quinta-feira, 24 de maio de 2018

Nota de apoio à greve dos caminhoneiros


Todo o apoio à greve dos caminhoneiros

A Intersindical apoia os caminhoneiros em luta, e aponta a defesa da Petrobras pública como caminho para a mudança da política de preço dos combustíveis.
O povo brasileiro sobre com os sucessivos aumentos no preços dos combustíveis desde do o golpe de 2016. A Nova Política de Preços adotada pela a Petrobras, sob a direção do golpista Pedro Parente, permite a variação diária do preço combustíveis, condicionada à aos preços internacionais.
Esta nova maneira de formar os preços ao consumidor somente beneficia os grandes acionistas da Petrobras, as petrolíferas estrangeiras e o capital financeiro. Eles desejam, além de lucrar ainda mais com a instabilidade do preço, também pretendem criar o descrédito da população em relação a Petrobras e com isso gerar um contexto para a sua completa privatização. Ou seja, o desmonte da Petrobras, a sua privatização e o leilão das reservas do Pré-sal fazem parte da agenda golpista e do foco de interesses dos “especuladores financeiros”.
Os trabalhadores autônomos do transporte de cargas são os principais prejudicados com aumento do preço do óleo diesel. A variação cotidiana, reduz a remuneração do trabalho dos caminhoneiros, que acabam por transferir renda para os mesmos que querem privatizar a Petrobras. Se não bastasse as péssimas condições de trabalho, extensas jornadas de trabalho, estradas ruins e pedágios abusivos, agora o trabalhador do volante é obrigado a pagar mais pelo principal insumo de sua atividade, o diesel.
A greve dos trabalhadores do transporte de cargas é completamente legítima e deve ser apoiada por toda a população e demais categorias profissionais.
Evidente que setores políticos à direita, as empresas de transporte e a Globo tentam distorcer, ao seu favor, o sentido geral da greve dos trabalhadores. Pretendem utilizar da revolta de que está na estrada, da falta de distribuição nos postos de gasolina para atacar a Petrobras e preparar o terreno para sua privatização. Querem transformar a greve em pretexto para dar um golpe dentro do golpe e espalhar o medo na população, inclusive propondo um golpe militar.
Não devemos cair na armadilha da direita, dos patrões e da Globo. O preço do combustível só irá abaixar se a Petrobras voltar a ser controlada pelos interesses das maiorias do povo e está a serviço do bem-estar e da economia nacional.

Por isso defendemos

O fim da Política de Preços flutuantes e seu vínculo com os preços internacionais. O petróleo é brasileiro e deve servir ao povo brasileiro. 
A Petrobras 100% pública, estando a serviço do povo, da geração de empregos, e ofertando combustíveis com preços que considerem a necessidade da economia do país.
Para garantirmos a diminuição do preço e a defesa da Petrobras necessitamos de trabalhar pela unidade entres os caminhoneiros e as demais categorias de trabalhadores. Somente com a unidade da classe trabalhadora podemos impedir que a direita utilize a legítima reivindicação dos trabalhadores em pretexto para privatizar a Petrobras.
São Paulo, 24 de maio de 2018.
Intersindical – Central da Classe Trabalhadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário