segunda-feira, 21 de maio de 2018

PLENÁRIA COM ABONO DE PONTO PARA PROFESSORES/AS DE FILOSOFIA.


ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA E
FILÓSOFOS DO ESTADO DE SÃO PAULO

CNPJ N°19.054.067/0001-37  
        



PLENÁRIAS REGIONAIS E ESTADUAL DA APROFFESP – 25/05/2018

Professoras e Professores de Filosofia,
Novamente iremos nos reunir em diversas regiões do Estado de São Paulo para continuar nosso diálogo sobre o ensino de Filosofia nas escolas da rede estadual e para trocarmos experiências sobre a nossa prática pedagógica, refletindo sobre o sentido e fundamento de nossas ações.
A temática das próximas Plenárias Regionais e Estadual é “A reforma do ensino médio e a base (in) Comum Curricular”. E por que colocamos de forma irônica “incomum”? Simplesmente porque não é comum que um currículo nacional garanta apenas as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, além de Inglês e Educação Física, como obrigatórias, deixando para os estados a incumbência de determinar todos os conteúdos das de todas as ciências, Naturais, Biológicas e Humanas, assim como da Filosofia. Advinha quem vai “dançar” mais uma vez com esta suposta “liberdade de escolha”? Se não lutarmos de forma organizada contra esse absurdo, com certeza a Filosofia será mais uma vez colocada no exílio por seus inimigos que desde a condenação de Sócrates de Atenas não descansam.
Lembramos que a Lei n° 5.692/71 não retirou a Filosofia do currículo do ensino médio na época; apenas a deixou como optativa. E o que aconteceu? Ela ficou exilada por décadas até que, depois de muita luta desde os anos 80, foi aprovada sua obrigatoriedade em 2008, juntamente com Sociologia (Lei Federal n° 11.684/2008 – Senado), alterando o Artigo 36 da LDB/96. E agora, o que acontecerá de novo com a Filosofia?

Assim sendo, vamos debater a conjuntura atual cuja complexidade exige a reflexão filosófica radical, rigorosa e de conjunto, sem o que nos perderemos em análises superficiais e parciais, pensamento típico das ideologias que nos cegam e impedem a consciência clara dos problemas, tornando nossa ação alienada e alienante. Por isso mesmo, filosofar criticamente não é um luxo, mas uma necessidade humana e mais ainda de nós educadores, professores e professoras. E mais do que refletir e debater, vamos nos organizar e agir para que o ensino da Filosofia seja garantido nas escolas públicas e particulares de nosso Estado. Onde houver uma reunião ou discussão sobre o assunto, devemos marcar a nossa presença ativa para defender a importância da tradição filosófica em todos os campos da vida social, política, econômica, principalmente na educação das novas gerações.
Portanto, convidamos todos a participar da Plenária Estadual, aberta a todos, e da mesa de debate que acontecerá na tarde do dia 25/05/18, às 15h00min, na Câmara dos Vereadores da cidade de São Paulo, 1° subsolo, Auditório Pedroso Horta. Segue cartaz anexo. O tema da mesa de debate é o seguinte:
“A reforma do ensino médio e a base (In) Comum Curricular”!

Participarão da mesa representantes de várias disciplinas e de entidades, professores da rede estadual, mestres e doutores. Contamos com a presença de todos e todas!
Aproveitamos mais uma vez para lembrar que a Medida Provisória n° 746/16, enviada pelo governo federal em setembro do ano passado, teve sua tramitação acelerada e, sem a necessária discussão com os diretamente interessados na questão educacional, ou seja, professores, alunos e comunidade, foi votada, aprovada e sancionada pelo presidente Michel Temer em fevereiro passado, tornando-se a Lei n° 13.415/17, que altera profundamente a LDB e garante a obrigatoriedade, no ensino médio, apenas das seguintes disciplinas do currículo: Língua Portuguesa, Matemática, Inglês e Educação Física. Todas as outras disciplinas tornaram-se optativas dentro da Base Nacional Comum Curricular a qual nem foi definida ainda, o que deixa a Filosofia totalmente vulnerável e sem qualquer garantia de que seja mantida.  
A qualidade do ensino médio está seriamente ameaçada pelo viés tecnicista que entenda a educação como mera preparação para o “mercado de trabalho”, embora o discurso da cidadania, da ética e do cidadão crítico seja idelogicamente utilizado pelos grupos que se encontram no poder! Devemos reagir a essas medidas que serão implantadas pelos estados não se sabe direito como e com que recursos, embora o governo venha fazendo uma propaganda maciça e enganosa no rádio e na TV, alardeando os benefícios do chamado “novo ensino médio”, que será organizado em áreas do conhecimento, podendo os alunos “escolher” a de sua preferência, mas não diz como isso irá acontecer e nem com que recursos.
            Desejamos a todos uma ótima e proveitosa plenária em cada região e, na medida do possível, venham participar da Plenária Estadual e da mesa de debate.
            Resistir, organizar e lutar é preciso!
             
DIRETORIA DA APROFFESP
Contatos:
Chico Gretter – Presidente - Cel.: 11 – 9.9386-9074 (WhatsApp)
Aldo Santos – Vice-Presidente - Cel.: 11 – 9.8250-5385 (WhatsApp)

 Publicação do abono de ponto no Diário Oficial do Estado

Plenárias Regionais e Estadual da APROFFESP: 25/05/2018:

DOE – Poder Executivo – Seção I – 19/05/2018 – pág. 18

Processo: 2271/0001/2018
Interessado: APROFFESP
Assunto: Afastamento/Dispensa de Ponto

Diante do que consta no presente expediente, e considerando
as disposições do artigo 69 da Lei 10.261/68 e Decreto 52.322/69,
autorizo, nos termos propostos, o afastamento dos professores de
Filosofia e Diretores da APROFFESP, no dia 25-05-2018, para participar
das Plenárias Regionais e Plenária Estadual da Associação dos
Professores/as de Filosofia e Filósofos/as do Estado de São Paulo.
             
Temática: “A reforma do ensino médio e a Base Nacional (in) Comum Curricular
Pauta:
1.     Reflexões sobre a conjuntura: papel da Filosofia;
2.     O impacto das reformas, em especial, da reforma do ensino médio e a nova Base Nacional Comum Curricular em discussão;
3.     Organização e ações dos professores de Filosofia para garantir a presença da Filosofia nas escolas do ensino médio.
Plenária Estadual: 15h00min
Local: Câmara dos vereadores da cidade de São Paulo – 1° Subsolo – Auditório Pedroso Horta
01. Informes das regiões sobre as ações e a organização local;

02. Mesa de debate: A Base Nacional Comum Curricular.

            Solicitamos o empenho dos dirigentes, coordenadores regionais e demais professores interessados nesta importante atividade marcada por nossa entidade. Divulguem e participem!

Obs.: Informem com antecedência o local, o horário e o e-mail do responsável regional pelo recebimento dos textos e documentos oficiais que serão enviados pelo organizativo e somente pelo organizativo da APROFFESP! Eis o nosso e-mail:


Orientações para se organizar a Plenária Regional
As reuniões devem contar com um professor ou professora que coordene os trabalhos, outro (a) que secretarie a reunião e produza uma síntese que deve ser encaminhada via online a APROFFESP para publicação em nosso Site, página do Facebook ou blog da APROFFESP, assim como fotos e/ou vídeos do evento.
Procurem fazer a Plenária num local de fácil acesso para os professores e que ofereça condições para uma reunião tranquila e proveitosa. Como a APROFFESP não é uma tendência política ou sindical e acolhe todos os professores, entendemos que as subsedes da APEOESP devem acolher nossas reuniões. Se houver alguma dificuldade neste sentido, solicitamos que nos comuniquem.
A Regional da APROFFESP compreende a área de abrangência de uma diretoria de ensino. Nas cidades com mais de uma diretoria de Ensino deve contar com apenas uma coordenação; na Capital pode ser feita por diretoria de ensino ou seguir a ordem que os professores acharem melhor do ponto de vista organizativo.

Qualquer dúvida, entrar em contato com a Diretoria da APROFFESP através do e-mail organizativoaproffesp@gmail.com ou pelos telefones (WhatsApp) do Presidente ou Vice-Presidente. Aguardamos retorno e boa reunião para todos!


Sugestão de Dinâmica da Reunião

§  No início dos trabalhos, os presentes devem indicar um Coordenador (a) e um  Relator (a)  para  viabilizar e registrar a reunião.
§  Estabelecer um tempo de fala para cada professor de mais ou menos três minutos, para anunciar e justificar seus argumentos livremente.
§  Pensar numa dinâmica, por exemplo, das 8h às 10h30 – debate em grupo e após café, realizar uma plenária.
§  Abrir espaço para que os professores coloquem suas experiências, dificuldades, angústias...encaminhando pautas regionais e locais.


Atenção: lembramos mais uma vez que, para receber o material de auxílio ao debate, textos, atas, listas, o certificado, é preciso que o responsável regional envie confirmação do local, horário, etc. para o e-mail do organizativoaproffesp@gmail.com

Esclarecemos também que será necessário o retorno das listas e atas preenchidas, listas de votação da Coordenação Regional, recibos de pagamento das mensalidades*, sugestões e críticas para melhor organização de nossa entidade. Agradecemos o zelo neste sentido.


Pagamento das mensalidades dos associados
Lembramos ainda que valor da mensalidade dos associados continua sendo R$15,00 (quinze reais), conforme aprovado em nosso III Encontro Estadual em 2016! Por enquanto esse valor deve ser depositado mensalmente na conta bancária da APROFFESP, que é a seguinte:

Em favor da APROFFESP – Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo - CNPJ N°19.054.067/0001-37
Banco do Brasil, agência N°0300-x, conta corrente N° 75.329-7
           
Caros associados e/ou Coordenadores Regionais, depositem diretamente na conta da APROFFESP, utilizando o depósito identificado em nome da entidade; em seguida, enviem uma mensagem por fax, e-mail ou pelo WhatsApp do tesoureiro, que são: e-mail: aniziobatistapsol@ig.com.br; WhatsApp: 11-98525-8074; ou pelo fax: 11 - 2947-4731.
Desejamos uma ótima Plenária a todos e aguardamos o relatório, atas e listas de presença das mesmas!
DIRETORIA DA APROFFESP (2015 - 2018)

Presidente: Francisco Paulo Greter – Lapa – São Paulo, SP.
Vice-presidente: Aldo Josias dos Santos – São Bernardo do Campo, SP.
Tesoureiro: Anízio Batista de Oliveira – Centro-Sul, São Paulo, SP.
Primeiro tesoureiro: Gilmar Soares – Santo André, SP.
Secretário: José de Jesus Costa – Osasco, SP.
Primeira secretária: Alvira Soares Reis – Sul 1 – São Paulo, SP.
Diretor de Comunicação e Propaganda: Jadir A. da Silva – Centro-Sul – São Paulo, SP.
Diretor Adjunto: Diego Frederico da Silva – Santana – São Paulo, SP.
Diretor de Políticas Pedagógicas: Ivo Lima dos Santos – Santana – São Paulo, SP.
Diretor Adjunto: Ronaldo Neves – Diadema, SP.
Diretor de Art. das Ciências Humanas e Currículo: Ocimar Freitas – Sul – São Paulo, SP.
Diretor de Relações Acadêmicas: Marcos da Silva e Silva – Santo André, SP.
Diretor de Relações Sociais e Mov. Sindical: Lúcia M. Peixoto - Caieiras – São Paulo, SP.
Diretor Organizativo da Capital: Marcos Rubens Ferreira – Noroeste - São Paulo, SP.
Diretor Organizativo da Grande São Paulo: Altamir Borges Filho - Carapicuíba, SP.
Diretor Organizativo do Interior: Ademir Alves de Lima – São José dos Campos, SP.
Diretor Adjunto: Antônio Fernando Capellari – Jaú, SP.

www.aproffesp.org – Facebook.com/Aproffesp Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário