quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Câmara Municipal de Santo André recebe representantes do Movimento Negro

Câmara Municipal de Santo André recebe representantes do Movimento Negro

O Movimento Negro e as entidades solidárias comprometidas no combate ao racismo estiveram reunidos, nesta terça-feira (10/12), com o presidente da Câmara de Santo André, Donizeti Pereira (PV), e o 2º secretário Sargento Lôbo (SDD) para tratar do possível ato de injúria racial praticado contra uma servidora pública do Legislativo, no último mês. O caso foi denunciado à Polícia Civil por meio de Boletim de Ocorrência, sendo divulgado nas mídias sociais e imprensa local. O encontro foi realizado após os protestos, em defesa da funcionária, que marcaram a última sessão ordinária de 2013.
Durante a reunião, foram definidos alguns encaminhamentos, entre eles, a instalação de sindicância interna para apurar o caso; possível transferência da servidora para outro departamento; programa de formação a funcionários e vereadores sobre combate ao racismo e igualdade racial; e ação conjunta da Câmara com os movimentos para apurar o porquê de o comércio ter aberto as portas no dia do feriado da Consciência Negra. Ficou agendada, para o dia 11 de fevereiro, uma reunião devolutiva com a presidência da Casa.
Pereira declarou que o Legislativo, bem como os parlamentares e funcionários, repudia qualquer tipo de descriminação, não só relacionada a questões de gênero, mas contra a homofobia e atos que venham denegrir a imagem crianças, idosos, deficientes físicos, dentre outros. “O que ocorreu recentemente na Câmara é um fato isolado e que está sendo averiguado por inquérito policial. essa Casa também levará o caso adiante baseado no estatuo do servidor”, afirmou o presidente.
O diretor da Secretaria Geral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santo André (Sindserv), Josafa Lopes, mencionou que a entidade está distribuindo na cidade um manifesto contra o possível ato de racismo praticado na Câmara. Na reunião, o diretor defendeu a elaboração de projeto de lei criando cotas de vagas à população negra no serviço público. “A presidente Dilma Rousseff defendeu, no Dia da Consciência Negra, as cotas nas universidades e no serviço público. Essa foi uma das nossas reivindicações, além de pedir a transferência da funcionária sem a perda dos vencimentos”, declarou Lopes.
Vale lembrar que a servidora foi uma das trabalhadoras retratadas na mostra “A Década dos Povos Afro-Brasileiros - Nós Temos um Sonho: Brasil Sem Racismo”, realizada na Pinacoteca da Prefeitura Municipal, durante o mês em que se comemorou a Consciência Negra.
alt

Nenhum comentário:

Postar um comentário