domingo, 9 de fevereiro de 2014

Existe de fato um pensamento brasileiro?

Dia  15 de fevereiro de 2014 a partir das 15 horas na  Avenida Prestes Maia,233, centro-sbcampo.
Existe de fato um pensamento brasileiro?
Um pensamento crítico original produzido na terra dos Tupinambás? Ou dos negros provenientes dos países africanos? Com o intuito de trabalhar no resgate de uma filosofia essencialmente brasileira, nos paradigmas da filosofia da libertação, venho por meio deste evento propor a criação de um grupo de estudo. Trabalhar na perspectiva de uma filosofia que permeie estes mais de 5 séculos de história e que disponha em evidência a obra de intelectuais que contribuíram para a construção de um pensamento e de uma filosofia eminentemente brasileira, seja no âmbito metafísico, ético, epistemológico, político, econômico bem como em diversas áreas do conhecimento humano. Salientar a contribuição do pensamento religioso, como do Frei Vicente do Salvador, dos pensadores jesuítas como José de Anchieta e Padre Antônio Vieira. Intelectuais ao longo dos períodos históricos como Matias Aires, Azevedo Coutinho, Tobias Barreto, Silvio Romero, Manoel Bomfim, Farias Brito, Plínio Salgado, Caio Prado Junior, Anísio Teixeira, Marilena Chauí, Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Miguel Reali, Olavo de Carvalho, Mário Sérgio Cortella entre outros diversos nomes. (Professor Wellington Cruz)
Complemento
Olá Aldo Santos, para ter uma dimensão deste projeto convido a pesquisa rapidamente a obra destes intelectuais: Manoel Quirino, Nina Rodrigues, Artur Ramos (obra vasta), Luís Viana Filho (vasta obra), Edison Carneiro (ótimo), Anísio Teixeira, Pedro Calman (vasta obra), Tales de Azevedo, Waldeloir Rego (sobre a capoeira), Afrânio.Coutinho (Com destaque para duas obras: A Filosofia de Machado de Assis e O Processo de Descolonização Literária), Roger Bastide, Pierre Verger e Milton Santos. (Prof.Wellington Cruz)
Pessoal, um pequeno esclarecimento: A exposição no dia 15 será dividida
em dois momentos. O intuito do primeiro é fazer uma panorâmica sobre o papel da filosofia no processo histórico

brasileiro, destacando desta forma a contribuição das diversas correntes filosóficas, seja no seus aspectos positivos bem como nos aspectos negativos. Para que desta forma possamos vislumbrar a chave de leitura da atual conjuntura do país por meio de uma análise das linhas ideológicas - das quais a filosofia é a principal provedora - que perpassam por estes mais de cinco séculos, proporcionando uma melhor elucidação do pensamento brasileiro. E por fim, no segundo momento fomentar o resgate da filosofia brasileira através da sugestão de um método considerando as particularidades do país. Este é o escopo da exposição...   (Professor Wellington Cruz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário