quinta-feira, 15 de novembro de 2012

MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA:QUILOMBOS E REVOLTAS DOS NEGROS NO BRASIL.


MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA:QUILOMBOS E REVOLTAS  DOS NEGROS NO BRASIL.

 

O nosso sindicato luta, conquista e organiza.

 

         São inúmeras as possibilidades de estudo em relação a luta contra a escravidão. Podemos avaliar os aspectos geográficos, sociológicos, filosóficos, históricos e antropológicos sobre esse vasto tema.

É nesse contexto que a subsede da APEOESP de SBC anualmente debate e organiza os professores, alunos e militantes interessados nessa polêmica e na luta contra a tragédia da escravidão em nossa sociedade.

Há vários anos nossa subsede organiza e resiste contra todas as formas de preconceito racial ainda existente em nossa sociedade. Nossa subsede também fez parte da luta e da conquista desde a primeira propositura sobre a semana da consciência negra em 1989, apoiando também o projeto de lei do ex-vereador professor Aldo Santos que estabelecia o feriado no dia 20 de novembro em memória a luta histórica de Zumbi dos Palmares, que hoje é uma realidade.

O “nosso Quilombo” está sempre presente nas atividades do cotidiano, atento a qualquer forma de racismo ou preconceito racial, incentivando a história e a memória da luta e dos lutadores ainda marginalizados em nosso País.

 

Participe das atividades nas escolas, compareça a nossa tradicional feijoada e venha ouvir historiadores e militantes das nossas causas. Entre em contato com a comissão de etnia da subsede para organizar as atividades em sua escola, bem como, para ter acesso ao acervo de filmes e textos sobre o tema.

Organize grupos de trabalho, confeccionem cartazes sobre o tema e compareça no dia 24 de novembro a partir das 12 horas na

EE ANTÔNIO  CAPUTO, SITO A RUA  MARCÍLIO CONRADO, 280, CENTRO DO RIACHO GRADE, para saborear a tradicional feijoada feita pelo professor Cido, acompanhada da tradicional Congada do Parque São Bernardo, com debates e atividades culturais/musicais.

 

A atividade terá a seguinte   programação:

12 horas-Abertura com representantes do Movimento negro, religiosos e culturais;

12:30 horas- Exposição do  renomado Escritor de Livros didáticos Alfredo Buolos Junior, seguido de esclarecimentos;

13 horas- inicio da feijoada acompanhada de músicas típicas;

14 horas- apresentação da Congada do Parque São Bernardo(Ditinho da Congada);

15 horas- apresentações de estudantes, professores e comunidade (Confirmar participação com a professora Judite Arcanjo, da Escola Estadual Célio Luiz Negrini)

16 horas-Fechamento da atividade com o artista  popular  Costa Sena.

Compareça e participe de nossa reunião no dia 19/11/20121, pois vamos impulsionar na semana final que antecede a nossa atividade anualmente programada para visitarmos todas as escolas e que ninguém fique de fora desse debate.

Atenciosamente,

Comissão Anti racismo da subsede da APEOESP-SBC

 

(Cido, Aldo Santos, Conceição, Verinha, Judite, Josi, Rogélio, Vicente, Aldo Junior, Lourdes,  Mazé,Diógenes Paulo, Nayara, Alexandre; APOIO: LUCIMARA E ANTONIO MONIZ)

 

 

“Zumbi vive em todo ato de liberdade e luta em defesa dos oprimidos.” Aldo Santos.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário