quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Por cotas raciais na Faculdade de Direito São Bernardo Já!



Por cotas raciais na Faculdade de Direito São Bernardo Já!


O DIREITO PELO DIREITO À DIVERSIDADE NA FDSB



Em reportagem da revista ISTOÉ de 10 de abril de 2013 a reportagem de capa tratou à respeito da eficiência da política de cotas raciais testada à cerca de uma década no Brasil. A reportagem mostrou que AS COTAS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS DERAM CERTO e que todos os argumentos contra as cotas foram desconstruídos pelos resultados que constataram, por exemplo, que em disciplinas como engenharia da computação, os estudantes negros, pobres, periféricos que frequentaram escolas públicas cotistas, tiraram em média notas 6,8 , contra 6,1 dos demais. E em Física, sendo a nota média dos cotistas 5,4 + que a média 4,1 dos outros alunos. Estamos falando da Unicamp, cujo resultado não se mostra diferentes das outras universidades. As cotas raciais deram certas porque os Pretos, Pobres e Periféricos quando tem oportunidades de adentrarem os espaços que lhe fecham as portas desde sempre, negando pra estes o Direito à ter Direitos, entre os quais, o de ter acesso ao ensino universitário.
Por que a FDSB está na contramão há mais de uma década das Políticas de igualdade Racial, que, se mostraram, ao longo de uma década de adoção de tais políticas, eficientes? Isso, na prática, não demonstra um desprezo pela população preta, pobre e periférica de SBC por parte dessa instituição que está há uma década atrasada em relação às outras universidades com sua política segregacionista de entrada nesta instituição? E qual o empenho de uma gestão situada no paço municipal que se intitula GOVERNO DA INCLUSÃO pra mudar esse lamentável quadro dentro de uma autarquia municipal que quem adentra sente estar dentro de um campus universitário de países como a Suíça, Holanda, Finlândia, o que está longe de refletir a realidade etnico-racial de SBC, onde a maior parte de sua população é de negros, periféricos e pobres.
Mas a FDSB não está localizada na Suíça, certo? Por isso alguma ação política de inclusão precisa ser tomada por uma instituição de Direito e por um dito GOVERNO DA INCLUSÃO.
O STF reconheceu a constitucionalidade da política de Cotas raciais. O congresso e o senado aprovaram o estatuto da Igualdade Racial, do qual consta no artigo 56 inciso I - “promoção da igualdade de oportunidades em educação, emprego e moradia. Cabe agora ao Governo da Inclusão e a direção da FDSB também reconhecerem que negro em SBC é gente, portanto dignos de adentrar a Faculdade de Direito São Bernardo pra também estudarem. Pois é imprescindível que o tal Governo da Inclusão e a referida Faculdade de DIREITO, reconheçam aquilo que as outras instituições de ensino pelo Brasil afora já reconhecem: o DIREITO da juventude negra ao Direito de Estudar em um curso de terceiro grau.
Nesse sentido, os Movimentos sociais do ABC farão uma feijoada em frente a esta instituição de DIREITO no dia 24 de agosto a partir das 11:00hs.
Lembrando que a feijoada, criada pelo povo negro, é um dos símbolos da inclusão, pois um prato que a maioria esmagadora dos brasileiros gostam, inclusive, os homens e mulheres do Direito e de Direitos.
Por cotas raciais na Faculdade de Direito São Bernardo Já!
COMITÊ REGIONAL UNIDICADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário