domingo, 23 de junho de 2013

INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO MARXISTA..

INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO MARXISTA.

Olá companheiros e companheiras, Participem do nosso próximo encontro, sábado, dia  29/6 das 14 às 16 horas. Das 14 às 15 horas, haverá exposição do professor Hugo Allan, da metodista, sobre economia solidária na perspectiva Marxista. Das 15 as 16, continuação do texto sobre o materialismo dialético com o professor Aldo Santos.Convide seus amigos(as) para debater e entender  os movimentos nas ruas.
local: Avenida Prestes Maia,233,1° andar, Centro de SBC.

Com saudações revolucionárias,

COMISSÃO ORGANIZADORA

Texto complementar ao curso: Introdução ao pensamento Marxista.
 Professora Nayara: Texto sobre a importância de Marx e Engels.

Assunto: Introdução ao Pensamento Marxista: Karl Heinrich Marx e Friedrich Engels.

Karl Heinrich Marx
Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, Renânia, Província da Prússia. Veio de uma família judaica-alemã e foi batizado numa igreja protestante. Ao concluir seus estudos na sua cidade natal entrou para a universidade de Boon, onde participou do movimento estudantil. Em seguida se transferiu para a universidade de Berlim quando manteve contato com as ideias de jovens hegelianos. Marx considerou-se um hegeliano de esquerda durante certo período, mas rompeu com o grupo e efetuou uma revisão com duras críticas sobre esse conceito, no qual, defende que as ideias determinam a matéria. Na concepção de Marx, a ideologia de Hegel era um pensamento derivado de cabeça para baixo sem perceber que “não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência”. Assim, passou a compreender que a origem da realidade social não reside nas ideias, mas sim na ação concreta, portanto no trabalho humano. Concluiu que a existência material precede qualquer pensamento, ou seja, inverteu a dialética hegeliana, porque coloca a materialidade (e não as ideias) na gênese do movimento histórico que constitui o mundo, elaborando a dialética materialista ou o materialismo histórico.
Em geral, cursou Filosofia, História e Direito, mas também atuou como jornalista, teórico político e economista. Em 1841 defendeu sua tese de doutorado apresentando uma análise das diferenças entre os sistemas filosóficos de Demócrito e Epicuro, baseando-se na perspectiva hegeliana. Em 1843 casou-se e mudou-se para Paris da qual foi expulso. Instalou-se em Bruxelas onde conheceu Friedrich Engels e juntos publicaram importantes obras como A sagrada família, A ideologia Alemã e, mais tarde, O Manifesto do Partido Comunista considerado o primeiro esboço da teoria revolucionária que, anos depois, passou a ser denominada marxista. Participou de diversas organizações com operários e após participar do movimento revolucionário de 1848 na Alemanha, mudou-se definitivamente para Londres. Em 1852 publicou O 18 Brumário de Luís Bonaparte em que faz uma análise de todo o golpe de estado de Napoleão III, já em 1859 publicou o livro Contribuição à crítica da economia política e, oito anos depois, foi a vez da publicação do primeiro volume da obra que se tornou a mais importante “O Capital”, na qual, Marx e Engels apresentam embasamentos teóricos que questionam a necessidade da luta contra o modo de produção capitalista para a construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária, sem classe e sem Estado. Como Karl Marx faleceu no dia 14 de março de 1883, o segundo e terceiro volume só foram publicados em 1885 e 1894, respectivamente, por Engels.
Marx foi um dos mais importantes teóricos do socialismo, revolucionário, cientista social que marcou e exerceu enorme influência na história política com suas ideias humanitárias.

“Uma ideia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas”.
Karl Marx.

Friedrich Engels
Engels nasceu em 29 de novembro de 1820. Era filho de um rico industrial de Barmen, na Alemanha, mas cresceu indignado com a miséria em que viviam os trabalhadores das fábricas de sua família. Como resultado dessa ressalva, desenvolveu um estudo detalhado sobre a situação da classe operária na Inglaterra. Em seguida, simpatizou-se com o ideário da esquerda, o que o leva a aproximar-se de Marx e a redigir uma das suas principais obras: “A Situação das Classes Trabalhadoras na Inglaterra”, publicada em 1845. Embora Engels tenha se tornado o principal colaborador de Karl Marx, escreveu sozinho, com grande capacidade crítica e profunda análise social, várias obras importantes do que viria a ser denominada teoria marxista como A Evolução do Socialismo de Utopia a Ciência (1882), A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado (1884), entre outras.
         Foi um importante filósofo e teórico revolucionário alemão que junto com Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo e ao escreverem o Manifesto do Partido Comunista fazem uma breve apresentação de uma nova concepção de história afirmando que “A história da humanidade é a história da luta de classes”.

“(...) a primeira opressão de classes, ocorre com a opressão do sexo feminino pelo masculino”.
Friedrich Engels.

 Professora Nayara: Texto sobre a importância de Marx e Engels.



Nenhum comentário:

Postar um comentário