quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Balanço sindical de fim de ano

Balanço sindical de fim de ano


O ano está se encerrando e é hora de fazermos um balanço tirarmos algumas lições e conclusões, bem como, pensar no que nos espera para o próximo ano que a exemplo dos anos anteriores será de muitas lutas , pois a categoria vem perdendo sistemáticamente seus direitos através de sucessivos ataques dos governos do PSDB e PT , um nos ataca em nível estadual, outro em nível federal.

O primeiro debate que devemos fazer é o eleitoral, em que mais uma vez, o PSDB elege seu governador no Estado de São Paulo e com isso já vai a mais de dezesseis anos governando o estado e implementando sua política neo-liberal de retirada de direitos dos professores.

Os professores em anos anteriores tem enfrentado esse governo com greves , assembleias, paralisações e até com enfrentamentos com sua polícia, como foi no governo do Serra no palácio do governador, onde até PM infiltrado havia no movimento.

De uma certa forma conseguimos que o debate sobre a educação fosse para a rua, mas isso não impediu os sucessivos ataques aos nossos direitos ao longo dos anos.Amargamos a divisão dos professores em categorias, provas para atribuirem aulas passando por cima da LDB ,em que nos garantiam a atribuição por pontuação por anos de trabalho, escolinha de formação , provas de mérito (demérito), reajustes parcelados em 4 anos, e também as nossas férias repartidas. A cada ataque, uma nova assembleia que deveria nos armar para o enfrentamento não consegue o número ideal de professores para decidirmos a luta é adiada, assembleia após assembleia e em determinado momento somos golpeados pela própria diretoria da APEOESP, que se recusa a acatar a decisão da assembleia em marcar uma nova assembleia antecedendo em muito o proposto pela diretoria .Os professores então mostrando que não vaquinhas de presépio ,numa atitude de descontetamento se recusa a sair em passeata como tinha proposto a diretoria da APEOESP.

A diretoria em uma reunião de CR, tenta cabar com a democracia nas instâncias do sindicato, aprovando uma resolução que limitava o número de professores por grupos organizados o que prejudicaria demais os professores que representam as OPOSIÇÕES essa atitude culmina com um ato das OPOSIÇÕES em frente á secretaria em desagravo a esse ataque á democracia na APEOESP.

Não só a diretoria majoritária da APEOESP, tiveram esses vacilos, em São Carlos, pudemos ver esses vacilos políticos e de ordem oportunistas em alguns diretores de nossa sub-sedes que a exemplo de diretores da ARTICULÇÃO, desrespeitaram decisão de assembleia e de diretoria e cairam no colo do PSDB, aderindo a prova de MERITOCRACIA e o que é pior, companheiros da OPOSIÇÃO que são responsáveis pela sub -sede em São Carlos e ainda justificando sua participação com desculpas estapafúrdia se apegando pelo atraso da política.Abre aspas ,( Não ouve orientação da APEOESP);(Todos fizeram , eu também fiz);(O professor está ferrado, é o único jeito de se dar bem)etc fecha aspas.Essas justificativas fica bem para um professor que não é da luta, que não sabe o que é um sindicato, mas para os diretores do sindicato e ainda mais da OPOSIÇÃO? Não esses diretores não tem o direito de arrastar o nome e a legitimadade da OPOSIÇÃO na lama! A OPOSIÇÃO continua combativa apesar de alguns opotunistas terem sentado no colo do PSDB, e ajudando esse governo a dar continuidade com sua política de retirada de direitos e ajudando a iludir a categoria , que a questão salarial ,a questão da retirada de direitos o que devemos fazer é aderir mesmo, afinal de contas a ARTICULAÇÃO aderiu. Não é para isso que somos OPOSIÇÃO!O trabalho da OPOSIÇÃO que alguns diretores fizeram questão de se esquecer , é o da panfletagem como fizemos no ano passado em frente a uma faculdade , em que diziamos que a prova de mérito era um engodo e era para o professor não cair nessa não!

Que alguns diretores oportunista fizessem aprova, o que fazer ? È da consciência.Mas a diretoria em São Carlos não debater essa questão, que é ÉTICA e De MORAL, pois seus próprios representantes fizeram a prova , desrespeitando uma decisão de assembleia da categoria isso é demais.Isso mostra as dificuldades que os professores terão que enfrentar o ano que vem, enfrentar o governo, e convencer os seus próprios diretores a lutar e não aderir a política do PSDB.

Terminamos o ano com o facão das férias repartidas sobre nossas cabeças,a extinção da categoria L, que passa a ser O,ou seja , contrato precário em que o Estado não quer nenhum vínculo empregatício com o professor e o demite a cada ano para recontrata-lo após quarentena essa é a dinâmica para o próximo ano, o professor perde mais ainda, o contrato precário a qual ele está submetido não lhe dá direito de fárias, não lhe dá os mesmo direitos de licença médicas dos demais, não lhe dá direito ao SPPREV e portanto á aposentadoria.

Dentro das escolas para o professor , o ano também não foi fácil,Assédio Moral, agressões verbais e físicas de alunos, crima de insegurança,pressão dos diretores na preparação para mais uma das coisas que joga contra nós o resultdo na prova SARESP, que se vinculou ao bônus ; a reforma educacional do novo secretário, como já dissemos, férias repartidas,retiradas de aulas no ensino médio de português e matemática as escolas de excelência(dedicação exclusiva).

Enfim, chegamos ao final do ano com uma pequena conquista: a aplicação de 1/3 de horas atividades, que corre o risco de virar uma derrota, na medida em que o governo, irá oferecer a ampliação da jornada , ou seja no final o professor ficará com a mesma quantidades de aulas e mais os HTPCS e ainda com a possibilidade de termos que cumprirmos os HTPLS na escola também, é opressão total, é a escravidão, adeus família, adeus fim de semana, adeus férias,porque está nascendo um novo professor, o professor escravo de dedicação exclusiva.

Portanto,o ano que vem, é o ano de muitas lutas,,além dos ataques que já sofremos, deveremos responder aos novos que virão,e que são de ordem econômicas e políticas.

Os países da europa, os EUA, a Grécia, Egito, Líbia, Portugal dentre outros ,já foram sacudidos por grandes manifestações que colocaram abaixo seus governos devido á crise econômica. Isso tem feito que um setor importante da sociedade se levantasse e fosse para as ruas, a juventude que protagonizaram verdadeiras revoluções, como : Ocupe Wall Street, o movimento dos indignados, as greves gerais Portugal, enfim estão nos dando o sinal de que nenhuma economia é imune á crises ciclicas do capitalismo, e quem paga a conta dessas crises somos nós, os pobres, os negros, a classe trabalhadora como um todo.

Portanto é nescessário a conscietização de todos e sem vacilos dos diretores do sindicato e disposição da categoria par refutarmos a toda política que vai na direção de atacar nossos direitos.Os jovens da Grécia, Egito, Líbia, Portugal, Espanha estão nos indicando o caminho, precisamos nos indignarmos com as férias repartidas, com as faltas médicas, com os contratos precários, contra o Assédio moral,e toda e qualquer forma de violência ao professor contra o reajuste de quatro anos etc.

Um bom final de ano a todos e muita disposição para as lutas que virão.

Benedito-Escola -bento da Silva César

Nenhum comentário:

Postar um comentário