terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE SINDICAL(ANIZIO BATISTA)


Resolução do 1° Encontro de professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo.

Contribuição ao debate .

 

  A Aproffesp está iniciando uma caminhada de organização estritamente fundamental.

Por ser uma Associação de pensadores e provocadores de ideias, que pode transformar os pensamentos dos seres humanos e fazer uma transformação das sociedades civilizadas do mundo. Não é à toa que desde o golpe militar, a matéria de Filosofia e Sociologia saiu do currículo escolar dos militares e da Burguesia.

  Neste espaço de tempo o que a Burguesia queria com os militares, eram eliminar a capacidade de pensamento e de organização da classe operária e principalmente os Partidos de esquerda ligado a classe operária, o movimento Estudantil e os Movimentos Sociais.

  Todo esse pensamento, Militar e da Burguesia, se relaciona  com o pensamento ideológico da Esquerda, a Revolução Socialista e seguida Comunista. Porque anterior o Golpe Militar, a Filosofia e a Sociologia os professores já desenvolviam juntos os seus alunos, a capacidade de fazer Pensar, e refletir sobre a situação do povo. Faziam os alunos a pesquisar, conhecer os sindicatos, as Associações a questionar a situação social, imposta pelos Governos de todos os países. Quer dizer, fazia o  humano a fazer uma transformação das suas idéias e o modo de pensar e agir. E automaticamente este individuo com clareza  da sociedade passava a se organizar em Sindicatos Partidários Políticos e os Movimentos Sociais para fazer as mudanças.

  Isso incomoda a Burguesia, os donos do Poder. Jamais eles vão abrir mão do domínio de uma sociedade onde o povo tenha uma participação efetiva.

  Depois de uma longa Ditadura Militar de 1964 a 1985, onde perdemos vários companheiros na luta pela democracia  e a luta de nossas reivindicações operárias, a luta por organizar os sindicatos combativos e atuante.

  Quantas e quantas greves, o movimento Sindical no Brasil, fui brutalmente reprimido, e quantas e quantas reinvindicações não atendidas dos trabalhadores. Mesma coisa com os movimentos estudantis e movimentos das Igrejas Progressista.

  Pegamos o começo da formação dos Sindicatos Brasileiros, quando foi difícil organizar a Base Sindical até ser reconhecida pelos Governos. Quanto foi difícil a organização das centrais sindicais. Tivemos momentos da História Brasileira um Sindicalismo forte e honesto, quanto a defesa dos trabalhadores.

Esse mesmo sindicalismo brasileiro hoje, com muito mais centrais sindicais, mil sindicatos espalhados pelo Brasil, não corresponde as lutas necessárias dos trabalhadores. Por que? Hoje os sindicatos vivem do imposto sindical, não faz um tipo de formação de sua base, não consegue os dirigentes penetrar nas suas bases. Usam suas categorias para se perpetuarem como pelegos nos sindicatos. Isso tanto os sindicatos urbanos como os rurais. São poucas as centrais sindicais atuantes.

  Na época da ditadura militar, formamos as oposições sindicais para derrubar os pelegos. Derrotamos a maioria dos sindicatos pelegos, colocamos a nova direção combativa. Quase todas elas encastelaram nos sindicatos, são os pelegos modernos. Nas centrais sindicais acontecem a mesma coisa.

  É baseado na História das lutas dos povos mundiais e da revolta da humanidade que podemos dizer que avançamos um pouco da Democracia.

  Portanto, a formação da Aproffesp Estadual, é baseada na história e a formação consciente do ser humano, a consciência crítica da mudança da sociedade, ela pode e deve desenvolver um trabalho juntos aos professores e aos Filósofos , que devemos cobrar dos órgãos competentes do Estado esta formação crítica baseada na filosofia. Não podemos deixar o nosso combate crítico e ideológico da filosofia, a passar para nossos jovens a mudança constante da nossa sociedade.

  A Filosofia e os filósofos tem suas divergências como crítica da condição politica e a condução da humanidade.

  A Aproffesp tem que se basear nas propostas mais avançadas, dos grandes filósofos da humanidade e as propostas de nossa atualidade para que possamos avançar nesta luta que iremos enfrentar.

  Nossa proposta da Aproffesp, é trazer os professores e os Filósofos a desenvolver um trabalho crítico no desenvolvimento da Filosofia em todo os Estado de São Paulo, e depois abranger em nível nacional a nossa luta.

  Para que aconteça, é necessário que neste primeiro encontro da Aproffesp, saibamos organizar as nossas propostas de organização  e as nossas propostas  politicas. Não podemos perder este norte de organização para o futuro.

  Baseado na história do movimento sindical e dos movimentos em geral, não podemos no momento está apoiando um sindicato ou uma central sindical. Por que? Estamos iniciando neste momento a estrutura da Aproffesp. E nos movimentos em geral muitas contradições na condução a sociedade, principalmente nas centrais sindicais e nos Partidos Políticos de Esquerda.

  Precisamos neste momento, analisar as centrais sindicais e os sindicatos, quais realmente é o mais combativo e honesto, dentro das propostas dos trabalhadores.

  Precisamos analisar , quais os partidos chamados de esquerda, está do lado dos trabalhadores e dispostos a fazer uma mudança socialista.

  Baseado na história da filosofia e das contradições das propostas dos filósofos, não devemos apoiar nenhuma central sindical e nem um sindicato. No máximo podemos estar indicando que existe uma ou duas centrais mais combativa. Que existe proposta de avanço, dentro dessas centrais.

  A nossa proposta da Aproffesp é levar para nossa base a formação e a transformação das idéias. É que quando não estiver proposta de avanço da nossa categoria , que convocamos todas as centrais para apoia-los. Aqueles que não apoiarem é porque não estão do lado dos trabalhadores.

  A Aproffesp, tem o dever de conquistar todos aqueles militantes conscientes da nossa transformação, seja ele de A, B ou X, desde que assumam a postura de transformação das ideias.

  Professores de Filosofia e Filósofos, este encontro está nas nossas mãos para podermos organizar e transmitir as ideias filosóficas e nossa organização.

                               Anizio Batista

  (É Militante Sindical e Partidário é formado em Filosofia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário