAZER UM RX DA CIDADE, APROVAR UM PROGRAMA DE AÇÃO E PLANO DE GOVERNO PARA DIALOGAR COM A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO. NESSE PROGRAMA DEVEMOS DEBATER A MORADIA, O TRANSPORTE, A SAÚDE, A EDUCAÇÃO, A COLETA SELETIVA, A REFORMA POLÍTICA,O FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA, A POLTICA DE ALIANÇAS, BEM COMO CONTINUAR DENUNIANDO O AUMENTO SALARIAL DOS VEREADORES E UMA ELABORARMOS UMA REPRESENTAÇÃO CONTRA A MESA DIRETORA DA CÂMARA, OCASIÃO DA REFORMA NO PRÉDIO MUNICIPAL.DEVEMOS AINDA DEBATER A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA POLÍTICA, O PAPEL DA JUVENTUDE EM LUTA NO MUNDO INTEIRO E O REPÚDIO AO AVANÇO DA HOMOFOBIA NA SOCIEDADE. DEVEMOS AINDA DESENVOLVER UMA CAMPANHA DE FILIAÇÃO ORIENTADA E DIRIGIDA PELOS ATUAIS PRÉ-CANDIDATOS, ALÉM DE BUSCARR A AUTONOMIA DO DIRETÓRIO MUNICIPAL, RECOMHECENDO SOMENTE AS FILIAÇÕES EFETUADAS JUNTO AO PARTIDO NA CIDADE.
EM RELAÇÃO AO DIRETÓRIO, FOI APROVADA POR UNANIMIDADE UMA NOVA DIREÇÃO PARA O PARTIDO PARA O BIENIO 2012/2013, SENDO A PROFESSORA LOURDES APROVADA POR UNANIMIDADE PARA SER A PRESIDENTE DO PARTIDO NA CIDADE. O NOSSO DIRETÓRIO DEVE SER COMPOSTO DE 19 MILITANTES DIRIGENTES E TRÊS SUPLENTES, COM UMA EXECUTIVA DE SETE MEMBROS.
PRESIDENTA DO PSOL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO:MARIA DE LOURDES, PROFESSORA DA REDE PÙBLICA ESTADUAL, ADVOGADA, MILITANTE SINDICAL E DIRIGENTE PARTIDARIA .
ADVLOURDES@POP.COM.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário