sábado, 14 de setembro de 2013

Movimento prepara novo protesto pelo passe livre na Câmara de São Bernardo

Movimento prepara novo protesto pelo passe livre na Câmara de São Bernardo

30/08/2013 12:15
Aldo Santos: “faltou vontade política aos vereadores” - foto: Arquivo

Aldo Santos: “faltou vontade política aos vereadores” – foto: Arquivo
As manifestações realizadas na última quarta-feira (28) durante a sessão da Câmara de São Bernardo poderão se repetir na próxima semana. Entidades que defendem o passe livre no transporte público municipal para estudantes e idosos vão se reunir amanhã (31), na sede do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) no município para definir os próximos passos do movimento. Novo protesto não está descartado.
Segundo o ex-vereador Aldo Santos (Psol), integrante do movimento, além de definir os próximos passos, as entidades vão propor aos alunos que tomem a iniciativa de elaborar o projeto que viabilize o passe livre. “Vamos incentivar os alunos a fazer o projeto de iniciativa popular pela implementação do passe livre para os estudantes”, explicou.
Um dos pedidos feitos pelos manifestantes durante a sessão é a realização de audiência pública com a participação de representantes do movimento, do Executivo, Legislativo e das empresas de transporte público para debater o assunto. A proposta, porém, não foi aprovada pelos vereadores. Porém, o oposicionista Pery Cartola (PPS) afirmou que tentará articular junto à oposição projeto para realizar o debate no Plenário Tereza Delta.
Com a negativa dos parlamentares, a intenção do movimento é levar o debate às escolas e, com isso, mobilizar os jovens sobre o que está sendo proposto à prefeitura.
Ao comentar o protesto de quarta-feira, Aldo Santos afirmou que faltou vontade dos vereadores para apresentar o projeto. “Não fizeram isso por falta de vontade política”, disse o socialista, autor de projeto semelhando no fim da década de 1980 e que acabou aprovado na Câmara e posteriormente vetado pelo então prefeito Mauricio Soares (PT).
O veto foi derrubado na Câmara, mas Soares entrou na Justiça e a prefeitura conseguiu derrubá-lo novamente, após 13 anos de batalha jurídica.
Indicação
Os vereadores aprovaram indicação, que leva a minuta do projeto apresentado pelos manifestantes ao conhecimento do prefeito Luiz Marinho (PT). O requerimento também pede que o prefeito faça estudo de viabilidade sobre a gratuidade. Porém, dificilmente o movimento terá resposta positiva do Executivo, pois Marinho já sinalizou que é contra à gratuidade.
Os manifestantes sugerem que a verba para custear o beneficio venha do lucro das concessionárias do transporte público, mas sem incentivos ou desonerações fiscais e sem aumento da passagem para os usuários que não se encaixam no perfil dos beneficiados.
A questão não foi levada à votação, pois os vereadores não poderiam protocolar matéria sobre mudança tributária, que é atribuição apenas do Executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário