terça-feira, 29 de maio de 2018

A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A BASE NACIONAL (IN) COMUM CURRICULAR

BOLETIM DA COORDENAÇÃO REGIONAL DA APROFFESP

Nº 2 de 25 de maio de 2018
Em plenária realizada na subsede da APEOESP em Sbcampo, com o eixo temático: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A BASE NACIONAL (IN) COMUM CURRICULAR, discutimos e fizemos encaminhamentos sobre os seguintes pontos  de pauta:
1-informes:
2-reflexões sobre a conjuntura;
3-impacto das reformas, em especial da reforma do ensino médio e a nova base nacional comum curricular.
4-organização e ações dos professores de filosofia para garantir a presença da filosofia nas escolas do ensino médio.
1.1-informes: O secretário da educação esteve na cidade de SCS em reunião com as dirigentes regionais da região.
1.2-Em relação ao 4° Encontro de filosofia da aproffesp, que será realizado nos dias 12/13/14 de setembro de 2018, defendemos que o mesmo seja realizado na assembleia legislativa por comodidade,  por registros oficiais das falas e transmissão do encontro ao vivo.
1.3- Constatamos que precisamos ser mais incisivos em relação aos mecanismos de participação pedagógica nas escolas, como  nos conselhos de escola, contribuir com a organização dos Grêmios Estudantis livres, inclusive das ações de tutela do governo  estadual.
1.4- Foi dado informe do cursinho popular Passo a Frente, realizado na subsede da apeoesp de sbc, com o apoio da mesma, sobre as atividades solidárias e o encontro da juventude para -o dia 18 de agosto de 2018, das 10 às 17 horas.
1.5 Foi ainda denunciado que no dia 17/05, policiais entraram na escola Dr. José Fornari sem a devida autorização e foi à sala da professora de geografia e  dirigiu sua atenção para um aluno negro na classe, causando estranheza aos alunos, corpo docente e direção. Isso é incompatível com  o papel efetivo dos mesmos.
2.1- Em relação a conjuntura, grande parte dos presentes refletiram  e expressaram preocupação com a greve dos caminhoneiros que tem grande impacto na vida política e econômica da classe trabalhadora. Mesmo com contradições internas é dever dos lutadores expressar apoio a greve, acrescentando a agenda uma pauta política: Fora Temer, contra a repressão e criminalização ao movimento, por democracia e por um governo dos trabalhadores.
3.1- O professor Fagundes fez importante exposição sobre a BNCC, o amparo legal da mesma, as habilidades contidas e destacamos o caráter eurocêntrico que a mesma contém.
4.1- Em relação a organização dos professores diante dos ataques do governo, foram aprovados os seguintes encaminhamentos: Que a diretoria estadual solicite uma reunião com o secretario de educação do Estado de São Paulo em caráter de urgência para que possamos externar nossa indignação em relação a exclusão da filosofia   e demais disciplinas no currículo escolar;
4.2- Que a estadual encaminhe um modelo de projeto de lei para que possamos apresentar nas secretarias municipais de educação e nas câmaras municipais apresentando nosso projeto de ensino da filosofia no ensino fundamental;
4.3- Participarmos no memorial da América latina com faixa da aproffesp exigindo a manutenção da filosofia;
4.4 Solicitar reunião com a comissão de educação da assembleia legislativa  sobre o projeto protocolizado sobre o ensino de filosofia na rede municipal para que o mesmo seja aprovado o mais rápido possível;
4.5-Melhorar a comunicação com uma única página do face e o link das regionais neste, bem como no site da entidade  com divulgação permanente das atividades da filosofia em harmonia com a aproffib;
Finalmente, foi agendada uma reunião para o dia 07 de junho de2018, às 14 horas na subsede, para fazer os encaminhamentos sobre a ida a Secretaria Municipal de Educação e a Câmara Municipal, bem como discutirmos a filosofia do Brasil a partir do livro Males de Origem de Manoel Bonfim.
Coordenação Regional:
Coordenador- Aldo Santos Junior
Secretária- Izabel Sampaio
Comunicação-José Carlos Carneiro e Natalia de Oliveira
Formação pedagógica - Wagner e Adauto.
Coordenação estadual: Aldo Santos, Gentil e Tiago Silva
SBCampo, 25/05/2018.
Secretaria dos trabalhos

Um comentário:

  1. Abraço de Luta e Esperança, estamos com você companheiro Aldo Santos.

    https://farejadorfilosoficoo.blogspot.com/2018/05/apoiopre-candidatura-aldo-santos.html

    ResponderExcluir