terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Desempenho em filosofia...


Desempenho em filosofia pode fazer diferença para candidatos de cursos mais concorridos na Unesp

Segundo professores, provas deste domingo tiveram nível de dificuldade entre fácil e médio

16 de dezembro de 2012 | 21h 03

Estadão.edu

Com provas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza e Matemática, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) deu início neste domingo, 16, à segunda fase de seu vestibular. A organização registrou taxa de abstenção de 9,4%, a maior entre os exames de fim de ano desde que a seleção assumiu o formato atual, em 2009.

Esta também foi a edição com o maior número de convocados para a etapa discursiva. Descontando os faltosos, permanecem na disputa 41.369 estudantes. Eles concorrem a 7.014 vagas em 165 cursos.

Segundo professores de cursinhos, as 24 questões dissertativas das provas deste domingo tiveram nível de dificuldade entre fácil e médio. Isso pode complicar a seleção de alunos para os cursos mais concorridos, sobretudo Medicina, que teve relação de 185,3 candidatos por vaga na primeira fase.

Os especialistas acreditam que farão diferença a habilidade de redação dos estudantes e como eles se saíram nas quatro questões de filosofia. “A matéria ainda está se consolidando no ensino médio. O candidato precisava dominar os tópicos da disciplina, não bastava só interpretar os textos”, diz o coordenador-geral do Etapa, Edmilson Motta. A prova perguntou sobre a teoria do bom selvagem, de Rousseau, e a alegoria da caverna, de Platão, entre outros assuntos.

Motta parte do pressuposto de que os candidatos de Medicina são bons alunos e resolveram sem dificuldade as questões de geografia, química e biologia. Matemática e física, segundo ele, motivaram poucas questões complicadas, para esses estudantes. Já história, assim como filosofia, teve maior complexidade. "Eram questões sobre temas usuais, mas que exigiam bom conhecimento."

Para o coordenador do Anglo Tamandaré Thales Trigo, a seleção talvez fique por conta de detalhes ou da redação, que será aplicada na tarde desta segunda, 17, junto com a prova de Linguagens e Códigos. “A gente não acha que essa seja uma postura muito apropriada para a Unesp”, afirma.

O diretor pedagógico do Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, também acha que filosofia "descolou" da prova, por seu grau de complexidade. Para ele, o exame foi trabalhoso, mas não difícil. "Como os temas abordados eram muito batidos, os candidatos que fizeram um bom ensino médio sabiam resolver as questões. A dificuldade ficou em achar o fio condutor para responder ao que foi solicitado, sem despejar todo o conhecimento sobre os assuntos cobrados."

Na opinião de Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Objetivo, alunos bem preparados não tiveram dificuldade na prova de Ciências Humanas. Ela elogiou o fato de o exame ser colorido. "Rapidamente o aluno consegue entender as figuras. Ajuda muito", afirma. Sobre a avaliação de Ciências da Natureza e Matemática, a professora diz que ela trouxe questões bem elaboradas e uma abordagem criativa de conteúdos trabalhados no ensino médio. "Com poucas questões conseguem avaliar bem os estudantes."

O resultado final do vestibular deve ser divulgado em 28 de janeiro.

Falha

O site da Fundação Vunesp, responsável pelo vestibular, ficou fora do ar desde a noite de sábado até as 11h52 deste domingo. A entidade disse que houve uma falha no servidor externo e precisou divulgar números de telefone e uma listagem para os candidatos verificarem os locais de prova. Também enviou a informação por e-mail. Ainda assim, muitos alunos tiveram medo de perder o exame.

* Atualizada às 23h20

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário