quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

ALMOÇO SOLIDÁRIO E A ORGANIZAÇÃO POPULAR EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

ALMOÇO SOLIDÁRIO E A ORGANIZAÇÃO POPULAR EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

Este foi o décimo quarto almoço comunitário que vem sendo realizado na comunidade periférica no Parque São Bernardo, em São Bernardo do Campo.
O primeiro almoço teve início em 1999, e foi idealizado pelo líder comunitário José da Silva Leme, popularmente conhecido como Zé Neguinho, irmão do também popular Ditinho da Congada.
 Em 1999, começou com um simples almoço e acompanhado com um copo de suco.
 Cada ano vem aumentando o número de crianças e familiares, bem como a ajuda de pessoas das mais variadas camadas sociais da comunidade, do comércio local e de outras regiões. Na prática, os trabalhos começam no dia anterior para tudo ficar pronto no horário combinado.  
 Esse ano na unidade escolar onde é servida a alimentação e a distribuição de brinquedos, contou com o apoio da Família Lemes e mais de cem voluntários que ajudam nessa atividade comunitária, onde atendem mais de 2000 mil crianças e pessoas que almoçam, jantam e ainda recebem brinquedos, animados com muita música de artistas da comunidade.
A comida é feita no fogão a lenha na casa da Mãe da família Lemes, Dona Cotinha, que com 86 anos,  serenamente ainda comanda o conjunto das atividades desenvolvidas no  local.
Grande parte das atividades desenvolvidas pela Família Lemes vem da liderança do Senhor Antonio Silva Lemes que faleceu em, 2005 e que desde Minas Gerais, mais precisamente na cidade “Monsenhor Paulo” com aproximadamente 30 mil habitantes, a tradição cultural e religiosa  continua viva através da Dona Cotinha, dos filhos, netos e bisnetos.
 Hoje a Família Lemes conta com aproximadamente 50 componentes, segundo Zé Neguinho. Essa família desenvolve vários projetos populares como a Congada do Parque São Bernardo, a Escola de Samba Renascente de São Bernardo, além do almoço comunitário e todos os anos ainda organizam a Semana da Consciência Negra. Segundo ele, no dia 13 de maio de 2013 inauguraram o “Centro Comunitário Família Lemes” no Parque São Bernardo que deve entrar em pleno funcionamento em 2014.
Para Zé Neguinho, “é um orgulho manter a família unida em torno de objetivos coletivos”. As atividades relativas ao almoço comunitário começaram no escadão da Vila, depois na Rua Paula Souza, depois na Escola Estadual Palmira Gracioto e atualmente na EMEB Professora Maria Therezinha Besana.
 Até hoje lamentamos que a escola Estadual Palmira  não recepcione nossas atividades  no Bairro, pois a escola parece que se isolou, levantando enormes muros e a comunidade  quase nada pode fazer para utilizar esse espaço público da comunidade, afirma Zé Neguinho.
 “A Escola Besana recebe a comunidade  com maior carinho”, afirma o líder comunitário.
 A escola de Samba também ensaiava na escola Palmira e hoje também não pode mais ensaiar  nesse espaço público, o que dificulta  as atividades pedagógicas  e de lazer comunitário.
 Em relação à consciência negra, ele disse que sonha reunir pelo menos 1000 negros no Paço municipal, uma vez que o movimento negro hoje ainda está muito fragilizado.
Em relação a infraestrutura do almoço,  não existe publicidade de ninguém  para evitar promoção ou uso indevido dessa importante atividade solidária e comunitária. Tudo é feito de forma voluntária e no anonimato.
Junto as crianças e os membros que participaram do almoço comunitário, tinha inclusive moradores de rua  que  também faziam parte  dos milhares de participantes dessa atividade.
Para  o jovem Papai Noel  Marcelo, do Rudge Ramos, ao ser indagado  sobre o significado de sua participação nesse evento, ele disse que  cumpre uma promessa  e a realização do sonho de seu pai que  queria ser o papai Noel, porém, ele morreu e agora estou  cumprindo a  promessa  dele por sete anos, e depois, pretendo  dar continuidade, disse Marcelo, hoje com 31 anos.
O Almoço estava muito bom, e foi servido Arroz, feijão, macarrão, farofa, carnes, salada, refrigerante, panetone, melancia, arroz doce e doce de leite. Duas salas estavam lotadas com brinquedos para meninas e meninos, que, com uma pulseirinha receberiam os presentes doados.
Para o Ditinho da Congada, essa atividade é um desafio que vem dando certo e que deve continuar com outras coisas por parte da Família e da comunidade organizada.
Para Ditinho, as atividades  no dia de natal teve início às 7 horas e deve ir até às 20 horas, com a entrada  e saída permanente de crianças e pessoas, perfazendo um número de aproximadamente 4 mil pessoas presentes  ao  evento. Afirmou ainda que amanha, dia 26 haverá almoço especial para moradores de rua que hoje já vem recebendo 40 refeições diárias, onde a família mora.
Com essa multidão reunida, não teve ocorrência policial, presença da guarda municipal, pois a educação de convivência coletiva prevalece.
Essa é seguramente a maior atividade natalina do grande ABCD, onde o papel do poder público é apenas  a cessão do espaço físico.
 Dessa atividade tiramos pelo menos duas conclusões: Diferentemente da fala e propaganda do governo federal, estadual e municipal, existe um grande contingente de pessoas excluídas como se verifica numa cidade que tem um dos maiores orçamentos do País.
Essa atividade  expõe  a crueldade  dos famélicos que o governos tenta de todas as formas esconder ou dissimular  com políticas  compensatórias pontuais.
Outra grande lição é o ensinamento que esse tipo de atividade propicia como a educação coletiva, a convivência  fraterna, conectando a essa atividade  outras manifestações  culturais, como a escola  de samba, a semana da consciência negra e o  aprimoramento do espaço cultural Família Lemes, que de forma positiva  cumprem um papel que o poder público deveria realizar , porém, se negam ou se omitem de tal atribuição.
É uma denúncia social das condições degradantes em que vivem milhões de pessoas nesse país, e o anúncio de que quando a população organizada e unida atua, as coisas acontecem com ou sem o apoio dos poderes constituídos.
Parabéns a Família Lemes e aos voluntários apoiadores, que, sensíveis ao reclamo social dedicam o dia de Natal a essa prática social de solidariedade e crença na classe Trabalhadora e na libertação dos oprimidos pelo capital.

Ser solidário e participar  é preciso!


Aldo Santos - Coordenador da apeoes-sbc, Presidente da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo e do Brasil, presidente do Psol em SBCAMPO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário