domingo, 9 de junho de 2013

Os eleitores de Aldo Santos (Psol) se dividiram:


Marinho recebe nota 6,1 do eleitorado de São Bernardo

 Silva 
Do Diário do Grande ABC
Publicado em domingo, 9 de junho de 2013 às 13:12

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), é o mais bem avaliado entre os sete chefes de Executivo da região, segundo levantamento do DGABC Pesquisas. A população são-bernardense conferiu nota 6,1 ao petista nesses cinco meses de segundo mandato. Apenas 16% das notas foram entre 9 e 10, enquanto 0 a 6 foram as mais citadas, em 46,3% dos casos.
Ainda que tenha obtido o melhor desempenho, há margem para evolução. É essa a expectativa dos munícipes. Para 52,9% dos entrevistados, a administração vai melhorar. Para 28,8% vai continuar como está e 12,4% avaliam que vai piorar. Os que não souberam responder somaram 5,9%.
Estão na programação da Prefeitura inauguração do Hospital Municipal de Clínicas, o Estádio de Atletismo, obras de drenagem, e implementação de transporte alternativo, por barcos nas região da Represa Billings e por teleféricos nas áreas montanhosas da cidade.
O primeiro governo Marinho (2009 a 2012) terminou melhor do que esta segunda gestão (2013 a 2016) está começando. Em pesquisa coletada dia 5 de outubro do ano passado, a dois dias da votação que reelegeu o prefeito, 58,7% dos moradores de São Bernardo aprovavam o trabalho do afilhado do ex-presidente Lula. Na ocasião, 15,5% classificaram as ações do petista como ótimas e 43,2% como boas. Regulares eram 22,8%, ruim 7,9% e 8,4%, péssimas.
Na atual sondagem, a popularidade do ex-sindicalista à frente do Paço apresenta queda de 14,6 pontos percentuais em relação à anterior. Hoje são 44,1% de avaliação positiva: 7,6% consideram ótima e 36,5%, boa.
Outros 33,3% acreditam que a administração petista é regular: 20,3% mais para bom e 13% mais para ruim. A rejeição do governo Marinho é de 18%, divididos entre os 8,8% que afirmam ser ruim e 9,2%, péssimo. Não responderam 4,6%.
A queda ocorre no momento em que o gestor municipal acumula funções administrativas e políticas. Além de comandar a Prefeitura, o petista preside o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e é secretário-geral da Frente Nacional de Prefeitos. Idas a Brasília em uma das três funções são constantes em sua rotina.
Marinho ainda está empenhado nas articulações partidárias. Encabeça discussões para eleger o próximo presidente do PT são-bernardense no PED (Processo de Eleição Direta), que ocorrerá em novembro, conversa sobre a chapa de candidatos a deputado estadual e federal que será apoiada por seu governo no ano que vem e ainda convive com a possibilidade de ser o pleiteante da legenda a governador.
Satisfação
Ao todo, 72,4% responderam que estão satisfeitos ou muito satisfeitos em morar em São Bernardo. Por outro lado, 13,9% disseram não gostar de residir no município. Outros 12% mostraram indiferença em morar ou não na cidade.
O DGABC Pesquisas entrevistou 400 pessoas no dia 5. A margem de erro é de cinco pontos percentuais.
Limpeza e varrição de ruas são elogiadas
O setor de limpeza pública e varrição da Prefeitura de São Bernardo é o melhor avaliado entre os 16 itens pesquisados. O trabalho desempenhado pela Secretaria de Serviços Urbanos recebeu nota 6,9 da população. Desde julho de 2011 o número de funcionários da limpeza aumentou de 107 para 244. Eram 5.000 quilômetros de ruas varridas a cada mês. Hoje são 12 mil quilômetros a cada 30 dias.
É justamente a Pasta comandada por Tarcisio Secoli (PT), parceiro de Luiz Marinho no sindicalismo e cotado para ser o indicado da administração para a sucessão municipal em 2016. No início deste ano, na reforma administrativa promovida pelo chefe do Executivo, Secoli deixou a Secretaria de Coordenação Governamental, de bastidor, para assumir o setor com mais visibilidade.
A segunda maior nota é para manutenção de parques e praças, que obteve 6,4. O item também está sob o guarda-chuva do secretário petista.
Já a terceira melhor avaliação é para as EMEIs (Escolas Municipais de Ensino Infantil), de responsabilidade da secretária de Educação, Cleuza Repulho. A titular tem sido alvo de protestos principalmente pela falta de uniformes escolares neste ano, porque a licitação foi barrada pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) por indícios de irregularidades
.
Empatado junto com a análise das pré-escolas, o serviço de água e esgoto, feito na cidade pela Sabesp, autarquia do governo estadual, também recebeu nota 6,3 dos munícipes.
Já o pior setor na avaliação dos moradores é o trânsito, que recebeu nota 4,2 dos entrevistados. As condições dos hospitais municipais, com 4,6, e o transporte coletivo, com 4,7, completam as três últimas posições.
Dos eleitores de Alex, só 20% dizem que gestão petista é boa
Dos eleitores do deputado estadual Alex Manente (PPS) consultados na pesquisa, 20% dizem que o governo Luiz Marinho é bom. Os simpatizantes do popular-socialista deram nota 4,9 à condução da Prefeitura. O parlamentar foi o principal adversário do petista na eleição do ano passado, em que o petista obteve 65,79% dos votos válidos e fechou a disputa no primeiro turno.
Alex angariou 30,94% dos sufrágios e ficou na segunda posição, distante dos outros três concorrentes, que não chegaram a 2% de adesões.
Nenhum dos apoiadores de Alex, porém, avalia como ótima a administração do rival. Mas 40% dos eleitores do então candidato a prefeito pelo PPS acreditam que a atual gestão do Paço é regular. Desses, 21,7% consideram mais para bom e 18,3%, mais para ruim.
Dos aliados do popular-socialista entrevistados, 35% rejeitam o trabalho de Luiz Marinho à frente do Paço: 20% classificam a administração como ruim e 15%, péssima. Outros 5% não souberam responder.
Destaque também aos que votaram branco ou nulo no pleito de 2012. Dentre essa fatia do eleitorado, 30,5% consideram o governo petista bom e 1,9%, ótimo. Há ainda 25,7% rejeitam o governo municipal: 12,4% acham ruim, e 13,3%, péssimo. Eles deram nota 5,4 ao prefeito.
Todos os consultados que votaram em Ademir Silvestre (PSC) e Lígia Gomes (PSTU) afirma que a gestão Marinho é regular, com uma diferença: os seguidores do social-cristão avaliam ser mais para bom e os da socialista, mais para ruim. quem votou em ademir, deu nota 4 ao comandante do Paço. Os que confiaram em Lígia, nota 3.
Os eleitores de Aldo Santos (Psol) se dividiram: 50% acreditam que o trabalho do petista é bom, enquanto a outra metade crê ser péssimo. Em média, concederam nota 2,5 ao chefe do Executivo.
Dilma Rousseff é aprovada com 49,7%
Na cidade onde o PT nasceu, nos anos 1980, os últimos cinco meses da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), são bem avaliados. O início do terceiro ano da comandante do Palácio do Planalto tem aprovação de 49,7% dos moradores. São 36,5% que consideram a gestão federal boa e 13,2%, ótima.
Se os 30,3% que classificam o governo federal como regular forem somados ao percentual, a popularidade da chefe da Nação chega a 80,2%. Dentre os entrevistados que responderam ser mediada a administração da petista, 15,4% dizem ser regular para mais e 14,9%, para menos.
Apenas 18,1% rejeitam a gestão Dilma, que irá disputar a reeleição no ano que vem. São 6,1% que consideram ruim e 12%, péssimo. Os que não souberam responder são 1,9%
Em análise do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), 35,5% dos munícipes são-bernardense elogiam o tucano. Foram registrados 31,5% de bom e 4%, ótimo. Outros 36,5% consideram o líder do Palácio dos Bandeirantes regular.
Na cidade, a rejeição de Alckmin, que também tentará a reeleição em 2014, alcança 21,9%: são 10,1% de ruim e 11,8%, péssimo. São souberam responder 6,1%.
Vale ressaltar que o PT reconquistou o poder na cidade em 2009, com a posse de Marinho, após 12 anos de adversários no Paço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário