sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

É urgente a união da esquerda em Diadema


Aldo Santos (São Bernardo) - É urgente a união da esquerda em Diadema
|187.3.127.xxx |2012-11-17
No dia 11 de novembro de 2012, participei de importante reunião em Diadema com militantes de várias denominações partidárias, que, cansados de suas experiências tiraram dúvidas sobre a existência do partido e o papel de relevo que o Psol cumpre nesse momento histórico.

A crítica a atuação do PT na cidade era unânime dentre os presentes. Durante a reunião cada fala me reportava à origem do PT nos idos da década de 80, quando na casa da minha falecida Mãe, (Dona Maria do jardim Santa Cândida), realizamos dezenas de reuniões, apoiamos candidatos a vereadores e a prefeito pelo PT, sempre acreditando na luta e na transformação social tão necessária e urgente para a classe trabalhadora em nosso País.

Com a chegada de vários prefeitos à administração municipal, a cada dia o partido se distanciava dos seus ideais, do respeito as bases e do projeto estratégico de transformação social que tanto acreditávamos.

Confesso que, nesses anos de domínio do PT na cidade, foi marcante quando em 4 de abril de 2009, o prefeito juntamente com sua bancada de sustentação agrediram os professores da rede pública estadual, transformando o plenário da câmara municipal numa verdadeira praça de guerra, rasgando definitivamente qualquer possibilidade de defesa do PT como referência de luta dos trabalhadores. Os professores queriam dialogar sobre o projeto do prefeito que rechaçava nossa histórica luta contra a municipalização do ensino no Estado de são Paulo e no Municipio.

Naquele momento eu já prenunciava a derrota do partido no próximo pleito eleitoral, fato esse que ocorreu agora nas eleições municipais de 2012. Se é verdade que os educadores não dispõem de forte capacidade de mobilização e promoção de determinados candidatos nos pleitos eleitorais, enfrenta-los como nesse e em outros casos é a assinar o atestado de óbito político em nível federal, estadual ou municipal.

Naquela ocasião o Psol em nível regional aprovou a seguinte moção: “Moção de Repúdio aos atos de violência praticados pelo Prefeito Mário Reali e vereadores do PT de Diadema". A coordenação Regional do Partido Socialismo e liberdade da região do ABCDMRR, repudia o golpe perpetrado pelo Prefeito Mário Reali e os vereadores do PT, pela aprovação do projeto que institui a Municipalização de Ensino em Diadema.
Em campanha, o referido prefeito assumiu compromisso em dar vazão e empenho para zerar o déficit das vagas da creche e pré-escola (aproximadamente 35 mil) e assumiu perante os educadores que não municipalizaria o ensino na cidade.
Demonstrando ser um Prefeito de duas caras, ele encaminhou a câmara o projeto de municipalização e os vereadores sem diálogo com os moradores e educadores aprovam o tal projeto. Protegidos por um inigualável aparato policial e repressor , agridem os manifestantes com guardas cachorros e gás de pimenta lançado sobre a população indefesa .
A imprensa governista, mais uma vez descreve os fatos parcialmente sem ouvir e relatar a opinião dos professores e comunidade que na verdade foram vítimas dos algozes do prefeito . Nesse sentido, nos solidarizamos com os Professores e a subsede da APEOESP de Diadema, pela luta heroica na defesa da escola pública de qualidade e laica.Coordenação reunida em 04/04/2009.”

Quem sabe agora afastados dá máquina do poder a base do partido na cidade reflita melhor sobre os sucessivos erros praticados pelos dirigentes em relação ao povo que tantas vezes os reelegeram para cargos diretivos na cidade.

Não foi o atual prefeito de Diadema que ganhou, foi o PT que perdeu pra ele mesmo, pois a população cansada dos desmandos deu um basta aquele comportamento de truculência e desrespeito para com os educadores e certamente para com a população em geral.

Para nós educadores a luta pela educação pública, gratuita e laica vai continuar independente dos governantes e dos prefeitos de plantão. A cidade de Diadema sempre foi um laboratório da esquerda ao longo de vários anos e nesse momento a retomada dessa força latente está na ordem do dia.

O slogan usado pelo Psol nas eleições de 2012 em são Bernardo do campo traduz esse sentimento: “Nem o passado como era, nem o presente como está. Psol 50 pra mudar”.

O nosso empenho e luta em busca de uma sociedade livre, justa e igualitária, tendo por base o socialismo cientifico é crescente a cada dia que passa, pois o povo experimentado e consciente do seu poder político “destrói sempre os castelos de areia e edifica coisas belas”.

Continuar na luta é preciso!
Publicado no site clique abc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário