domingo, 18 de setembro de 2011

Apeoesp de Taubaté realiza Encontro com professores de filosofia.

Nós, membros da Diretoria da Associação dos professores de filosofia e filósofos do Estado de São Paulo, agradecemos a direção da subsede da apeoesp de Taubaté, pela receptividade e pela atividade exitosa, que foi realizada conforme convite abaixo divulgado.

Fizemos uma rápida exposição sobre o ensino da filosofia no Brasil, falamos sobre a exclusão da mesma no período da ditadura militar e o seu retorno a partir do projeto do projeto do Padre Roque em 2000, que tornava obrigatória a Filosofia e a Sociologia no ensino Nacional, projeto esse, vetado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Falamos da lutas democráticas e das ações sindicais junto a Conselho Nacional de Educação, que culminou com a aprovação da lei 11.684/08 que torna obrigatório o ensino de filosofia e sociologia no ensino médio brasileiro. Destacamos também a atuação firme do movimento sindical como elemento importante nesse processo de retomada da filosofia e da sociologia na grade curricular.

Nesse contexto, falamos da nossa intervenção, bem como do coletivo de filosofia, Sociologia e Psicologia da APEOESP.Mencionamos o encontro de filosofia e sociologia realizado de 22 a 24 de julho de 2007 no Anhenbi-sp, da Formação do Coletivo Nacional nesse encontro,e destacamos ainda o IX Encontro estadual de Filosofia, Sociologia e Psicologia em SP, onde foi aprovada a criação da Aproffesp.

Após amplo e democrático processo de votação, em 26 de setembro de 2009, toma posse a primeira diretoria eleita da Associação dos professores de filosofia e filósofos do Estado de São Paulo.

O professor Paulo Neves falou de sua atuação frente a Secretaria Educacional da apeoesp nesse período, da resistência tucana no estado de São Paulo via conselho estadual de educação, além de outras bandeiras históricas de interesse da educação brasileira.

A mesa dos trabalhos foi coordenada pelo professor Fernando Borges, que após várias manifestações, indagações e encaminhamentos encerrou os trabalhos desse importante encontro com vários professores e professoras de filosofia da região.

Aproveitei a oportunidade para convidar todos e todas para nossa Plenária Estadual que será realizada no dia 24 de setembro de 2011, a partir das 10 horas, Rua Doutor José de Queirós Aranha, 342 – Vila Mariana – SP, Próximo ao Metrô Ana Rosa

Filosofar é preciso!!!

Aldo Santos. Coordenador da Apeoesp-sbc, Presidente da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo, membro do Coletivo Nacional de Filosofia e da Executiva Nacional do Psol.





ENCONTRO COM PROFESSORES DE FILOSOFIA

SUBSEDE DA APEOESP DE TAUBATÉ.

• A estruturação e organização de nossa Associação diante da ofensiva dos governos;

• Ampliação do número de aulas de filosofia no segundo e terceiro ano do ensino médio;

• Implantação da filosofia no ensino fundamental, com base na enquete promovida pela APROF-FESP;

• A continuidade de nossa participação no Caderno do Professor da revista Filosofia da Editora Escala e como divulgá-lo nas escolas;

• Atuação e funcionamento pra valer do Coletivo Estadual de Filosofia, Sociologia e Psicologia da APEOESP, bem como nossa atuação no Coletivo Nacional de filosofia;

Associação dos professores de filosofia e filósofos do Estado de São Paulo

Dia 17/09 ás 10 horas

SUBSEDE de Taubaté

Rua do Colégio, 174 - Bom Conselho

• Convite para filiados e não Filiados

Secretaria de Assuntos Educacionais

APEOESP – SUBSEDE DE TAUBATÉ

Fernando Borges

Administração:APEOESP na Escola e na Luta

Nenhum comentário:

Postar um comentário