terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Parabéns a jovem Vila Lulaldo

No dia 10 de dezembro de 2011, compareci a Vila LULALDO, juntamente com os companheiros (as) Diógenes, Nayara e Maria de Lourdes, presidenta municipal do Psol de São Bernardo e professora da Escola Estadual Maria Pires, por ocasião dos 22 anos dessa vitoriosa ocupação.

Nessa atividade fomos recepcionados pela Mariazinha, pelo Zé Arimatéia, pelo Ivo, além de nos encontrarmos com o Geraldinho, um dos primeiros presidentes da Vila, dentre inúmeros outros moradores e moradoras que estavam participando de um jantar coletivo.

Em diálogo com o Arimatéia, ele disse que o ex-proprietário da área, Sérgio Canastrelli ganhou a ação contra a prefeitura e que em breve a área da Vila LULALDO fará parte das áreas que serão regularizadas no município.

O que se lamenta é o fato de que até o momento as ruas não contam com guias, sarjetas e pavimentação asfáltica.

Seguramente essa é uma das poucas vilas que deseja boas vindas aos visitantes e moradores, como sugere uma placa que existe na entrada central da Vila.

Ao adentrarmos a Lulaldo, sempre passa um filme em nossa cabeça, como a construção do primeiro Barraco do Agenor, a energia da Emília, a bravura do Barba, a dedicação do Taná, a rebeldia do subprefeito da época,o companheiro Chicão, assim como a nossa bravura em colidir com o partido e com a administração pública do PT na cidade, na defesa intransigente dos moradores que lutaram, resistiram e até hoje permanecem morando na área ocupada.

A história da Vila merece um documentário como de certa forma já existe, bem como um livro para narrar uma das mais contundentes ocupações ocorrida na cidade e região no final da década de 80. Foram várias ocupações vitoriosas no município, tais como a Vila São Pedro, a Vila LULALDO, Vila Natanael, aquisição coletiva de áreas como o novo Horizonte, a conquista deliberada do Terra Nova III, além da Vila Zilda dentre outras.

Precisamos retomar o caminho das lutas e ocupações como forma de solucionar a demanda reprimida pelo direito a moradia, além do questionamento efetivo a propriedade privada, um dos pilares do modo de produção capitalista.

No início de 2012 vamos realizar um seminário sobre o impacto da valorização dos terrenos e imóveis e da especulação imobiliária com a edição do programa “Minha Casa, Minha Dívida”, apontando caminhos alternativos para a população excluída da moradia popular.

Parabéns aos moradores, aos diretores e aqueles que deram a sua contribuição na ocupação e edificação de mais uma Vila na Cidade de São Bernardo do Campo.

Ocupar, resistir e construir sempre é preciso!!!

Aldo Santos, Ex-vereador por quatro legislaturas na cidade, coordenador da corrente política TLS, Presidente da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo, membro do Coletivo Nacional de Filosofia e vice-presidente do Psol em São Bernardo do Campo.





Um comentário:

  1. É bom também lembrar que na época vários companheiros como Geraldo Romualdo, Dagmar que permaneceram em luta em toda a ocupação. Inclusive o professor Geraldo Romualdo foi demitido por Djalma Bom dizendo que não cumpria as ordens do partido naquela época.
    É por isso que fica difícil conversar, porque apenas alguns são valorosos companheiros e outros passam uma borracha em cima de toda sua construçao histórica e hoje nada significam para a história.
    Dagmar

    ResponderExcluir