terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

No Consórcio, comitê reivindica revogação das tarifas de ônibus

Consórcio, comitê reivindica revogação das tarifas de ônibusNo

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013 23:30                                       




             
Nathália Blanco
Embora os populares não tenham conseguido falar oficialmente com os prefeitos presentes, Luis Paulo Bresciani, secretário executivo da entidade, recebeu os membros do comitê e manifestou a posição do Consórcio.Nesta quarta-feira (4), membros do Comitê Regional Unificado contra o Aumento da Tarifa compareceram à Assembleia dos Prefeitos realizada no Consórcio Intermunicipal Grande ABC na esperança de debater o aumento das tarifas de ônibus praticado recentemente em todo o ABC.
A principal reivindicação é pela revogação das tarifas. “Queremos a revisão já, pois estamos sofrendo com a passagem do ônibus neste preço”, reclama Carolina Colto Alves, membro do Comitê e militante do PSTU.
Embora os populares não tenham conseguido falar oficialmente com os prefeitos presentes na reunião mensal, Luis Paulo Bresciani, secretário executivo da entidade, recebeu os membros do comitê e manifestou a posição do Consórcio.
“Não podemos interferir no preço da passagem de ônibus das cidades. Apenas os prefeitos podem responder”, declarou Bresciani após confirmar que a discussão não está em pauta. O secretário executivo chegou a citar o projeto de integração tarifária e viária entre as linhas do ABC e Capital, como possibilidade de diminuir as tarifas de ônibus, pauta que foi objeto de discussão na Assembleia dos Prefeitos.
Marcelo Reina, presidente do diretório de Santo André do PSOL e membro do Comitê, quer colocar a discussão tarifária em pauta e debater a questão junto aos chefes do executivo. “É um anseio popular, não é um caso que possa ser discutido numa sala fechada entre prefeitos”, reivindica Reina.
Os membros do comitê têm reunião marcada para esta quinta-feira (7), com o prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT). Já nesta quarta-feira (6), haverá ato na praça da Moça, em Diadema, às 16h, quando os manifestantes tentarão diálogo com o prefeito, Lauro Michels (PV).
O prefeito de Diadema reconhece que o reajuste da passagem do ônibus foi salgado, no entanto apresenta como contraponto a promessa de implantação do Bilhete Único no município, modernização do sistema e cobrança de pontualidade nas linhas. “Se eu baixar a passagem de ônibus hoje, eu não terei como exigir muito dessas empresas”, diz.
Marinho também descartou a possibilidade de revogar o aumento da passagem, alegando que o projeto de integração do transporte público metropolitano irá reduzir o valor gasto pelo trabalhador. “Vamos solicitar uma reunião com o Jurandir Fernandes [secretário estadual de Transportes] para iniciar um debate sobre mobilidade, como trabalhar o sistema de integração com trens ônibus e metrô e tarifa”, concluiu

Nenhum comentário:

Postar um comentário