Debate na TV começa quente, mas depois...
Thiago Bassan
Do Diário do Grande ABC.
segunda-feira, 10 de setembro de 2012 7:28
O primeiro debate na TV entre os candidatos à Prefeitura de São Bernardo ocorreu ontem pela manhã. Promovido pela CNT, o encontro reuniu quatro prefeituráveis: Ademir Silvestre (PSC), Aldo Santos (Psol), Alex Manente (PPS) e Lígia Gomes (PSTU). O prefeito que busca a reeleição, Luiz Marinho (PT), não compareceu à atividade, o que gerou inúmeras críticas dos demais concorrentes.
O debate começou efervescente. Primeiro candidato a falar, Ademir Silvestre iniciou seu discurso criticando os rivais e mostrando porque se considera o mais preparado para ser o prefeito. O social-cristão disse ter mais experiência do que os outros postulantes ao Paço. Afirmou que Lígia não está preparada para o cargo, assim como Aldo Santos. E criticou Alex Manente, dizendo que o popular-socialista tem medo de entrar em periferia.
Apesar do início polêmico, o debate ficou morno a partir do segundo bloco. Salvo o momento em que Aldo disse que Ademir foi o "carrasco" do passe livre estudantil, os candidatos passaram a falar mais sobre suas propostas para a cidade, evitando os ataques.
Alex prometeu criar o programa Via Rápida, que consiste em cursos de qualificação profissional. Lígia falou sobre a implantação de transporte de qualidade e criticou a Sabesp pela demora nas obras realizadas.
No fim do terceiro bloco, Aldo criticou a Saúde no município e associou a culpa a Alex e ao governador Geraldo Alckmin (PSDB). E ainda disse que os planos de Alex, Ademir e Marinho são iguais. O social-cristão, por sua vez, relembrou o caso de uma suposta tentativa de agressão de Aldo a Alckmin, mas não se prolongou sobre o assunto.
MARINHO
Em suas considerações finais, os quatro candidatos criticaram a ausência de Luiz Marinho. "Ele pode passar para a história como um prefeito fujão", disse Aldo. "Ele não consegue explicar os gastos que teve em seu mandato", acusou Alex. "O Marinho não quer debater assuntos importantes", destacou Lígia. "Sinto vergonha alheia pela ausência do Marinho. Tem pessoas que nasceram viradas para a lua. Ele nasceu virado para o Lula, por isso chegou onde está", finalizou Ademir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário