quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Plenária Estadual dos Professores de Filosofia e Filósofos no dia 24-09-2011, às 10 h, Rua Dr. José de Queirós Aranha, 342 – Vila Mariana – SP, próximo à estação Ana Rosa do Metrô.

PLENÁRIA ESTADUAL DE PROFESSORES DE FILOSOFIA


Nós, professores de Filosofia e Sociologia, lutamos há mais de duas décadas para que as nossas disciplinas fizessem parte do núcleo comum do quadro curricular do Ensino Médio. Universidade, entidades e grupos de professores no Brasil inteiro, com destaque para o Coletivo da APEOESP, fizeram parte dessa luta que culminou com nossa vitória em 2006 e 2008. Primeiro a aprovação unânime pelo Conselho Nacional de Educação em Brasília, com a presença de mais de 300 professores vindos de vários estados. Depois, no Senado, a aprovação da obrigatoriedade através do PLC 04/08, alterando o Artigo 36 da LDB. Não foi fácil, mas valeu a pena!

Lembramos também que, em meio a esse embate, organizamos, com o apoio decisivo do MEC e da APEOESP, o 1° Encontro Nacional de Filosofia e Sociologia, realizado com êxito total em 2006, no Anhembi, cidade de São Paulo. Mesmo com todo esse êxito, chamamos a atenção dos milhares de professores, que hoje dão aulas de Filosofia e Sociologia em todas as escolas públicas e particulares de nosso estado e do Brasil, para que não se esqueçam de que há muitos burocratas e tecnicistas contrários à inclusão de nossas disciplinas no Ensino Médio e não perderão qualquer brecha ou oportunidade para tirá-las do currículo, como já o fizeram no passado. Portanto, vamos nos manter alertas e continuar a mobilização. Não se isolem e participem das reuniões e encontros que são organizados.

Deixamos claro que a lutar pela Filosofia ou pela Sociologia não se limita a um corporativismo estreito para garantir aulas para este ou aquele componente curricular. Nossa luta é baseada numa concepção de Ensino Médio defendida pela pedagogia histórico-crítica, que coloca o conhecimento e a comunidade escolar como parte integrante da sociedade como processo histórico-social em construção e numa relação dialética. Aqui o “construtivismo”, as “competências e habilidades”, a “cidadania” e outros conceitos não são meros corolários de uma formação meramente individual e individualista, próprios da pedagogia liberal. É por isso que consideramos importante a presença das nossas disciplinas quando se fala em um “novo ensino médio”, assim como são importantes todas as demais. A verdadeira inter ou transdisciplinaridade não elimina as disciplinas, mas as integra em um novo patamar epistemológico.

Por isso, convidamos todos para a Plenária Estadual dos Professores de Filosofia e Filósofos*, onde discutiremos questões importantes, de nosso interesse e urgentes, tais como:

• A estruturação e organização de nossa Associação diante da ofensiva dos governos;

• Ampliação do número de aulas de filosofia no segundo e terceiro ano do ensino médio;

• Implantação da filosofia no ensino fundamental, com base na enquete promovida pela APROFFESP;

• A continuidade de nossa participação no Caderno do Professor da revista Filosofia da Editora Escala e como divulgá-lo nas escolas;

• Atuação e funcionamento pra valer do Coletivo Estadual de Filosofia, Sociologia e Psicologia da APEOESP, bem como nossa atuação no Coletivo Nacional de filosofia;

• Organizar núcleos da APROFFESP em nosso Estado.



DIRETORIA DA APROFFESP

*Associação dos professores de filosofia e filósofos do Estado de São Paulo



Plenária Estadual dos Professores de Filosofia e Filósofos no dia 24-09-2011, às 10 h, Rua Dr. José de Queirós Aranha, 342 – Vila Mariana – SP, próximo à estação Ana Rosa do Metrô.



Contato: Diretores da Aproffesp.

Aldo Santos- São Bernardo do Campo aldosantos@terra.com.br

Chico Gretter, Filósofo da Lapa . fredgreter@hotmail.com

José Jesus. Osasco. Email: jesuscosta72@hotmail.com







Nenhum comentário:

Postar um comentário