quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

ATO PÚBLICO NA FACULDADE DE DIREITO SÃO BERNARDO

ATO PÚBLICO NA FACULDADE DE DIREITO SÃO BERNARDO

Esse ato foi marcado tendo por base importante  pauta  de reivindicação distribuída  aos alunos e  divulgada no evento marcado pelo face.
Com a movimentação dos alunos, liderados pela nova chapa que venceu as eleições para o centro acadêmico XX de Agosto, conquistaram, mesmo parcialmente,  importante vitória.
Segundo a aluna Marcela, existe grande insatisfação com o Diretor Marcelo ladeira Mauad. Hoje existe em torno de 2400 alunos na faculdade, e o percentual de inadimplência está por volta de 13%. Afirmou também que a prefeitura não tem nenhum tipo de subvenção.
Com a movimentação dos estudantes junto a Câmara municipal e na imprensa, a resolução 54 foi revogada, significando uma grande vitória dos estudantes em luta.
Além dessa pauta, os alunos defendem a participação estudantil na elaboração estratégica e ações a longo prazo para a redução da inadimplência na FDSB, sem impedir o aluno  de permanecer na faculdade;
Reivindicam o aumento da quantidade de bolsas – carência e Transparência no processo de concessão de bolsas de  estudos;
Acesso ao Fies e outras formas de financiamento público dos estudos.
Comentaram ainda sobre outras pautas, como a federalização da faculdade, eleição direta para diretor e cotas raciais e sociais.
Para a aluna Viviam, hoje existem cerca de 30 cargos comissionados com salário que varia  de 3.500 a 8 mil reais ao mês.
Compareceram ao evento além de um grupo de  alunos da referida faculdade, vários  representantes do Comitê Regional Unificado contra o aumento da Passagem, membro da fundação Santo André e representante da Apeoesp-sbc.
Percebe-se disposição de luta para assegurar direitos e por democracia nas relações internas na faculdade.

Mudar e resistir é preciso!


Aldo Santos- Coordenador da Apeoesp-sbc,Presidente da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo e do Brasil, Presidente do Psol em SBCampo. (18/12/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário